Essas mudanças motivam cada vez mais o mercado de trabalho independente e, por conta disso, muitas pessoas buscam opções de emprego que não exijam o diploma superior. Nos dias de hoje, existem várias oportunidades de aprendizado que podem auxiliar os jovens a encontrar seu caminho profissional, sendo que podem ganhar tanto quanto aqueles que o têm curso de graduação. 🤑
Se você está começando a pensar em ofertas de trabalho e quer encontrar as possibilidades que são oferecidas, confira o nosso artigo e comece a investir agora no seu futuro!
Os benefícios de um curso profissionalizante
Uma questão muito falada atualmente é a carência de mão de obra qualificada em áreas específicas para o mercado de trabalho 😲. Por isso, muitas instituições estão oferecendo cursos profissionalizantes como estratégias de capacitação para suprirem a necessidade desse tipo de demanda.
Com o curso técnico ou profissionalizante 😏 — que tem duração e custos menores — você pode se capacitar na área em que deseja e começar a trabalhar o quanto antes. Dependendo da rede de ensino que escolher, além das aulas presenciais também há a opção de cursos on-line — o que permite uma rotina flexível.
Esse tipo de formação é capaz de transformar você em um profissional apto para o mercado de trabalho — mesmo sem ter feito um curso no ensino superior. Você sabia que vários empreendedores de sucesso não fizeram ou não terminaram a faculdade?
Por exemplo, atualmente, muitos jovens usam os aparelhos de uma marca chamada Apple, não é mesmo 😀? O criador dessa marca chamava-se Steve Jobs, que na época da faculdade, assistia apenas às aulas que interessavam para acompanhar os amigos. Não demorou muito para que ele desistisse da graduação. Ele mesmo afirmou 👇:
“As pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa na qual você está concentrado. Mas não é nada disso. Significa dizer não para centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.”
Portanto, Steve Jobs quis nos dizer que há muitas oportunidades aparentes, mas é preciso pensar e selecionar com cuidado, pois é o seu futuro e o seu trabalho que estão em jogo. Certas pessoas podem nos ensinar muito por meio de suas experiências, sendo preciso estar atenta e aprender o que é necessário.
Outra personalidade muito conhecida que não ingressou no ensino superior foi Sílvio Santos, o famoso apresentador de televisão e empresário brasileiro que possui um grande patrimônio. Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 1930, e aos 14 anos já trabalhava como vendedor.
Já com 32 anos deu início à carreira na televisão, participando de programas de calouros. No entanto, hoje é dono de uma das maiores redes televisivas do Brasil. 👀 Ele também é um exemplo de como a inteligência pode ser direcionada para um talento próprio e, por meio da dedicação e do trabalho, aprimorar-se cada vez mais para ter um futuro profissional promissor.
E aí? Já está se sentindo inspirado para conhecer algumas profissões e ramos que estão crescendo nos últimos anos — e o melhor: que não exigem ensino superior? Então, veja a seguir quais são os trabalhos que não precisam de faculdade e inspire-se em algum deles! 🙃
Corte e costura
Um diferencial que tem ganhado destaque no mercado de trabalho é a valorização de habilidades criativas e, principalmente, daquelas que permitem que você faça o trabalho em casa. Assim sendo, muitas lojas de roupas 👗 vendem peças iguais.
Por isso, algumas pessoas preferem montar as próprias roupas e escolher o tecido de sua preferência. Tendo em vista que a demanda de peças personalizadas é grande, essa pode ser uma boa oportunidade de negócio. 👕
Profissional de beleza
Clínicas de estética 👄 e salões de beleza fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. De acordo com a revista Exame, o Brasil ocupa o terceiro lugar em serviços de beleza, sendo que o mercado não para de crescer. Então, o investimento em capacitações voltadas para esse mercado é muito produtivo e traz um diferencial para o negócio.
Dois aspectos são importantes para quem deseja ser autônomo nessa área: primeiro, investir em cursos profissionalizantes de curta duração para a sua capacitação e, segundo, investir em gestão de empresas.
Com certeza, conquistarão um bom futuro na profissão aqueles que optarem por produtos de qualidade, atualizações e, sobretudo, conhecerem o mercado em que trabalham para saber administrá-lo. 👍
Marketing
O mercado exige que os profissionais estejam atualizados. Isso, para os jovens, é algo que se tira de letra. As novas gerações têm muito mais capacidade de encontrar informações rapidamente — o importante aqui é ter foco e saber aplicar o conhecimento.
Com o investimento em marketing, certamente você trará um diferencial consigo e, com um bom trabalho, poderá auxiliar empresas e comércios a desenvolverem melhor suas vendas, propagandas, público-alvo e divulgação. Até mesmo porque já nós sabemos que a propaganda é fundamental para o sucesso de um negócio. 😜
Vendedor
Outro ramo em que algumas pessoas têm investido é no de venda autônoma. Mas, para que se tenha sucesso, essa é uma profissão que deve ser levada a sério — e os resultados podem ser melhores do que você espera.
