Todo mundo sabe que uma das principais maneiras de divulgar o trabalho que faz é por meio do currículo, certo? Mas você já parou para pensar que, para algumas profissões, talvez ele não seja a melhor opção?
Pois é. Quem trabalha em áreas como fotografia, web design, mídias sociais, artes visuais etc. precisa apresentar os seus trabalhos de forma visual. Isso porque conta muito mais para quem vai contratar ver o que a pessoa já fez do que ler em poucas linhas onde ela já trabalhou. Faz sentido, né?
Uma das principais maneiras de fazer isso é montando um portfólio, já ouviu falar? Se você quer saber mais sobre ele, acompanhe este texto. Vamos explicar como divulgar o trabalho por meio dele e dar algumas dicas de como montar um! 🤩
O que é um portfólio?
O portfólio é uma forma de mostrar os seus melhores trabalhos para chamar a atenção de seus clientes e quem vai te contratar. Por isso, ele é uma ferramenta — indispensável, importantíssima, essencial — para quem trabalha com produtos visuais. #ficadica
Na hora de montar um, é preciso levar em consideração o que é mais importante que o recrutador saiba sobre você. Então, faça uma breve apresentação contando sua história e experiência e faça questão de colocar as coisas legais que você já fez, relacionadas ao seu trabalho, claro. 😝
Para você entender melhor, pense no portfólio de um fotógrafo, por exemplo. Para apresentar seu trabalho, ele vai colocar suas melhores fotos de maneira organizada. Ou seja, se ele faz fotos de casamento e festas infantis, vai categorizar e selecionar cada uma e apresentá-las em uma ordem que seja fácil de entender e procurar. Certo?
Como montar um portfólio?
Agora que você já entendeu o que é um portfólio temos mais uma coisa para contar: ele pode ter inúmeros formatos e é muito importante escolher o ideal, de acordo com o seu trabalho!
Veja quais são esses formatos possíveis.
1. Impresso
Se a sua intenção é entregar o portfólio em mãos para o seu cliente ou para a empresa, o impresso é a melhor opção. O importante é ter cuidado com os materiais e a apresentação. Para isso, é legal usar papéis de qualidade e fazer uma encadernação bonitinha, pode até ser à mão, mas que seja benfeita. 📑
O legal em um portfólio impresso também é que você tem tanto a opção de diagramar suas fotos e textos em um programa (daqui a pouco daremos algumas sugestões quanto de imprimir suas fotos em papel fotográfico e colar da forma que achar melhor.
Apenas tome cuidado para não ficar com cara de “feito à mão”! Ele deve ter uma aparência profissional, ok? 😎
2. PDF
Essa opção é para quem prefere mandar o portfólio por e-mail ou até mesmo postar nas redes sociais. Ele pode ser personalizado de acordo com o seu gosto e também de acordo com a oportunidade que você estiver procurando.
Mais flexível que um portfólio impresso, aquele feito em PDF pode ser constantemente editado por você no programa que escolher. Isso é legal porque permite que você mande menos ou mais coisas e selecione o que quer que as pessoas vejam. Isso pode ser uma ótima forma de conquistar o seu público, indo direto ao ponto. 😁
3. Plataforma on-line
Atualmente, as plataformas on-line têm sido bastante usadas, principalmente por artistas e designers, para divulgar trabalhos. O legal delas é que podem trazer bastante visibilidade ao seu trabalho, já que são acessadas por várias pessoas diariamente.
Outro ponto positivo é que algumas delas são muito fáceis de organizar, criando pastas e separando os materiais. Para quem tem bastante coisa para mostrar, uma plataforma pode ser a ferramenta ideal. A única diferença é que elas têm uma aparência padronizada e não são personalizáveis como os arquivos pessoais, mas podem ser grandes aliadas dos criativos!
4. Site
Outra opção legal de fazer um portfólio é criar um site. Com um site próprio você pode personalizar e dar a identidade que quiser. Para quem é recrutador, é muito interessante, já que fica muito mais fácil saber qual é a cara e o visual do profissional.
Para isso, existem tanto os sites gratuitos com modelos prontos para usar quanto a opção de desenvolver tudo do zero. A segunda é mais recomendada para quem já tem experiência na área e não vai sofrer horas e horas tentando aprender a montar um site, rs. O mais importante é o conteúdo dele, não se esqueça! 😊
5. Game
Para os mais criativos e que trabalham na área de games, existe a opção de currículo e portfólio, tudo junto e misturado em formato de jogo. Você já viu algum assim?
Popularizado por um designer e ilustrador norte-americano, o currículo em formato de jogo é uma forma divertida e eficiente de juntar a experiência profissional com uma demonstração do trabalho desenvolvido!
Assim como o site, é mais recomendado para quem já conhece a área e consegue desenvolver com tranquilidade, sem precisar sofrer muito. Afinal, é para ser uma demonstração do trabalho que você é capaz de fazer. 👍
Quais ferramentas usar?
Agora que você já conheceu os principais formatos de portfólio trazemos algumas ferramentas gratuitas que podem facilitar a sua vida na hora de montar o seu:
- Google Docs: para fazer o seu pdf, o docs tem até alguns modelos prontos para uso;
- Wix: é uma ótima ferramenta para criar sites a partir de modelos prontos, fazendo pequenas modificações;
- WordPress: muito usado para fazer blogs, também pode ser um facilitador de portfólios;
- Behance: a plataforma queridinha para portfólios, com leiaute simples e organizado que ainda possibilita contatos profissionais.
Não se esqueça que, muitas vezes, é legal personalizar o seu trabalho de acordo com a oportunidade que você está tentando. Então, pense antes nas vagas ou clientes que procura e faça suas escolhas, tanto de formato quanto de ferramentas, com base nisso. Com certeza, você terá mais chances de sucesso assim. 😉
Gostou de conhecer mais sobre o portfólio e como divulgar o trabalho da melhor forma possível? Se você quer saber mais sobre como a JUMPER pode ajudar a conseguir o emprego dos seus sonhos, fale com a gente! Podemos esclarecer todas as suas dúvidas. 😘