Notícias

JOVEM APRENDIZ

Trabalho, este é um assunto que a cada dia mais vem preocupando o jovem brasileiro de todas as classes sociais. Boa parte acredita que a conquista de um emprego além de auxiliar nas suas necessidades financeiras, é responsável também, por seu crescimento e independência, tanto no pessoal como profissional. Mas muitos ainda, principalmente os menores de 18 anos, têm dúvidas sobre como conseguir ingressar no mercado de trabalho. Por isso, desde o ano de 2000 a legislação brasileira permite e normatiza que as empresas incluam no seu quadro de funcionários o jovem aprendiz. Sobretudo quando se trata de grandes corporações que são obrigadas, por lei, de ter ao menos um funcionário contratado nessas condições, quando o quadro de funcionários ultrapassa de 70.

Entretanto, o que é o programa Jovem Aprendiz? Quais são os requisitos para participar? Como se inscrever? Quais os benefícios?

O programa jovem aprendiz é uma modalidade de contratação de jovens entre 14 e 21 anos que visa possibilitar a inserção do jovem no mercado de trabalho a partir de um método que concilie a prática profissional à educacional.

PRÉ REQUISITOS

Para ingressar no programa é necessário estar de acordo com alguns requisitos impostos em lei e pelas empresas. Por exemplo:

  • A idade do candidato pode variar entre 14 a 21 anos de idade;
  • O candidato deve estar cursando Ensino Fundamental ou Médio e possuir alta frequência nas aulas;
  • Cumprimento integral de 06 horas diárias da jornada de trabalho.

 INSCRIÇÃO

O processo de inscrição às vagas é fácil e rápido. O candidato deve acessar o site da empresa que participa do programa e se cadastrar. Geralmente as corporações solicitam que seja preenchida ficha de inscrição e/ou que seja enviado currículo. E atenção! O currículo é a sua porta de entrada no mercado de trabalho, é a partir dele que você poderá apresentar seu perfil, habilidades e competências profissionais. Neste documento devem constar informações pessoais, acadêmicas e profissionais. É de suma importância que o currículo seja objetivo, atrativo, eficaz, e focado na área profissional que você esta procurando e jamais deverá apresentar informações falsas ou errôneas.

 BENEFÍCIOS

O Jovem Aprendiz tem direito a todos os benefícios trabalhistas garantidos por lei. Confira alguns deles:

  • Carteira de trabalho assinada;
  • Carga horária de 06 horas;
  • Vale Refeição;
  • Vale Transporte;
  • Férias remuneradas.

Algumas corporações oferecem benefícios extras como plano de saúde, assistência odontológica, cesta básica, entre outros. Deve-se levar em consideração, também, a gama de benefícios pessoais que o jovem aprendiz adquire, seja material, pessoal ou profissional.

Para o jovem, o modelo de contratação de jovem aprendiz representa a abertura das portas do mercado de trabalho além de ser a chance de conquistar independência financeira e pessoal.

Texto: Fernanda Beatriz Sauer