É uma área que traz algumas exigências, como bom planejamento, boa gestão de contas, administração do tempo, utilização das redes sociais, marketing, entre outros. Há pessoas que vendem o que produzem — como roupas, calçados ou lanches — e há aquelas que procuram ser revendedores de cosméticos 💄 ou produtos para a saúde.
Para aprender a exercer essa função, é bom estar sempre antenada, compreender as técnicas de venda e buscar capacitações para melhorar as condições de trabalho. Com boa gestão do tempo, disciplina e dedicação, trabalhar por conta própria poderá ser o diferencial que você terá para a sua vida.
Franquia
Investir na abertura de uma franquia é um bom negócio, afinal são muitas opções para o empreendedor que quer apostar em uma dessas unidades. Embora a escolha não seja uma tarefa fácil — é preciso averiguar o suporte dado pela empresa franqueadora, o investimento exigido e o lucro que o negócio proporciona —, ainda assim vale a pena considerar a ideia.
Entre as franquias mais rentáveis que atuam no mercado atualmente podemos destacar os seguintes setores:
- varejo de calçados feminino e infantil;
- alimentação;
- materiais de construção;
- ensino de inglês e espanhol;
- eletrônicos, utilitários e presentes.
Imobiliária
Nos dias de hoje, atuar como profissional da área de Transações Imobiliárias 🏢 pode ser um dos trabalhos que não precisam de faculdade. É necessário apenas fazer um bom curso que ensine a captação, vistoria e corretagem de imóveis até a condução do processo documental.
Em geral, o curso é recomendado para as que se interessam em atuar no setor imobiliário 🏨, e estão em busca de conhecimento completo e certificado de qualificação profissional para se destacar no setor, aumentando assim as chances de você entrar ou se destacar no mercado de trabalho.
Mecânica de motos
O mercado de trabalho para quem realiza o Curso de Mecânica de Motos 🛵 também é bastante promissor. Quem se forma nessa área pode atuar, principalmente, em oficinas mecânicas e empresas do ramo.
Além disso, é possível trabalhar por conta própria ao montar a sua oficina e, consequentemente, conquistar a independência financeira 🤑 que tantos brasileiros almejam. Logo, fazer um curso de Mecânica de Motos é uma excelente opção e pode ser a porta de entrada para uma carreira de sucesso nessa área!
Salgados
Uma ótima opção de trabalhar por conta própria é a venda de salgados, pois as pessoas gostam de fazer lanches no meio do dia ou substituir o almoço 🍽 e o jantar pelos quitutes, pois, muitas vezes, não têm tempo de fazer em casa.
Logo, uma ótima opção é preparar sanduíches frios, colocá-los em um recipiente adequado e oferecer no bairro ou nas ruas da sua cidade, assim como aceitar encomendas pela internet pode ser algo bem interessante.
A saída desses produtos costuma ser muito grande. Ainda é possível se especializar nos tradicionais salgados — coxinha, pastel, pão de queijo, empadinha etc. 🥟
Blog
Você sabia que é possível de ganhar dinheiro com um blog 😮? Pois bem, por meio de publicidade paga, cujo espaço é vendido na sua página para mostrar banners de produtos de terceiros, dá para faturar uma graninha.
Assim sendo, recebe-se um valor sempre que uma pessoa clicar no banner no seu blog, mesmo que essa pessoa não faça a compra. Mas, não esqueça que o blog deve conter conteúdos criativos e interessantes para atrair os leitores 😉!
Venda de alimentos
Uma das atividades mais comuns entre os trabalhos que não precisam de faculdade é a venda de doces e salgados, que pode ser feito para restaurantes e lanchonetes ou ainda no seu próprio bairro. Essa sugestão é recomendada tanto para aqueles que têm habilidades na cozinha quanto para os que não têm, mas querem fazer um curso de gastronomia.
Portanto, faça brigadeiros, bolos 🍰, bombons, sanduíches naturais 🌮, hambúrgueres de forno, coxinhas, empadinhas e empanados, entre outras delícias e invista no setor de alimentos. O mercado é bastante promissor!
O importante é não se acomodar
Quando jovens, trazemos sonhos que podem se tornar realidade. Mas, para isso, o importante é não se acomodar e compreender cada vez melhor o mercado de trabalho que está à espera.
Muitas pessoas não dão o primeiro passo e esperam a oportunidade bater à porta. Porém, o importante é acreditar em si mesmo e entender que as oportunidades aparecem para aqueles que procuram e investem.
Existem vários trabalhos que não precisam de faculdade que podem aumentar as chances de iniciar um bom negócio e, consequentemente, gerar renda. Porém, é importante ter muita dedicação e determinação para dar o primeiro, o segundo e os mil passos necessários para que o negócio dê certo. Investir em você e apostar em seus sonhos é fundamental para alcançar o sucesso! 😍
Gostou deste post? Então deixe um comentário para que possamos conhecer a sua opinião!