Notícias

Olimpíada da Língua Portuguesa

Você conhece o projeto Escrevendo o Futuro?

Essa é uma iniciativa da Fundação Itaú Social, em parceria com o Ministério da Educação, o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e o Canal Futura, com coordenadoria técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura, e Ação Comunitária (Cenpec).

A finalidade do projeto é contribuir com o aperfeiçoamento e desenvolvimento da leitura e da escrita dos estudantes do ensino público brasileiro, o intuito da Fundação é, também, contribuir e assessorar os professores por meio de uma formação a distância que visa aprimorar o conhecimento educacional e, também, trazer inovação nos métodos de ensino. Um dos projetos difundidos pela Fundação é a Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, concurso que neste ano de 2016 entra em sua 05ª Edição e é especialmente direcionado aos estudantes da rede pública de ensino do Brasil.

O tema eleito, este ano, para a produção de textos é “O lugar Onde Vivo”, com este assunto o concurso visa proporcionar aos estudantes um vínculo mais adjacente com a comunidade, além de expandir os conhecimentos da atual realidade da qual o aluno esta inserido, auxiliando assim tanto o desenvolvimento educacional do estudante como pessoal.

O intuito do concurso é que todos os participantes sejam ganhadores. Seja com uma premiação, ou através do desenvolvimento. O concurso, além da premiação aos melhores textos, propõe aos professores uma premiação que fortaleça e facilite o trabalho dentro da sala de aula. E aos alunos oportuniza a experiência de escrever e aumentar a visão crítica do aluno sobre as coisas.

Quem Pode Participar e Como:

Professores e seus alunos da rede pública de ensino, do 05º ano do Ensino Fundamental ao 03º Ano do Ensino Médio.

Categorias:

Poemas: 05º e 06º ano do Ensino Fundamental;

Memórias Literárias: 07º e 08º ano do Ensino Fundamental;

Artigo de Opinião: 02º e 03º ano do Ensino Médio.

A inscrição no concurso deve ser realizada pela escola ou professor através do site:

https://www.escrevendoofuturo.org.br/login#voltar=inscricao-concurso

Premiação:

500 alunos semifinalistas e seus professores:: medalha, livros e participação em oficinas culturais e de formação.

152 alunos finalistas e seus professores: medalha e 1 tablet.

Escolas dos 152 finalistas: placa de homenagem.

28 professores semifinalistas, vencedores na categoria Relato de Prática: 1 notebook.

20 alunos vencedores e seus professores: medalha, 1 notebook e 1 impressora.

Escolas dos 20 vencedores: 10 computadores, 1 impressora, 1 projetor, 1 telão para projeção e livros.

Participe você, também, desta oportunidade, proponha o projeto à sua escola. E ajude a divulgar e melhorar o ensino brasileiro.

Texto: Fernanda Beatriz Sauer

Fonte: Escrevendo o Futuro