Notícias

ENEM 2016

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), desenvolvido em 1998, é uma avaliação realizada pelo Ministério Público da Educação do Brasil. A prova tem como objetivo medir o desempenho dos estudantes ao fim do ensino médio, a fim de eleger estudantes que almejam competir a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni). Além do Prouni, mais de 500 universidades brasileiras utilizam essa prova como critério de avaliação, integral ou parcial, para ingresso em uma Instituição, privada ou pública, de ensino Superior. E desde o ano de 2009 o exame se tornou a única forma de se candidatar no Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Deve-se fazer Enem para tentar ingressar em uma Instituição de Ensino Superior?

Utilizar a prova do Enem como critério de avaliação não é uma conduta empregada por todas as universidades ou faculdades. Todavia, é necessário verificar qual o método e os critérios de avaliação de cada instituição. Em alguns casos as instituições da à preferência para o candidato escolher entre realizar o Enem ou o processo seletivo da mesma, entre outras situações.

Como realizar a inscrição para o Enem 2016?

A inscrição do Enem deve ser realizada exclusivamente pelo portal do Inep: http://enem.inep.gov.br/participante/. O edital da prova já foi divulgado, confira as informações:

Inscrição: 9 de maio até 20 de maio

Taxa de Inscrição: R$ 68,00

Pagamento de Taxa: Até 25 de maio em bancos e lotéricas

Prova: 5 e 6 de novembro

Tempo de Prova: Sábado: 4 horas e 30 minutos / Domingo: 5 horas e 30 minutos

Portões: Abertura às 12h; fechamento às 13h

É de suma importância que o candidato leia e fique ciente das datas, regras e exigências da universidade a serem seguidas, diretamente no site http://enem.inep.gov.br/participante/.

Para a inscrição o inscrever o candidato precisa ter em mãos o número de identidade, ou seja, o RG e o CPF, também, telefones e endereço e atualizados. Além dessas informações, o estudante deve informar qual o município que almeja realizar a prova, qual a finalidade do certificado e também, qual a escolha da língua estrangeira que deseja realizar a prova se espanhol ou inglês. Deve informar, além disso, caso precise de algum tipo de atendimento especializado, decorrente de qualquer necessidade, caso for: deficiente visual, deficiente físico, deficiente auditivo, gestante, lactante, entre outros.

Você sabia?

Algumas empresas estão utilizando a nota do Enem como critério na hora de contratar, principalmente estagiários. Oportunizando assim, maiores chances aos estudantes de conseguirem uma vaga de trabalho, mesmo não tendo experiência anterior.

Importante!

Este é um exame de suma importância para quem deseja ingressar, principalmente, em uma universidade. Por isso a JUMPER, uma instituição preocupada com o desenvolvimento humano e a qualidade de ensino do cidadão brasileiro, oferece curso preparatório direcionado ao Enem.  O curso assim como o exame contempla quatro áreas de conhecimento:

  • Ciências da natureza e suas tecnologias
  • Matemática e suas tecnologias
  • Linguagem, códigos e suas tecnologias
  • Ciências humanas e suas tecnologias

Texto: Fernanda Beatriz Sauer

Fonte: Enem 2016