Notícias

Câncer de Próstata – Novembro Azul!

O mês de novembro começou e, assim como outubro, este é um mês em prol da conscientização sobre o câncer de próstata. A diferença entre o outubro rosa e o novembro azul é o tipo de câncer e público com maior incidência da doença. Em outubro as ações foram voltadas ao câncer de mama, já o mês de novembro é voltado ao câncer de próstata, e o que muitas pessoas não sabem é que ambas as doenças NÃO são exclusivas do sexo feminino ou masculino, ou seja, as doenças podem incidir em ambos os sexos, contudo a incidência de câncer de mama é muito maior em mulheres do que em homens, assim como o câncer de próstata ocorre mais facilmente em homens do que em mulheres.

O câncer de próstata é a segunda principal causa de mortes por câncer entre homens, perdendo apenas para o câncer de pele. Esta doença não tem prevenção, porém um diagnostico precoce aumenta as chances de cura através de tratamentos. Por isso, é tão importante realizar exames rotineiros para verificar alterações na próstata. O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos, sendo que a maior incidência ocorre a partir dos 65 anos, sendo raros os casos anteriores aos 40 anos. Porém a recomendação é que a prevenção inicie-se a partir dos 45 anos, principalmente em casos que o homem já tenha histórico familiar.

O homem deve procurar um urologista e realizar, anualmente, o exame de toque e o PSA. Porém, esta é uma atitude que, por muitas vezes, acaba por assustar os homens, o medo e o preconceito com o exame físico é tão grande que pode por a vida em risco. O exame de toque dura apenas 10 segundos, é muito rápido e tem como fim verificar o tamanho, a consistência assim como também verificar lesões na próstata, já o PSA ou Antígeno prostático específico analisa uma substância produzida pelas células da glândula prostática. Esses exames são as principais formas para detectar o câncer, aumentando assim as chances de cura e possibilitando, também, um tratamento menos invasivo.Então, chega de medo, chega de preconceito, chega de “mimimi” a saúde deve estar acima de qualquer julgamento, faça a sua parte.

Quer saber mais sobre esse assunto? Fica ligado na nossa Fan Page, toda semana teremos dicas e assuntos referente ao Câncer de Próstata.

Facebook: @cursosjumper

 

Texto: Fernanda Sauer

Fonte: Portal da Urologia