Notícias

Doar Sangue Salva Vidas

A cada minuto milhares de pessoas, crianças, adultos, idosos, pessoas como você, estão aguardando um herói em suas vidas. Estão aguardando serem salvas, e para isto elas precisam de um pouquinho de você, um pouquinho que para elas é muito, ou até mesmo tudo. Essas pessoas necessitam mais precisamente de 450 ml de você, elas precisam do seu sangue, elas precisam da sua atitude.

O sangue é insubstituível, não pode ser fabricado e é imprescindível ao funcionamento do corpo humano. É ele o responsável por transportar o oxigênio por todo o corpo, além de realizar a remoção de gás carbônico, e não o bastante, o mesmo é encarregado, também por auxiliar nas adaptações térmicas corpóreas e no combate às doenças.

O ato de doar sangue pode salvar vidas, porém mesmo assim, estudos apontam que no Brasil, lamentavelmente, as doações não chegam a um patamar ideal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde(OMS) o percentual recomendável de doadores por país deve ser entre 3.5% a 5%, contudo no Brasil esta estimativa não ultrapassa os 2%, chegando a em períodos de férias e inverno a números mais baixos ainda. Números alarmantes, levando em consideração o aumento crescente de intervenções médicas nos últimos dez anos, sendo que em alguns casos superam a margem de 600% em casos como cirurgias e intervenções médicas, por exemplo.

DOAR SANGUE É SIMPLES, RÁPIDO E SEGURO.

O procedimento é rápido, dura em média 30 minutos e o volume de sangue coletado não chega a 10% do total presente no corpo humano. A quantidade coletada é de aproximadamente 450 ml, sendo que o corpo humano possuí em média 5 litros. E não é necessário se preocupar, no prazo de até 24 horas o volume doado é reposto automaticamente pelo corpo.

A doação é um ato de suma importância, todavia é um ato cheio de mitos e dúvidas, que por muitas vezes acabam por afastar e assustar as pessoas pela falta de informação, mas entenda doar sangue é seguro e salva vidas. Doar sangue não engorda, nem emagrece. Doar sangue não vicia, nem engrossa muito menos afina o sangue. Quem doa não corre riscos de contaminação nem exige mais doações, ou seja, quem doou uma vez, não é obrigado a doar outras vezes mais.

E ATENÇÃO! Quem deseja doar necessita se encaixar em alguns requisitos como:

– Ter acima de 18 anos,

– Pesar acima de 50 kg,

– Não utilizar medicamentos,

– Não ter hepatite B ou C, Aids, Doença de Chagas, Malária

– Não utilizar drogas injetáveis e outros.

– Ter boa saúde,

– Não estar grávida,

– Não estar em jejum,

– Não estar doente e/ou com febre,

Tanto homens como mulheres podem doar, porém homens podem o fazê-lo até 04 vezes ao ano, já as mulheres apenas três. E saiba, uma vez que seja, é capaz de ajudar e salvar até 04 vidas.

Lembre-se a doação é um ato de amor à vida, é símbolo de solidariedade e de carinho. E neste exato momento, milhares de pessoas estão esperando a sua ajuda, e quem sabe pode ser você, amanhã, a esperar. Doe vida, doe sangue.

Texto: Fernanda Beatriz Sauer