Notícias

Jogos Olímpicos Rio 2016

Hoje é 05 de Agosto de 2016, data que se torna um marco na história do Brasil e na vida de muitos brasileiros. Hoje iniciam efetivamente os Jogos Olímpicos 2016 no país da tropicália. Ocorrerão entre mais de 200 países divertidas e emocionantes disputas de 42 modalidades olímpicas diferentes, como: futebol, handebol, judô, tiro esportivo, natação entre outros, além de ocorrer a estréia de duas importantes categorias esportivas nas olimpíadas como o Rugby 7 e o golfe.

O mundo todo estará acompanhando as Olímpiadas. Mas, você sabe como e onde surgiram os Jogos Olímpicos? Tudo começou a cerca de 800 a.c, na Grécia, na cidade de Olímpia, e o principal objetivo das disputas era homenagear os deuses gregos, principalmente Zeus através de atrações e disputas.

Os jogos aconteciam em períodos de quatro em quatro anos, igualmente a hoje, porém aconteciam sempre no mesmo local, na cidade de Olímpia, motivo do qual os jogos receberam o nome de Jogos Olímpicos, contudo apenas homens podiam participar. Na época a premiação não era realizada por intermédio de medalhas como atualmente, nem mesmo por ouro, pedras preciosas ou riquezas, a premiação era realizada através de coroação dos vencedores com um arco de ramos de Oliveira, a Oliveira era considerada pelos gregos como símbolo sagrado da sabedoria, harmonia, paz, percepção e amplitude e o maior prêmio dos atletas na época era o prestígio e o reconhecimento.

Porém, nem sempre as Olimpíadas puderam acontecer após o domínio do povo romano sobre a Grécia os jogos começaram a acabar até que o imperador romano Teodósio fez um decreto para eliminar de vez com as competições. Mas, nada impediu que a cultura dos jogos retornasse das cinzas, no século XIX graças ao barão francês Coubertin as disputas voltaram a ocorrer, porém em nova sede, Atenas, e desde então os jogos foram cancelados apenas durante as duas Guerras Mundiais.

Texto: Fernanda Sauer