Notícias

06 Dicas de Concentração para Estudar

06 DICAS DE CONCENTRAÇÃO PARA ESTUDAR

 

Você começa a estudar e de repente esta prestando atenção a tudo menos nos estudos? Parece que o cérebro não quer cooperar, você tenta, tenta e nada. Fica por horas tentando estudar, mas não absorve nada, ainda mais se for um conteúdo que você não curte muito, não é mesmo? Não se desespere, confira algumas dicas que podem te ajudar a melhorar o seu poder de concentração durante os estudos. Transforme o seu jeito de aprender, chega de estudar e não entender nada. Estude e compreenda os conteúdos com mais determinação e facilidade.

 

01-PREPARE-SE PARA ESTUDAR

Em primeiro lugar encontre um local propicio para estudar:

– Elimine do ambiente tudo que possa ser alvo de distração, como: aparelhos eletrônicos, pessoas, sons, entre outros;

– Dê preferência para locais calmos e silenciosos. Porém, se você é uma pessoa que não consegue estudar em pleno silêncio, opte por escutar musicas que você não entenda a letra;

– Mantenha o local de estudos sempre limpo e arejado;

– Mantenha ao seu alcance tudo que for necessário para os seus estudos, como: lápis, borracha, canetas, livros, caderno de anotações, uma garrafa de água, entre outros. Tudo deve estar ao alcance de suas mãos, evitando assim que se distraia indo pegar algo em meio aos estudos.

– Desligue todos os aparelhos eletrônicos desnecessários aos estudos.

 

02 – ESCREVA

Segundo o estudioso Pierluigi Piazzi, não adianta apenas ler, é necessário escrever. O nível de dispersarão durante a leitura é muito maior do que durante o processo de escrita.

– Dê preferência para escrever a mão e não apenas digitar: Pesquisas apontam que quem escreve a mão ao invés de digitar absorve com mais facilidade o conteúdo. Segundo Pierluigi Piazzi, professor e autor de livros sobre estudos, a escrita devido aos distintos movimentos realizados faz com que mais redes neurais sejam ativadas durante o processo do que durante a digitação.

 

03 – REVISE A MATÉRIA QUE APRENDEU NO MESMO DIA

Essa é uma excelente forma de memorizar e assimilar conteúdos, pois estão “frescos” na memória. A revisão também evita o acumulo de matérias.

 

04 – FAÇA RESUMOS

Realize resumos concisos e práticos que você pode consultar a qualquer hora. Quase como uma cola de prova (mas não é!). Desenhe, crie esboços, faça seções visuais e agrupe informações. Aborde tudo que for relevante, e nada de copiar dos livros.

 

05- DESCANSE

Faça intervalos. Descanse e relaxe cerca de 20 minutos, a cada 02 horas de estudo. O cérebro necessita desse tempo para poder assimilar e processar o conteúdo.

 

06 – ATENÇÃO

Não deixe para estudar em cima da hora. Não adianta querer aprender tudo pouco antes da prova, a absorção do conteúdo será ineficaz e estressante. Não adianta se desesperar, estude com antecedência.

 

Texto: Fernanda Beatriz Sauer