Notícias

06 Dicas para Trabalhar em Equipe

Para você, como é trabalhar em equipe?Gosta e encara numa boa? Ou entra em pânico só de ouvir falar? Ou, tanto faz?

Para muitos realizar trabalhos em equipe não é uma tarefa fácil. Talvez você já tenha passado por situações um tanto quanto estressantes quando o assunto é trabalhar em coletivo, como problemas de comunicação, ou viu aquela nítida falta de comprometimento dos colegas, ou se sentiu sobrecarregado ou viu outrem assim, são estas e outras tantas mil questões que nos preocupam e nos limitam na hora de trabalhar, porém é imperativo que saibamos lidar com as adversidades diárias de cada um e de cada tarefa, trabalhar em equipe é fazer parte de um time é ser parte de um todo.

E você sabia? Trabalhar em grupo e trabalhar em equipe é diferente. Nas equipes os membros trabalham de forma totalmente cooperativa, simultânea e participativa, cada um sabe exatamente o que o outro esta pensando e fazendo, tudo é feito em prol do bem da equipe, já um grupo é apenas um grupo de pessoas trabalhando juntas que visam um mesmo objetivo, mas acabam não ficando interligados, cada um executa sua tarefa sem saber ter conhecimento da do próximo, o que pode, por muitas vezes, acabar interferir e muito no resultado final.

 Confira 06 dicas para trabalhar em equipe que vão auxiliar você e sua equipe a manter-se unida, focada e comprometida em prol de um mesmo objetivo.

01-PLANEJAMENTO

A dispersão é um fato comum e recorrente quando se trabalha em equipe, por isso é importante realizar um bom planejamento das atividades, do tempo e do objetivo, visando assim realizar um balanço entre tempo, tarefas e metas. Um planejamento eficiente depende diretamente da definição de prazos e de um cronograma.

02 – PARTICIPAÇÃO

Seja participativo, procure fazer o melhor que puder, ajude seus colegas. Tente sempre encontrar boas ideias e não tenha medo de explaná-las, sua opinião pode ser o diferencial para o trabalho.

03- DIÁLOGO

Se algo lhe incomodar é importante que converse com a equipe e explane a situação e tente em conjunto encontrar a melhor solução possível.

04- PACIÊNCIA

Nem sempre conciliar opiniões é fácil, mas seja paciente, ouça, analise, reflita e saiba reconhecer as ideias e pensamentos alheios. Cuide com críticas demasiadas ou desconstrutivas, critique ideias e não pessoas.

05 – DIVISÃO DE TAREFAS

A divisão de tarefas está intimamente relacionada ao planejamento, é nesta etapa que serão divididos os afazeres e as responsabilidades de cada um dentro do time. É importante levar em consideração as individualidades de cada um e designar tarefas dentro dos conhecimentos e capacidades  de cada um para que possam desenvolver de forma eficiente a etapa do processo que é designada. E cuidado para não assumir responsabilidades alheias e acabar ficando sobrecarregado.

06 – APROVEITE

Aproveite o momento para interagir e conhecer melhor os seus colegas, mas nada de dispersar, ein! Boa Sorte!

Texto: Fernanda Beatriz Sauer