Notícias

06 Dicas para Manter o Foco no Trabalho

Manter o foco no trabalho por muitas vezes parece impossível, não é mesmo? Nós travamos uma batalha diária contra as distrações, e infelizmente na maioria das vezes acabamos perdendo.

Quantas vezes você já se pegou em frente ao computador precisando terminar ou começar um trabalho e você consegue pensar em tudo menos no que realmente precisa fazer. De repente lembra que precisa ir no mercado, lembra dos amigos, daquela velha piada, da balada do outro dia, ou das contas que tem pagar ou ainda naquele problema que ainda não resolveu, são inúmeras as questões, e não só apenas os nossos pensamentos que nos tiram do foco, mas os acontecimentos ao nosso redor também atrapalham, não é mesmo?

Você está ali concentrado, e de repente você se vê completamente distraído por conta da conversa alta de mais dos seus colegas, ou você tem aquele colega que adora contar tudo a toda hora e vive te cutucando para te contar da última, entre outras situações que acabam por nos distrair facilmente.

A pergunta é, como lidar com tantas distrações? Como conseguir manter-se focado no trabalho? Confira 06 dicas para melhorar a sua concentração e foco na hora de desenvolver suas tarefas no trabalho aprenda a produzir de forma mais inteligente e competente.

 

01 – ELIMINE AS DISTRAÇÕES 

Já cansou de tantas distrações te atrapalhando? Então chegou a gora de eliminá-las. Descubra o que te distrai, seja criativo e as elimine.

  • O primeiro passo para manter-se focado é manter todos os problemas e questões pessoais bem longe do trabalho, e na hora de ir pra casa nada de levar trabalho, ok?
  • Se o volume que as pessoas estão conversando está muito alto, ou o barulho do ar condicionado te incomoda, opte por usar fones de ouvido.
  • Afasta-se dos vilões da distração. Deixe de lado o celular e as redes sociais. Aproveite aqueles 10 minutinhos antes de acabar o horário de almoço para checar suas mensagens no celular e dar aquela conferida nas suas redes sociais.

02 – RELAXE

Não fique trabalhando sem pausas, nada de chegar ao escritório mais cedo, ou trabalhar durante o almoço ou talvez sair mais tarde. Você precisa relaxar e descansar. A cada período de trabalho faça pausas rápidas após blocos de trabalho intenso, isso ajuda a evitar a distração e o cansaço

03 – CUIDE DA SAÚDE

Cuide de você, tanto mente quanto corpo. Exercite-se, durma bem, alimente-se, pois ninguém rende se estiver caindo de sono ou faminto.

04 – ORGANIZAÇÃO

Deixe de perder um tempo valioso procurando as coisas. Organize-se, mantenha sua área de trabalho limpa e organizada, organize arquivos, emails, pastas, papeis e horários, pode até parecer perda de tempo, mas na verdade tempo é tudo que você ganha.

05 – PLANEJAMENTO

Planeje-se inicie o dia definindo suas tarefas e como realizá-las ao longo do dia. Verifique as prioridades, as importâncias e as urgências, se te repassarem ou solicitarem algo passe um prazo para entrega. Respeite os seus limites nada de fazer as coisas correndo, afinal agilidade e qualidade nem sempre caminham juntas, é melhor fazer uma coisa bem feita do que refazer rapidamente outras varias.

06 – PRIORIDADES

Priorize as atividades que vão te levar a alcançar as suas metas, o resto planeje e realize depois. Cuide com as questões urgentes, pois podem atrapalhar todo seu planejamento, por exemplo, se alguém se dirigir a você solicitando algo urgente, mas que não é importante dê maior prioridade ao que é importante, analise bem, nada de se estressar.

 

Boa Sorte!

Texto: Fernanda Beatriz Sauer