Notícias

Como Prevenir

Combate a Dengue, Chikungunya e Febre Zika

O mundo esta em alerta, a Dengue, Chikungunya e Febre Zika são doenças que estão deixando todos alarmados com o grande número de infectados e em alguns casos incidências de óbito e tudo isso devido a somente um transmissor o mosquito-da-dengue.

A reprodução do o mosquito-da-dengue, ou cientificamente conhecido como Aedes Aegypti ocorre em águas límpidas e paradas. Estes são os pontos onde a fêmea do inseto deposita seus ovos, que eclodem no prazo de sete dias dando assim origem a novos transmissores.

Acabar com o mosquito é a melhor forma de precaução contra essas doenças, porém para isso é de suma importância que o governo e a população e estejam unidos no combate a Dengue, Chikungunya e Zica.  O mosquito Aedes Aegypti encontra-se sempre próximo ao homem, ele vive dentro das residências e de sangue humano ele se alimenta, os horários de maior incidência da picada são no inicio da manhã e ao final da tarde.

E você sabia que o maior índice de criadouros encontra-se nas residências? Logo, é necessário cuidado redobrado. Uma vez por semana, realize uma varredura em sua casa a procura de criadouros, em poucos instantes você pode eliminar os focos propícios para a proliferação do mosquito.

Auxilie, também, o seu município. Na maioria das cidades vem sendo realizado uma batalha efetiva contra o mosquito, são centenas de agentes de saúde identificando e eliminando os principais criadouros nas ruas, contudo se você localizar algum foco, como, por exemplo: caçambas, terrenos baldios, lixo, pneus abandonados, entre outros, ative a Secretaria Municipal de Saúde do seu município e denuncie.

Rotina de Combate a Dengue Chikungunya e Febre Zika: 

Combate a dengue

Texto: Fernanda Beatriz Sauer

 

 

 

 

 

 

SAIBA MAIS: Diferenças e semelhanças entre a Dengue, Chikungunya e Febre Zika