Notícias

09 Dicas para trabalhar de forma eficiente

Hoje como você julga o seu nível de eficiência e agilidade no ambiente corporativo? Frente a situações como prazos se esgotando, atendimento a clientes, caixa de e-mails lotada, como você se sente? Você consegue manter o foco e completar as tarefas de forma rápida e eficiente? Ou se sente pressionado e perdido?

Milhares de pessoas pelo mundo todo, todos os dias, sentem dificuldades de trabalhar de maneira eficiente, coordenada e rápida. E se você é uma delas, ou conhece alguém que passa por este tipo, tão comum, de situação confira 09 dicas para trabalhar de forma eficiente.

1 – PROGRAME-SE

Programe as suas tarefas com prazos e horários plausíveis. Dê prioridade às atividades importantes, e cuidado com as urgentes. Aproveite as tecnologias a seu favor, utilize aplicativos e ferramentas que possam lhe auxiliar no dia a dia, como por exemplo, uma agenda online. Ao final do dia, realize uma lista de atividades do que irá realizar no dia seguinte, isso irá ajudar a manter o foco, sem precisar ficar analisando o que deverá ser feito.

2 – APRENDA A DELEGAR

Não abrace tudo sozinho, aprenda a delegar e divida as atividades com seus colegas de trabalho, subordinados ou assistentes. Analise o que cada um pode realizar e delegue.

3 – CAIXA DE E-MAILS CONTROLADA

Evite acessar a caixa de e-mails a todo o momento. Realize esta atividade no início do dia. Verifique o que recebeu, responda o necessário, remova o que for dispensável e arquive o qu for necessário.

4 – MANTENHA O FOCO

Mantenha-se concentrado em apenas uma coisa de cada vez. Ao tentar realizar diversas atividades ao mesmo tempo será mais difícil produzir algo com qualidade.

5 – ORGANIZE-SE

Preserve seu ambiente de trabalho sempre limpo e organizado, como por exemplo, mesas, gavetas e arquivos. Isso irá evitar a perda de tempo atrás de documentos ou objetos em maio a bagunça.

6 – REALIZE PAUSAS

Você não é uma máquina. Não trabalhe por longos períodos de tempo, realize pausas. Trabalhar sem parar é exaustivo e diminui a produtividade.

7 – COMEMORE VITÓRIAS

Comemore até mesmo as pequenas conquistas. Por exemplo, celebre a cada etapa finalizada de um processo ao invés de ficar só pensando no que ainda não fez. Foque no que já foi conquistado isso irá motivá-lo

8 – APRENDA A DIZER NÃO

Não se comprometa com o que não poderá cumprir. Informe que assim que finalizar o que esta programado irá entrar em contato.

9 – NÃO PROCRASTINE

Jamais enrole. Não deixe nada para depois, o que você deixar para depois pode ser facilmente esquecido.

Não trabalhe mais, trabalhe melhor.

 

Texto: Fernanda Beatriz Sauer