Entender a política brasileira não é tarefa fácil, a gente sabe! Mas levando em consideração que o seu voto é capaz de mudar o rumo do nosso tão amado país, é muito importante ficar ligado para escolher certinho o candidato que vai governar por você (e por todos nós, é claro!). o/ Pensando nisso, decidimos reunir, neste post, o que faz cada político. Assim, você fica informado e manda bem no dia das eleições. Preparado? Vamos lá! 😀
Presidente
O presidente é o chefe do Governo Federal e do Estado, é ele o responsável por realizar medidas públicas e programas federais nas áreas da saúde, da educação, da segurança e do transporte, por exemplo.
Ah! Mas é importante lembrar que, diferentemente do que muita gente imagina, ele não governa sozinho, tá? Se decidir criar um programa educacional, por exemplo, ele pode resolver fazer isso por lei ou por medida provisória.
Nos dois casos ele vai depender da autorização do Congresso — senadores e deputados federais — para conquistar a aprovação do projeto. Isso significa que, somente com apoio do Congresso, as promessas feitas em campanha, por exemplo, podem deixar de ser promessas.
Vale lembrar que quem for presidente também vai:
- representar o Brasil no exterior;
- escolher os ministros do Estado;
- definir o projeto de execução orçamentária (uso do dinheiro público);
- realizar indicações para o Supremo Tribunal Federal — no caso de alguém morrer ou se aposentar;
- determinar quem será o procurador-geral da República e o diretor-geral da Polícia Federal.
Senador
O senador pode sugerir projetos de lei que precisam ser aprovados pelos outros senadores e pela Câmara dos Deputados e, por fim, pelo presidente — que pode aprovar ou não o projeto.
Caso o projeto seja vetado (ou seja: quando não é aprovado), os senadores e os deputados revisam o texto e decidem se devem manter o veto ou derrubá-lo. :O É isso mesmo! Os senadores e os deputados têm o poder de derrubar o veto presidencial e seguir com o projeto de lei. Por isso, #fiqueligado!
Outra função importante do senador é fiscalizar o trabalho do Poder Executivo. E, para isso, ele pode pedir informações por escrito para órgãos do governo, convocar ministros para dar satisfações ao Congresso e, até mesmo, criar Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). Pensa só na importância desse representante para o futuro do país! o/
Governador
O governador é responsável por cuidar da administração estadual e por nomear os secretários e os dirigentes das empresas estatais — ou seja, do estado em que foi eleito. :O
Além disso, ele precisa propor, aprovar ou vetar leis e administrar órgãos essenciais para o funcionamento desse estado, como a Polícia Militar e Civil, as prisões, os sistemas de transportes, os hospitais e as escolas estaduais.
E o dinheiro para isso, de onde vem? Pois bem! O governante conta com 3 recursos principais para a administração do estado:
- Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
- Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);
- repasses do Governo Federal.
É importante destacar que o governador precisa dizer tudo o que está sendo feito para a Assembleia Legislativa e apresentar aos deputados estaduais quais são os planos para organizar o orçamento do seu governo. 😉
Deputado Federal
O deputado federal faz parte do Poder Legislativo e representa o povo. Suas funções são bem parecidas com as dos senadores. É por isso que dizemos que o Senado e a Câmara de Deputados se complementam, especialmente quando um projeto de lei entra em discussão — já que depende da aprovação dos dois.
Veja as 3 principais atribuições de quem ocupa esse posto:
- fiscalizar o Poder Executivo;
- criar CPIs para investigações;
- aprovar o orçamento da União junto com os senadores.
Deputado Estadual
O deputado estadual tem, basicamente, 3 funções. Se liga só:
- fiscalizar o Poder Executivo: ou seja, ficar de olho no trabalho do governador;
- legislar: apresentar projetos de lei, propor mudanças na constituição estadual e votar nos projetos de lei que o Executivo encaminha;
- representar o povo: levando as necessidades da população até a Assembleia.
Como você deve ter percebido, todos os cargos políticos estão interligados e são importantíssimos para o bom funcionamento do país. Por isso, é E-S-S-E-N-C-I-A-L pensar bem em quem você vai votar nessas eleições e caprichar nas urnas, beleza?
Ahhh, e nada de pensar em votar em branco ou nulo, hein?! Lembre-se de que os candidatos eleitos serão responsáveis pelo nosso futuro e que, se você deixar outra pessoa escolher no seu lugar, não tem como reclamar depois! 😉
Gostou de saber o que faz cada político? Quer ficar por dentro de outros conteúdos como este? Então, fique ligadinho nas nossas redes sociais — estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube! Nos vemos por lá!