Notícias

Quem é você nas redes sociais?

Responda duas perguntas bem simples. Você está procurando emprego? E você gosta de publicar tudo o que você pensa e faz nas redes sociais? Cuidado, talvez você possa estar dando “um tiro no pé” e arruinando as suas chances de conseguir ou até mesmo manter o seu emprego.

Em 2013 a empresa norte americana AVG Technologies realizou uma pesquisa, há alguns anos atrás, com mais de 200 recrutadores, cerca de metade afirmaram levar em consideração a imagem do candidato nas mídias sociais, antes mesmo de realizar uma contratação, e pasmem aproximadamente 95% dos avaliadores admitiram que, nem ao menos entrevistariam profissionais que falassem mal da antiga empresa nas redes sociais. Tenha muito cuidado com o que você publica. Cuidado com opiniões negativas e de ódio, opiniões preconceituosas, atenção às fotos comprometedoras, atente-se com opiniões de cunho político, religioso e claro nada de falar mal dos antigos chefes, empresas, colegas e demais.  Pense e repense em tudo que você vai postar, na dúvida não publique.

Mas, entenda as redes sociais não estão contra você, e sim a seu favor, você precisa apenas saber como bem usufruí-las e consiga se destacar no mercado de trabalho. Utilize as mídias a seu favor, aproveite para mostrar o seu potencial e suas habilidades. Veja algumas dicas:

  • Evite exposição desnecessária;
  • Preste atenção nos seus posts;
  • Não publique fotos comprometedoras;
  • Atenção! Cuidado com os erros de português;
  • Aproveite para criar um currículo online. Hoje são inúmeras as plataformas para disposição de currículo e procura de vagas. Um exemplo, que temos é o BRASIL EMPREGO E PROFISSÃO, plataforma gratuita para divulgação de vagas e currículos.
  • Você já conhece o LinkedIn? Esta é uma das maiores redes profissionais do mundo. Essa plataforma é uma excelente opção para quem esta a procura do primeiro emprego ou a procura de um novo. Com o LinkedIn você consegue ter acesso mais facilmente às empresas, profissionais e recrutadores e ainda consegue filtrá-los por seus interesses.
  • Ative seu networking, e o mantenha atualizado sempre.

Cadastre seu currículo no e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

LEIA TAMBÉM:

Dicas para Conquistar seu Primeiro Emprego

Texto: Fernanda Sauer