Notícias

Modelo-Imagem-SiteOK[1]

ENEM 2017

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), desenvolvido em 1998, é uma avaliação realizada pelo Ministério Público da Educação do Brasil. A prova tem como objetivo medir o desempenho dos estudantes ao fim do ensino médio, a fim de eleger estudantes que almejam competir a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni). Além do Prouni, mais de 500 universidades brasileiras utilizam essa prova como critério de avaliação, integral ou parcial, para ingresso em uma Instituição, privada ou pública, de ensino Superior. E desde o ano de 2009 o exame se tornou a única forma de se candidatar no Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Deve-se fazer Enem para tentar ingressar em uma Instituição de Ensino Superior?

Utilizar a prova do Enem como critério de avaliação não é uma conduta empregada por todas as universidades ou faculdades. Todavia, é necessário verificar qual o método e os critérios de avaliação de cada instituição. Em alguns casos as instituições da à preferência para o candidato escolher entre realizar o Enem ou o processo seletivo da mesma, entre outras situações.

Como realizar a inscrição para o Enem 2017?

O período de inscrição do Enem 2017 ocorrerá Entre os dias 08 (segunda-feira) e 19 (sexta-feira) de maio ficará aberto – Exame Nacional do Ensino Médio.A inscrição do Enem deve ser realizada exclusivamente através do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), disponível no endereço http://enem.inep.gov.br/participante. Quem se inscrever corretamente e cumprir com todas as exigências do edital, terá acesso ao cartão de confirmação de inscrição do Enem 2017, que será disponibilizado na página do Inep.aproximadamente um mês antes das provas.

Você sabia?

Algumas empresas utilizam a nota do Enem como critério na hora de contratar, principalmente estagiários. Oportunizando assim, maiores chances aos estudantes de conseguirem uma vaga de trabalho, mesmo não tendo experiência anterior.

Importante!

Este é um exame de suma importância para quem deseja ingressar, principalmente, em uma universidade. Por isso a JUMPER!, uma instituição preocupada com o desenvolvimento humano e a qualidade de ensino do cidadão brasileiro, oferece curso preparatório direcionado ao Enem.  O curso assim como o exame contempla quatro áreas de conhecimento:

  • Ciências da natureza e suas tecnologias
  • Matemática e suas tecnologias
  • Linguagem, códigos e suas tecnologias
  • Ciências humanas e suas tecnologias

Fique Atento!

O ENEM 2017  está cheio de novidades. A partir de agora, os estudantes com deficiência e que necessitarem de tempo extra durante a aplicação das provas deverão fazer tal solicitação no ato da inscrição, inserindo um documento que comprove o pedido.

Outra novidade diz respeito ao pedido de isenção do Enem 2017. A partir de agora, além dos estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública, também serão automaticamente isentos da taxa de inscrição aqueles que fazem parte do CadÚnico, artifício do Governo Federal destinado a famílias carentes. Aqueles que não se encaixarem na nova regra, mas que tiverem necessidade de solicitar isenção, também poderão requerer o benefício durante a inscrição, mediante verificação de veracidade das informações.

A partir desta edição, aqueles que forem isentos e não comparecerem aos locais de prova do Enem 2017 perderão o direito de isenção no ano seguinte. A menos que a ausência seja justificada por meio de atestado médico ou qualquer tipo de documento oficial capaz de justificar a falta.A partir deste ano, visando maior segurança em roubos e extravios, os cadernos de prova já virão com o nome dos candidatos impressos em seu corpo. Além disso, a prova de redação do Enem 2017 será aplicada no primeiro domingo, junto das provas de Linguagens e Ciências Humanas, durante 05h30min. No segundo domingo, em 04h30min, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza.

Fonte: ENEM 2017