Notícias

Emprego acima dos 40 anos

Emprego acima dos 40 anos

Fazer 40 anos para muitos é um marco, é época de refletir, de mudar, de lembrar, de comemorar, de olhar para trás ver todas as batalhas vencidas, mas mais ainda de olhar para frente e ver que  há muito mais. É a idade, que não se é mais tão jovem, mas também longe de ser velho.

Para boa parte da população, seja homem ou mulher, ultrapassar os 40 anos representa muito, principalmente quando se trata de área profissional. Para alguns, pode significar a busca por novos caminhos, ou mesmo se realocar no mercado de trabalho após anos longe.

O mercado para o trabalhadores acima dos 40 anos pode se tornar um grande desafio, ainda mais frente as atuais circunstâncias mercadológicas como a globalização e os avanços da tecnologia.

Nos dias atuais, o contingente da população trabalhadora no Brasil acima dos 40 anos, é considerada a 02 maior do país, perdendo apenas para o grupo de trabalhadores de 25 a 39 anos, mas isso não quer dizer que os profissionais “quarentões” estão perdendo espaço para os mais jovens. A questão principal, é que em muitos os casos ocorre a desatualização do profissional frente a um cenário, atual, exigente e totalmente evolutivo e transformador.

Mas como mudar esta realidade? Para isso é importante, se atualizar constantemente, procurando se qualificar e aperfeiçoar a todo momento. É importante buscar por cursos específicos e qualificação técnica, além de manter uma boa rede de contatos(networking). O networking, pode auxiliar e muito no que se trata de indicações.

O mais importante para os trabalhadores acima dos 40 anos, é encarar a idade com naturalidade, é preciso quebrar as próprias barreiras e preconceitos e entender que em qualquer idade há os seus prós e contras, é necessário valorar a idade e as suas qualidades e habilidades.

Além disso é de suma importância levar em conta o fato de que estes profissionais estão voltando a ser fortemente valorizados no mercado de trabalho, pois representam boa parte da mão de obra qualificada e capacitada do mercado. Muitas empresas têm optado por mesclar seus colaboradores, unindo e mesclando gerações afim de unir inovação, energia e ousadia dos jovens à estabilidade, maturidade e experiência dos profissionais sêniors, além disso muitas empresas preferem contratar profissionais já experientes, do que passar por lentos processos de preparação de colaboradores.

Por isso, a idade jamais pode ser encarada como um empecilho ou uma desmotivação para se conquistar um espaço na área profissional, e sim ser encarado com muito valor.

Texto: Fernanda Beatriz Sauer Silva