Notícias

capa

Como Elaborar Um Bom Currículo?

Você Sabe Como Fazer Um Bom Currículo?

 

O currículo ou também conhecido como Curriculum Vitae (CV), é a sua porta de entrada no mercado de trabalho, é a partir dele que você poderá apresentar seu perfil suas  habilidades e competências profissionais.

Mas, você sabe efetivamente como elaborar um bom currículo para conquistar uma vaga no mercado de trabalho?

Neste documento devem constar informações pessoais, acadêmicas e profissionais. É de suma importância que o currículo seja objetivo, atrativo, eficaz e focado na área profissional que você almeja. ATENÇÃO!! Jamais deverá apresentar informações falsas ou errôneas. Neste artigo trazemos pra você seis passos que irão te auxiliar na elaboração do seu currículo, confira:

01 – INCLUA SUAS INFORMAÇÕES PESSOAIS
Seja o mais objetivo possível no seu currículo, informe apenas o necessário: nome completo, estado civil, idade e contatos, como: telefone fixo, celular e e-mail.Atenha-se ao e-mail, evite utilizar e-mails pessoais, eles não passam credibilidade, por exemplo: mariasimpatica@….. Outra questão importante, mantenha sempre os seus dados atualizados.

02-  SEJA OBJETIVO INCLUA O CARGO PRETENDIDO
Informe qual a área e cargo pretendidos. Esta informação dever ser condizente com a vaga da qual você esta se candidatando.

03 – INCLUA SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Informe o seu grau de formação profissional. Relate cursos, palestras, formações superiores, tudo que seja relevante à vaga. Seja breve e objetivo, inclua apenas a instituição de ensino, o curso, e os períodos de inicio e término.

04 – QUAL A SUA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL?
Seja sucinto ao relacionar as suas experiências profissionais, insira o nome da empresa, qual o cargo exercido e o período trabalhado, se desejar relacionar as responsabilidades do cargo seja breve.

05 – IDIOMAS/INFORMÁTICA
Inclua apenas o nível real de conhecimento de cada idioma e de cada software ou mídia. Em muitos casos, quando necessário ao cargo às empresas realizam testes para medir e comprovar o nível de conhecimento mencionado.

06- QUAIS SÃO AS SUAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
É de suma importância que você inclua no seu currículo não só as suas aptidões técnicas, mas também quais outras competências possam vir a agregar ao cargo e a empresa. Este item irá auxiliar o selecionador a ter uma visão mais rápida sobre seu perfil. Mas, atenção relacione apenas habilidades e competências profissionais inerentes ao cargo.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
O seu currículo deve conter no máximo duas páginas com todas as informações pertinentes ao cargo.
Cuide com erros de português, currículos com erros poderão ser facilmente descartados.
Acrescente foto, somente se a empresa solicitar. A foto deve ser de boa qualidade e em formato profissional.
Atente-se à estrutura do documento, ele deve ser de fácil visualização.
Salve o arquivo em .pdf, assim você poderá se assegurar que o documento abrirá em qualquer máquina com a formatação que você escolheu.

[Procurando se destacar no mercado de trabalho? Faça um curso profissionalizante]