Notícias

07 Dicas para Construir uma Boa Imagem Profissional

Nós seres humanos estamos vivendo em um mundo que está, cada dia mais, se tornando em um mundo visual. Ou seja, tudo, ou melhor, quase tudo é captado, analisado e sintetizado através da percepção ótica da realidade.

É assim que, por muitas vezes, mesmo que inconscientemente, o cérebro humano avalia e seleciona as informações interessantes das desnecessárias, assim como também formata e conceitua as pessoas. Você já ouviu falar na expressão “A primeira impressão é a que fica”? Pesquisas apontam que o cérebro do homem leva apenas trinta segundos para formatar uma primeira opinião referente a um indivíduo. Mas afinal, o que é “Primeira Impressão”? Segundo a consultora de etiqueta Romaly Carvalho “A primeira impressão é uma emoção, um sentimento psicológico que a gente deixa nas pessoas.”  Ou seja, é o primeiro momento de avaliação de um indivíduo, é o instante que irá determinar o que pensam sobre o mesmo.

Diante desta realidade nunca foi tão importante cuidar e manter uma boa imagem tanto pessoal como profissional, ainda mais quando se trata de mercado de trabalho. Esta pode ser a diferença durante uma entrevista, por exemplo.

Segundo um dos maiores psicólogos comportamentais do mundo Abraham Maslow todo indivíduo é dotado de uma propensão inata à autorrealização, ou seja, ser bem sucedido e reconhecido é um fator importante a todo ser humano, independente da área de atuação. E você, já pensou se as suas atitudes  ou até mesmo o que você veste faz jus a sua carreira/posição? A imagem que você passa aos demais transpassa credibilidade e dualidade? Faça de sua imagem a sua aliada à autorrealização, pequenas ações podem fazer toda a diferença para você alcançar o que almeja.

Confira 07 dicas que irão lhe auxiliar na construção de uma boa imagem profissional e consequentemente te elevar em sua carreira, e obviamente na vida.

01 -PONTUALIDADE

Em primeiro lugar, seja pontual. A falta de pontualidade indica que o indivíduo não sabe administrar bem o seu tempo, assim como não respeita o tempo dos outros. E lembre-se ser pontual não tem relação apenas com chegar na hora, mas sim no cumprimento de prazos.

02 – VESTIMENTA

O importante é vestir-se adequadamente, evitando modismos e exageros. Deve ser dada preferência para roupas neutras e discretas.

03 – SIMPATIA

O importante é esbanjar simpatia, mas cuidado para não parecer algo forçado nem exagerado. Deixe fluir.

04 – EDUCAÇÃO

Sempre prime pela boa educação. Seja cordial, evite fofocas e intrigas, ajude a manter um bom ambiente de trabalho cordial e agradável.

 05 – PROATIVIDADE E POSITIVIDADE

Proatividade e positividade devem ser imperantes em todas as áreas. Pessoas com este perfil tendem a resolver problemas de forma mais prática e fácil, além de terem a capacidade de influenciar os demais ao seu redor de forma mais amistosa.

06 – ORGANIZAÇÃO

Seja organizado. Pessoas organizadas são valorizadas, pois economizam tempo e dinheiro.

07 – CONTEÚDO

Destaque-se pelo conhecimento. Obtenha embasamento sobre os conteúdos que o cercam. Leia, pesquise, debata, acompanhe noticiários, participe de atividades culturais.

Texto: Fernanda Beatriz Sauer

LEIA TAMBÉM

O Que Vestir Para Trabalhar