Notícias

07 Perguntas Comuns em Entrevistas de Emprego

Normalmente um profissional atuante passa ao longo de sua carreira por variados processos de seleção para concorrer a vagas de emprego. Cada processo é único e singular e definitivamente agregam conhecimento e experiência. No entanto, há questões que se encontram presentes em quase todos os modelos de processos. Por isso, a JUMPER! te dá dicas importantes das perguntas mais comummente utilizadas por recrutadores na hora de uma entrevista de emprego, confira:

1. Fale um pouco sobre você.
A maioria dos recrutadores iniciam a entrevista a partir desse questionamento, e dão sequencia a partir das respostas dadas pelo candidato. Neste momento é interessante que se apresentar, falar a idade, formação, hobbies e atividades que gosta de fazer, onde mora e com quem.

2. Quais são seus pontos fortes e fracos?
Nesta pergunta a intenção do entrevistador é verificar se você consegue realizar uma autoavaliação sobre si próprio, e também identificar se os mesmos são compatíveis com a vaga disponível e, também, com a empresa. Referente aos pontos negativos, o ideal é apontar um defeito e revelar que esta trabalhando para melhorar, e exemplifique como. Já paras os pontos positivos a ideia se mantém, exemplifique-os e demonstre como os mesmos podem agregar no seu trabalho.

3. O que você faz com seu tempo livre?

O interesse real desta pergunta não é saber qual o seu hobbie preferido, mas sim auxiliar o recrutador a analisar quais são as suas aptidões, seu desenvolvimento pessoal e relacionamento interpessoal. Por exemplo, a pratica de esporte evidencia que você tem facilidade para trabalhar em equipe, já a pratica de exercícios de que você se preocupa com o desenvolvimento intelectual e físico, já atividades voluntárias demonstram empatia e pro atividade, por exemplo.

4. Conte como foi sua trajetória profissional.

Descreva de forma detalhada e cronológica as atividades executadas em cada cargo durante a sua carreira. Aproveite para destacar contribuições as empresas das quais trabalhou. Mas caso, este seja o seu primeiro emprego ou possua ainda pouca experiência, não se preocupe, conte sobre a sua rotina e suas áreas de interesse.

5. Por qual motivo você deixou seu último emprego?

Atenção, cuidado com essa resposta! Não se deve em hipótese alguma depreciar a empresa ou pessoas com quem já trabalhou. Demonstre-se seguro e não evidencie magoas ou quaisquer tipos de ressentimento alusivo ao antigo emprego. Se o motivo do desligamento da empresa anterior foi uma situação delicada, apenas informe que os ideais eram distintos e que em comum acordo julgaram ser melhor o desligamento da mesma.

6. Por que eu devo contratá-lo?

Uma das mais complexas perguntas realizadas. Evite respostas superficiais, demonstre o quanto você pode agregar à empresa, uma boa ideia é ressaltar suas qualidades e demonstrar que é destemido frente a enfrentar e resolver problemas.

7. Qual é a sua pretensão salarial?

Mais uma vez, ATENÇÃO! Esta questão é umas das principais eliminadoras dos processos de seleção. Esse é o momento de a empresa verificar se e empresa tem condições de atender às suas expectativas financeiras. Antes de estabelecer um valor, pesquise a faixa média salarial para o cargo em questão, o ideal é mencionar uma faixa salarial e não um valor exato, demonstre-se flexível.

IMPORTANTE: JAMAIS MINTA. MENTIR DADOS RELACIONADOS À HABILIDADE E EXPERIÊNCIAS PODE SER PREJUDICIAL PARA A IMAGEM DE UM PROFISSIONAL.

E não se esqueça para conseguir entrevistas você precisa em primeiro lugar se qualificar profissionalmente para se destacar no mercado de trabalho e em segundo seu currículo deve ser visto. Por isso a JUMPER! trabalha em parceria com a Brasil Emprego Profissões (BEP) um programa que auxilia os brasileiros a conquistarem uma vaga de emprego, aproveite já cadastrar seu currículo e verifique se há vagas disponíveis para o seu perfil e aproveite inúmeras oportunidades de emprego.

Texto: Fernanda Beatriz Sauer