Você sabe o que é inglês instrumental? Confira aqui!

voce-sabe-o-que-e-ingles-instrumental-confira-aqui.jpeg

Precisa aprender inglês de forma rápida para uma prova, oportunidade de trabalho, ler aquele livro bacana ou simplesmente para poder navegar por aquele site gringo que todo mundo curtiu e não para de falar? Então o ingles instrumental é para você! Não sabe o que é? Calma, a gente explica.

English for Specific Purposes, ou ESP, é um termo que surgiu no Brasil por volta dos anos 70 e pode ser traduzido como Inglês para Propósitos Específicos. Ele é muito usado por profissionais que desejam adquirir conhecimentos e habilidades em sua área de atuação. Também é a escolha de pessoas que vão prestar algum concurso público ou vestibular e até mesmo por aqueles que estão em busca de uma forma mais dinâmica de aprendizagem.

A principal diferença entre o inglês tradicional e o inglês instrumental é que, no primeiro caso, o ensino é baseado nas quatro habilidades básicas da linguagem: fala, compreensão auditiva, escrita e leitura. Na segunda opção, o ensino foca na leitura e na aprendizagem acelerada da língua voltada a uma área específica escolhida pelo aluno.

Qual a melhor opção?

Em meio a tantas opções, pode ser difícil escolher a melhor metodologia para aprender um dos idiomas mais falados no mundo, não é mesmo? Mas não se desespere! A principal dica nesses casos é analisar qual a sua motivação e o seu objetivo para o novo aprendizado.

Por exemplo: quero aprender inglês para me comunicar com outras pessoas ou apenas para realizar uma prova? Junte uma resposta sincera com as informações apresentadas neste artigo e pronto, sua decisão poderá ser tomada.

Quais as vantagens e desvantagens do inglês tradicional?

Confira abaixo algumas vantagens e desvantagens ao escolher o inglês tradicional:

  • é indicado para qualquer pessoa que queira aprender o idioma, independente de sua motivação, conhecimento, idade ou área de atuação (ponto positivo);

  • melhora as habilidades de fala, compreensão auditiva, escrita e leitura (ponto positivo);

  • a aprendizagem varia de acordo com o tempo disponível pelo aluno (ponto negativo);

  • pode demorar anos para que o aluno domine o idioma por completo (ponto negativo).

Quais as vantagens e desvantagens do inglês instrumental (ou inglês técnico)?

Agora, alguns pontos importantes sobre o inglês instrumental:

  • não foca em conversação (ponto negativo);

  • a aprendizagem é acelerada, ou seja, em pouco tempo o aluno terá domínio do que se propôs a aprender (ponto positivo);

  • melhora significativa das habilidades de leitura e escrita (ponto positivo);

  • indicado principalmente para profissionais de determinada área que necessitem da compreensão do idioma em suas atividades do dia a dia ou alunos que tenham como objetivo uma boa nota no Enem, vestibulares e provas em geral (ponto positivo).

Resumindo: escolhendo o inglês tradicional (ou convencional) você leva mais tempo para aprender o idioma, no entanto domina todas as habilidades necessárias para a conversação e a convivência com pessoas que falam o inglês.

Na segunda opção, que é o inglês instrumental, você aprende com mais rapidez, o foco é a leitura e a escrita para um objetivo específico. Além disso, o aluno aprende inicialmente aquilo que é mais importante em um determinado momento e depois fica livre para aperfeiçoar o idioma.

Uma curiosidade! Estudos apontam que dominar apenas as 250 palavras mais comuns da língua inglesa (que é a proposta do inglês instrumental) é suficiente para ler e entender 60% de um texto escrito, o que é muito animador. Isso quer dizer que apenas com as palavras inglesas que já usamos em nosso dia a dia esses números já aumentam, e muito!

Independente de qual seja a opção escolhida por você, inglês tradicional ou inglês instrumental, é importante lembrar que nos dois casos o empenho nos estudos é fundamental. É preciso ler, estudar, praticar e se dedicar ao processo de aprendizagem para que ele flua com mais facilidade.

Quer tornar o estudo ainda mais divertido? Preparamos um artigo incrível com as melhores séries para aprender inglês.

Agora conta pra gente: você já conhecia o termo “inglês instrumental”? Gostou de aprender? Isso é um sim? Então compartilhe este artigo agora mesmo em suas redes sociais! Ele pode ser o empurrãozinho que faltava para alguém que você conhece começar a estudar agora mesmo.