Notícias

Resiliência

Resiliência – O que é? Qual a importância?

Você já ouviu alguém dizer: “Seja mais resiliente!” ou “Nesta situação é fundamental ser resiliente”? Mas, afinal de contas o que significa resiliência? Qual a importância e como desenvolver esta habilidade?

O QUE É RESILIÊNCIA?

A palavra resiliência provém do Latim, resiliens, que significa ricochetear, voltar ao normal. A priori o termo era comunmente utilizado no campo da Física que tinha como objetivo estudar a elasticidade dos materiais e a capacidade dos mesmos retornarem, mesmo após grande pressão, a sua forma inicial.

Pouco tempo atrás o conceito de resiliência foi adotado por administradores, que apontavam empresas e/ou pessoas que a capacidade de se reerguer em momentos de crise como resilientes.

Educadores e psicólogos, também adotaram o termo para designar perfis comportamentais tratando a resiliência como uma capacidade humana de resistir e reagir frente aos infortúnios cotidianos.

“A maior glória de um homem não está em nunca cair, mas está em levantar e recomeçar cada vez que cair.” Confúcio

Ser resiliente é a capacidade “dar a volta por cima”, de conseguir aprender e se desenvolver mesmo em momentos difíceis.

POR QUE A RESILIÊNCIA É IMPORTANTE?

Todos os dias, seja na vida pessoal ou profissional, passamos por situações controversas, inesperadas e até mesmo desafiadoras, o que muitas vezes, até nos fazer desistir dos nossos sonhos e desejos, pois acabamos nos frustrando frente às dificuldades, quando o que deveríamos estar fazendo é tentar melhorar e até recomeçar se for preciso. O importante é aprendermos a lidar adequadamente com cada situação.

Uma pessoa resiliente consegue interpretar a vida de uma forma otimista, analisando tudo e todos de uma maneira mais positiva, consequentemente é uma pessoa que uma maior capacidade para enfrentar e resolver problemas. Quem é resiliente é capaz de se reconstruir.

No ambiente corporativo esse perfil comportamental é muito buscado e almejado. As empresas preferem pessoas que não se deixem abater em qualquer situação. O mercado espera colaboradores mais centrados nas soluções e não nos problemas e que saibam lidar com altas pressões sem deixar a desejar na qualidade de seus serviços.

E você, será que você é uma pessoa que vê oportunidades frente a uma adversidade? Ou tem dificuldades de conseguir lidar com situações difíceis.

Confira algumas orientações que poderão te fortalecer e te levar a desenvolver o seu poder de resiliência.

COMO DESENVOLVER A RESILIÊNCIA?

APRENDA A RECONHECER O SEU VALOR

A primeira atitude que você deve tomar é aprimorar a sua capacidade de reconhecer a si próprio de forma mais positiva. Melhore ou adquira uma nova percepção sobre você mesmo. Acredite que você é forte e que pode enfrentar os obstáculos que podem vir a surgir.

NÃO SE CULPE TANTO

Se não der certo na primeira vez, não desista e muito menos se culpe. Todos estão suscetíveis a erros, o importante é saber transformá-los. Considere que toda tentativa é valida e que é através do erro que nós conseguimos crescer.

NÃO OLHE PARA TRÁS PARA SE LAMENTAR

Se for para olhar para trás que seja com um olhar de quem busca soluções e não tristeza. Olhe com o intuito de buscar melhorias, veja e analise o que deu certo e o que não deu o que pode ser refeito e o que não. E nada de lamentar, afinal de contas isso não vai alterar o que passou. Resultados só vêm com atitude e não com lamentações.

APRENDA A SE REERGUER

Não há como fugirmos dos problemas, muito menos do fracasso ou das rejeições da vida, o que precisamos aprender é como lidar com tais situações, só assim conseguiremos ser bem sucedidos e felizes.

Construa um sistema forte de apoio, não se deixe abater, tenha sempre pessoas para te apoiar, o apoio social auxilia na combate ao estresse.

Seja mais positivo, aprecie as pequenas vitórias e seja grato por elas, agradeça até mesmo pelos seus problemas, afinal de contas você, também, aprenderá com eles.

E o mais importante de tudo não tenha medo de se reerguer, se cair levante, e se cair novamente levante-se, de novo e de novo e de novo.

Gostou desse assunto? Espero que tenha sido útil para você. E fique a vontade para compartilhar este conteúdo com os seus amigos.

Confira, também: Como Ser um Profissional de Alta Performance [http://jumpercursos.com.br/noticias/profissional-de-alta-performance/]