Notícias

05 Dicas para Treinar o Cérebro

O cérebro assim como qualquer outra parte do nosso corpo ao entrar em “desuso” pode acabar atrofiando, quer dizer não atrofiando literalmente como ocorre com os músculos, porém ele acaba por perder conexões neurais que são consideradas inutilizadas. É mais ou menos, como quando aprendemos alguma coisa e depois de um tempo acabamos esquecendo, devido a falta de uso desse conhecimento. Essa “atrofia” pode prejudicar e muito a nossa vida. Cada vez mais o cérebro apresenta menos respostas para questões complexas, dificultando tanto na aprendizagem como na tomada de decisões. Além do “desuso” há outros fatores que influenciam para a fadiga mental, como a idade e o estresse.

Contudo, há alguns hábitos que cotidianos que podem ajudar a treinar o cérebro, fazendo assim que neurônios e conexões sejam reativadas. Confira:

01 Na hora de ir para a casa faça caminhos alternativos. Este simples ato é capaz de ativar diversas áreas do cérebro ao mesmo tempo, pois nesse momento você irá repassar por diferentes sensações como novas paisagens, odores e sons.

02 Escove os dentes com a mão que você não domina, ou seja, se você é destro use a esquerda e se for canhoto escove com a direita. Esta simples atividade fará com que você utilize músculos que diariamente são poucos utilizados, criando assim novas conexões cerebrais, auxiliando, também a deixar a mente mais ágil.

03 Tome banho de olhos fechados. Isso mesmo, de olhos fechados desde ligar o chuveiro, lavar os cabelos a fechar o chuveiro. O exercício ajudará a potencializar a área de sensações táteis do cérebro humano.

04 Esta indo ao mercado? Que tal decorar a lista ou fazê-la mentalmente? Esta é uma excelente opção de auxílio a memória.

05 Outra dica são os jogos como quebra-cabeça, memória e/ou sudoku que também são muito bons para auxiliar a exercitar a memória e consequentemente desenvolver e melhorar a capacidade de resolver problemas.

Texto: Fernanda Sauer