Notícias

07 Dicas de Estudo

Você acha que estudar é algo chato? Cansou de estudar por horas e não aprender nada? Confira 07 dicas de estudo que irão mudar esta realidade.

 

Muitas vezes estudar parece algo exaustivo, ou difícil, organize-se melhor e verá como algumas dicas de estudo básicas podem fazer a diferença na sua rotina diária de estudos, você poderá absorver conteúdos mais facilmente e irá deixar para trás o tal “decoreba”.

Conheça  07 dicas de estudo poderosas que irão te auxiliar a estudar, aprenda a melhorar a sua memorização e concentração.

 1. Dormir

Você deve estar se perguntando, por qual motivo dormir vai me ajudar a estudar! Bom, por mais que às vezes a falta de tempo influencie, ou que seja tentador passar a noite estudando, pare, pois o cérebro para funcionar direito necessita descansar. Por isso, durma bem, oito horas de descanso são essenciais para restaurar as sinapses do corpo e melhorar o funcionamento do cérebro.

2. Alimentação

Realizar uma alimentação leve e saudável é essencial e imprescindível para realizar qualquer tarefa diária para o corpo e mente humana. Logo, para estudar e obter um melhor aproveitamento e bom resultado dos estudos é necessário alimentar-se bem. O cérebro necessita de vitaminas básicas para o bom funcionamento da memória, consuma pães, frutas, leguminosas e cereais diariamente, e não se esqueça de se alimentar a cada 03 horas. Além de, uma boa alimentação é essencial manter-se hidratado, afinal a desidratação leva o cérebro à confusão.

3.Ambiente de estudo

Procure estudar em locais arejados, organizados, com pouca informação e silêncio, isso irá te auxiliar no quesito concentração. A iluminação é muito importante, mas cuide locais muito iluminados na parte da noite inibem a produção de melatonina, que é o hormônio responsável pelo descanso, e pode causar insônia. Mantenha sempre o local de estudo organizado.

4.Rotina

Mantenha uma rotina diária, estabeleça horários fixos no seu dia a dia, pois realizar as atividades em horários diferentes a cada dia prejudica o rendimento e ainda dificulta a ambientação do corpo. Estabeleça uma rotina diária de estudo, por exemplo: estudo 03h todos os dias, preferencialmente nos mesmos horários.

5.Relaxar

Estudar por horas sem parar, não é recomendado. É recomendável que a cada hora pare por cerca de 10 minutos, pois a concentração diminui a cada 50 minutos de estudos. Realize alguma atividade relaxante neste momento, aproveite para se alimentar e se hidratar nestes intervalos.

6.Prática

Para auxiliar no aprendizado realize exercícios práticos, escreva sobre  conteúdo estudo no dia por cerca de  minutos, tudo que lhe vier a mente sobre o assunto estudado no dia, mesmo que as frases não tenham logica entre uma

7. Diversão

Uma das coisas que pode dificultar o seu aprendizado é a estafa, este é o momento em que o cérebro não assimila direito as coisas, e se apresenta confuso diante de tanta informação. Cientificamente falando o stress causa um esgotamento dos neurônios, o que causa problemas na transmissão e atrapalha na atividade das sinapses. Por isso, divirta-se, não foque apenas nos estudos, aproveite os momentos e assista filmes, ouça musicas, saia com os amigos, curta shows, cinema. Aproveite e aperfeiçoe o seu tempo a seu favor.

Bom Estudo!

Texto: Fernanda Beatriz Sauer

Referências: Mais Estudo