Que as redes sociais fazem parte da nossa vida, não dá para negar. É muito difícil encontrar uma pessoa, principalmente jovem, que não esteja conectada em ao menos uma. É de conhecimento de todos que essas ferramentas ajudam a encurtar distâncias, remover barreiras de relacionamento, divulgar ações e divertir os seus usuários. Mas você sabia que elas são uma excelente opção para procurar emprego?
Mesmo as que não são direcionadas para o mercado de trabalho podem contribuir com sua carreira e na busca por emprego. Mas tenha cuidado! Elas também podem prejudicá-lo em um processo seletivo. Cada vez mais comum entre os recrutadores, a pesquisa sobre os candidatos em suas redes sociais busca entender melhor o perfil de cada profissional. Ter uma postura positiva e correta é essencial — especialmente do que você divulga de forma pública.
Você pode usar todas as redes sociais disponíveis, mas de modos diferentes, respeitando as particularidades de cada uma e encontrando formas de tirar proveito de todos os seus recursos. Confira agora quais são as plataformas mais comuns e acompanhe as dicas de como se portar nelas!
A maior rede social do mundo tem como objetivo conectar pessoas e gerar relacionamentos. É uma rede de amizade, onde as pessoas compartilham imagens, vídeos e atividades do cotidiano, entre muitas outras coisas.
Para usá-la a seu favor a fim de procurar emprego, conecte-se a pessoas e empresas envolvidas com a sua área de atuação ou de interesse profissional, informe seus contatos quando estiver em busca de oportunidades de emprego e participe de grupos de divulgação de vagas e fóruns relacionados à sua profissão.
Outra rede com milhões de usuários, o microblog é uma plataforma muito usada pelas empresas para divulgação de vagas e oportunidades. Siga todas as empresas em que gostaria de trabalhar e procure acompanhar todas as agências de emprego da sua região. É um ótimo local para ampliar sua rede de contatos e conseguir indicações de empregos.
Essa é a rede social especializada em carreiras e, por isso, vamos nos aprofundar em seus detalhes. Funciona como um currículo online, em que você se conecta a pessoas e empresas, mas também fica disponível para os contatos de amigos e às demais pessoas conectadas às mesmas empresas que você.
Criar um perfil interessante é muito importante e pode fazer toda a diferença em um processo seletivo. Conheça algumas formas de ter um perfil vencedor no LinkedIn:
Escolha uma boa foto
Esqueça a foto da balada ou a imagem com a praia ao fundo. Pense em como você gostaria de ser visto por um recrutador ou, ainda, como iria a uma entrevista de emprego. Deve ser uma foto limpa, de rosto, em um ambiente neutro ou profissional, com boa qualidade para visualização.
Seja preciso no título
O título do seu perfil acompanhará seu nome em todas as visualizações. Com até 120 caracteres, ele deve dizer um pouco do que você é, do que faz ou, ainda, do que deseja fazer. Se está trabalhando, o título pode ser sua atual função, acompanhada ou não do nome da empresa (se for uma empresa nacionalmente conhecida, pode ser interessante). Pode também ser um descritivo breve do seu foco de interesse profissional ou da sua experiência.
Caso você não esteja trabalhando, é possível citar a área de atuação desejada ou seu campo de estudo atual, bem como sua última posição profissional. Lembre-se que o título deve chamar a atenção do recrutador, mas procure, no entanto, ser claro e objetivo. Você pode, inclusive, adicionar a expressão “em busca de novas oportunidades” ou “em busca de colocação”, para deixar claro que está à procura de emprego em determinada função — como “Atendente de consultório em busca de recolocação”.
Faça um bom resumo profissional
É por meio do resumo que pode-se ter uma boa ideia do seu perfil profissional, sua história e até um pouco da sua personalidade. Redija o texto, preferencialmente, na primeira pessoa — como se estivesse fazendo uma verdadeira propaganda de você — e seja honesto, verdadeiro e criativo.
Fale das suas experiências anteriores, da sua formação, e ressalte seus pontos fortes e principais habilidades. Tenha o cuidado, ainda, de usar palavras-chave — ou seja, expressões pelas quais você deseja ser encontrado quando pessoas e empresas realizam suas buscas no LinkedIn.
Tenha perfis em outros idiomas
Especialmente se você pretende procurar emprego nas áreas em que é importante um segundo idioma, crie uma versão traduzida do seu perfil inicial. Mas tenha muito cuidado para fazê-lo de forma correta. Caso contrário, o que era para ser um ponto positivo pode ser determinante na sua exclusão de um processo seletivo.
Capriche ao preencher as experiências e formação acadêmica
Essas etapas são muito similares ao seu currículo padrão. Liste tanto as experiências como os cursos de formação — do mais recente para o mais antigo —, com informações completas e organizadas de forma clara. As descrições das suas experiências deve deixar claro para o recrutador quais atividades você desenvolvia e, sempre que possível, liste os resultados positivos alcançados. Mais uma vez, procure usar as palavras-chave para ser localizado com mais facilidade.
Participe de grupos, fóruns e interaja com suas conexões
Em plataformas como o LinkedIn, vale aquele conhecido ditado: quem não é visto, não é lembrado. A participação em grupos e fóruns pertinentes à sua carreira dão boa visibilidade, além de ajudar com conteúdo de qualidade, que pode ser útil para sua capacitação.
Leia conteúdos compartilhados por suas conexões, curta sempre que achar algo interessante e comente quando achar pertinente. Quando sentir que está preparado, você ainda pode gerar conteúdo na rede — já que funciona como um grande blog. Sendo um produtor de conteúdo relevante, terá ainda mais visibilidade. Mas lembre-se, é um ambiente profissional e merece uma linguagem perfeita e adequada.
Com um bom perfil no LinkedIn, você vai demonstrar que é um profissional interessado e dedicado. E esse será um importante passo para se destacar no mercado de trabalho, além de ser visto por muito mais pessoas — fator que vai facilitar muito sua vida ao procurar emprego.
Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Facebook, Instagram e YouTube e acompanhe todas as novidades!