Notícias

memoria de eleafante

Dicas para ter uma Memória de Elefante

Quem nunca ouviu a expressão “Memória de Elefante”? Mas, afinal de contas você sabe o que ela significa? Bom, dizer que alguém tem uma memória de elefante, por exemplo, significa que essa pessoa tem uma boa memória, que ela não esquece nada, como: datas, números de telefones, números de documentos, fatos e muito mais.

Mas, por qual, motivo é chamado de memória de elefante?  Os elefantes são considerados os maiores mamíferos terrestres do planeta Terra, no entanto não foi graças ao seu tamanho e suas toneladas que deram fama à expressão idiomática Memória de Elefante. O termo provém de um fato verídico do mundo desses gigantes, ou seja, os elefantes realmente têm boa memória.

Os elefantes vivem em grupo, designado de manada, cada grupo é composto por cerca de 100 elefantes que são liderados pela matriarca da manada, ou seja, pela fêmea mais velha do grupo. Esta fêmea tem um grande e importante papel no grupo, é ela a responsável pelo bem estar de todos os indivíduos da manada, por exemplo, ela é responsável por memorizar os locais onde contém água e comida, principalmente nos períodos de seca, e liderar o grupo até estes locais para que possam se alimentar, e isso acontece por décadas e décadas. Mas como os elefantes conseguem memorizar isso? Bom, eles possuem uma habilidade de reter uma grande quantidade de conhecimento social e ecológico, através de aromas, rotas, paisagens, sons e demais.

E agora a grande questão? Como melhorar a sua capacidade de memorização? Para isso alguns hábitos diários são importantes, eles são básicos, mas podem fazer toda a diferença. Confira 03 dicas importantes:

Jogue jogos

Isso mesmo, passe alguns minutos do seu dia, jogando jogos que exijam do seu cérebro, como passatempos, quebra-cabeças, jogo da memória e demais. Pode ser no celular ou no computador, não importa. Estes jogos irão ajudar a transformar a sua habilidade de analisar e captar informações mais rapidamente.

NO STRESS, relaxe

Não exija da sua mente 100% em 100% do seu tempo. Aprenda a relaxar, separe 05 minutinhos a cada meia hora para dar um descanso para a sua mente. Esse descanso faz com que seu cérebro tenha tempo para se recuperar e codificar novas informações.

Exercite-se

Sempre exercite-se. Atividades físicas evitam problemas ligados ao envelhecimento da massa cinzenta do nosso cérebro e ainda evita perdas de memória.

 

Texto: Fernanda Sauer