Trabalho em equipe: o que podemos aprender com essa experiência?

Se você ainda está na escola, deve estar acostumado a fazer trabalho em equipe. Sabia que essa fase é muito importante? Quando você faz trabalhos em grupo, aprende a desenvolver habilidades que vão ser muito úteis em seu primeiro emprego, seja qual for a profissão escolhida.

Por isso, fizemos este post para ajudar você a entender melhor sobre esse assunto e dar uma ajudinha a mais para que já entre no mercado de trabalho preparado. Quer saber como o trabalho em equipe pode colaborar? Continue acompanhando!

Ajuda a controlar conflitos

Assim como acontece em qualquer trabalho em equipe, você e seus colegas podem acabar discordando sobre como fazer uma tarefa. As sugestões são sempre importantes, mas não podem causar brigas, certo?

Para lidar com pessoas e opiniões diferentes sobre o mesmo assunto, você vai precisar controlar certas discussões que podem acontecer. Mostrar que quer manter a paz entre os seus amigos vai ser muito bem-visto pelo seu professor.

No entanto, lembre-se de que uma vez ou outra desentendimentos podem acontecer, assim como em qualquer grupo de pessoas trabalhando em equipe: pode ser na escola, em casa ou até mesmo na organização de uma festa.

Então, veja algumas dicas que vão dar uma forcinha para ajudar a sua equipe a resolver conflitos em qualquer situação:

  • incentive a conversa entre os que estão brigando, sem discussão;
  • pare e pense que poderia ser você na mesma situação;
  • procure ficar calmo e tente conversar com as pessoas, deixando cada uma dar sua opinião sobre o assunto.

Viu só como é possível ajudar seus colegas com atitudes simples? Continue se esforçando, pois habilidades como essas vão ser muito importantes quando você estiver em seu primeiro emprego! 😀

Cria um senso de iniciativa e liderança

Outra habilidade muito importante no trabalho em equipe é ter iniciativa e senso de liderança. Por exemplo: ter disposição para começar uma tarefa que o professor passou para a turma sem ter que esperar a ordem de outra pessoa.

Normalmente, todo grupo de trabalho tem um líder. Se seu professor disser que seu grupo precisa de um representante, você pode ser essa pessoa — mas saiba que essa posição traz muitas responsabilidades, pois, além de fazer suas próprias tarefas, você também vai ter que ficar de olho naquilo que seus colegas estão fazendo.

Mas saiba que isso é muito positivo! Desenvolver essa habilidade vai ajudar muito em sua futura profissão. Afinal, em uma empresa, seja qual for a área de trabalho, aqueles que têm iniciativa e sabem liderar outras pessoas conseguem as melhores posições.

Por isso, dedique-se muito a essa tarefa! E mesmo que depois de pronta ela não fique do jeito que você gostaria, o mais importante é sua disposição e interesse em colaborar para o bom resultado de todos do grupo.

Veja alguns exemplos de como pode você ter iniciativa no trabalho em equipe:

  • faça mais do que pediram — se você já terminou o que foi pedido, adiante outras tarefas ou veja se precisa melhorar o que fez;
  • colabore com os outros — se você tiver um tempo livre, veja se seus colegas precisam de ajuda para terminar as tarefas deles.

Melhora a comunicação

Se você quer que o trabalho em equipe seja um sucesso, é importante que exista uma boa comunicação entre todas as pessoas, certo? Para isso, você precisa saber qual é o melhor momento para dar sua opinião, buscando sempre melhorar o trabalho que está sendo feito.

Para ter um bom relacionamento com seus colegas de equipe, você também precisa saber ouvir. Muitas pessoas só querem falar e dar a própria opinião o tempo todo, esquecendo de parar e ouvir o que os outros têm a dizer.

Se você precisa falar para a turma mas é muito tímido para mostrar sua opinião, pense no que quer dizer e anote. Se for preciso, treine um pouco antes da conversa. Se você fizer isso, vai ver que fica mais fácil mostrar o que pensa. Combinado?

Essa experiência vai ser muito útil quando você precisar falar de seus projetos em seu trabalho, por isso, não deixe a timidez dominar!

Ensina a resolver problemas com criatividade

É importante ter criatividade para resolver problemas que podem atrapalhar o andamento das tarefas da equipe. Não se preocupe se achar que não tem criatividade para tentar resolver alguma situação difícil. Para ser criativo, você precisa acreditar que é capaz e que pode contribuir!

Para ajudar a desenvolver seu lado criativo, faça cursos profissionalizantes, leia muito e pesquise sempre que tiver um tempinho sobrando. A criatividade pode ser treinada por meio de esforço e estudos. Por isso, não desista! Acredite em você e em sua força de vontade.

Você também precisa saber que, mesmo que sua ideia não seja colocada em prática, não significa que ela não tem valor. Nesse momento, o mais importante é aprender as habilidades de trabalhar em equipe.

Desenvolve respeito pelo jeito de ser do colega

Cada um tem sua própria forma de agir e pensar, por isso, nem sempre é fácil trabalhar com muitas pessoas. No entanto, é preciso respeitar as opiniões dos outros e saber mostrar suas próprias ideias para fazer com que a equipe tenha sucesso nos seus objetivos.

Por outro lado, trabalhar com mais pessoas é uma boa oportunidade para trocar experiências e aprender com as sugestões dos colegas. Além disso, um trabalho pode ter um resultado muito melhor quando é feito em grupo.

Para que essa união de ideias, criatividade e opiniões diferentes dê certo, é preciso prestar atenção em alguns detalhes:

  • saber esperar sua vez de dizer sem atrapalhar o colega;
  • respeitar o espaço do outro;
  • entender que é mais fácil resolver um problema quando pessoas diferentes fazem parte da equipe;
  • colocar em prática as experiências compartilhadas;
  • ter humildade para pedir ajuda;
  • dizer suas opiniões quando forem úteis para todo o grupo.

E então, percebeu como o trabalho em grupo ajuda a aprender várias práticas que vão ser muito úteis para o seu futuro? Na próxima vez que fizer um trabalho em equipe, preste bastante atenção e dê o seu melhor, pois tudo o que você aprender nessa experiência vai contar pontos em sua carreira profissional.

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