Notícias

Como fazer: Redação em entrevista de emprego

Tudo sobre: Redação em entrevista de emprego

A entrevista de emprego é um assunto que apavora muitas pessoas. No momento do processo seletivo aparece o medo de não saber o que e como falar, o que vestir, como se portar e até mesmo o que e como escrever, entre outras questões.

Hoje em dia, muitas empresas solicitam aos candidatos que produzam uma redação em entrevista de emprego durante o processo seletivo para determinado cargo a fim de melhorar a busca por profissionais qualificados no atual e competitivo mercado de trabalho.

Os objetivos dos textos podem ser diversos e tem como finalidade principal avaliar o candidato e suas competências. Os recrutadores, geralmente, avaliam questões como gramática, coesão e coerência, poder de comunicação escrita, clareza, objetividade, capacidade de síntese, e em alguns casos o interesse é de realizar uma avaliação grafológica da redação que se refere a analise sobre a personalidade e aptidões dos indivíduos através da escrita, são verificados pontos como pressão do traço, distância entre as palavras, inclinação das letras e cuidado com pontuação e acentuação. Por isso, é de suma importância que o ao se candidatar a vaga de emprego o aspirante esteja preparado e informado.

A redação, geralmente, deve conter no máximo 30 linhas e deve ser realizada em forma de dissertação. Os temas mais solicitados nesses tipos de redação são:

  • Quem Sou eu: Este é um dos temas mais solicitados em processos de seleção. O texto deve abranger tanto a área profissional como pessoal. O candidato deve realizar uma conexão e estabelecer um equilíbrio entre as duas questões.
  • Vida Profissional: Este é o segundo tema mais solicitado pelos recrutadores em processos seletivos. Neste o aspirante à vaga deve abordar de forma cronológica o seu desenvolvimento profissional.
  • A empresa: Esta redação tem como intuito analisar o conhecimento que o indivíduo tem sobre a companhia da qual se candidatou ao cargo.
  • Objetivo Profissional: Neste o tema envolve, especialmente, a vaga que o candidato se cadastrou. Deve ser abordado o motivo da escolha da candidatura daquela vaga e em que irá agregar à vaga e a empresa e o que espera da mesma.

 Além de ter conhecimento sobre os possíveis temas abordados é de suma importância saber como escrever uma boa redação, para isso é necessário 04 requisitos básicos. Em primeiro lugar esta a leitura, é imprescindível para todo escritor que o mesmo tenha o habito de ler, pois assim obterá mais facilidade para interpretar e escrever textos. Assim como a leitura a estrutura textual é outro requisito importante e indispensável, o aspirante ao cargo deve evitar utilizar gírias e expressões chulas, evitar erros ortográficos de coesão e coerência. Deve ser imparcial e não usar de expressões como eu acho e na minha opinião. E principalmente, o texto deve conter começo, meio e fim.

O que, também, não pode faltar na redação são argumentos, o candidato deve demonstrar que domina o conteúdo utilizando de considerações coerentes e fundamentadas. E por último, mas não menos importante o candidato deve treinar, treinar e treinar. O foco é escrever bastante, isso auxiliará a melhorar a habilidade de escrita.

Saber escrever é saber se expressar!

Texto: Fernanda Beatriz Sauer