Saiba quais são os cursos do Sisu mais concorridos

Milhões de estudantes usam o Sistema de Seleção Unificada para conseguir entrar em uma universidade pública no Brasil. Mas nem todos entendem muito bem como esse sistema milagroso funciona e o que é preciso fazer para garantir uma vaga em um dos cursos do Sisu, como é conhecido.

É o seu caso? Neste post você vai poder tirar suas maiores dúvidas sobre o que é, como funciona e quais são os cursos mais disputados para quem tenta uma vaga pelo sistema. Vamos lá! \o/

Sisu, que bicho é esse?

Antes de qualquer coisa, a gente precisa entender o que é Sisu. Já de início precisamos deixar uma coisa bem clara: não é nenhum bicho de sete cabeças, ufa!

O Sistema de Seleção Unificada é um programa do Ministério da Educação (MEC) que garante vagas em universidades públicas aos estudantes que tiveram as melhores notas.

Para concorrer, o candidato precisa ter feito a prova do ENEM. Qualquer pessoa que tenha tirado uma nota maior que zero na redação vai poder participar do processo, que substitui aquele velho vestibular nas universidades cadastradas.

Não existe limite de idade ou renda para participar. Fala se não é bom demais esse negócio?! *-*

Como é feita a inscrição?

O Sisu é realizado TOTALMENTE pela internet, no seu site oficial. Tudo isso acontece de forma bem simples, é só relaxar e seguir as instruções que vão aparecer na tela. Para isso, o estudante precisa ter em mãos o número de inscrição do ENEM, além de suas informações pessoais, é claro (hehe).

Lembrando que apenas os estudantes que tenham feito a última edição da prova, no ano anterior, poderão tentar uma vaga. Fica de olho hein?! :O

Nota de corte? É perigoso?

Calma, não é nada disso que você está pensando! A nota de corte é a nota mínima que o estudante precisa ter para garantir sua vaga no curso escolhido. E não, não é perigoso! Apenas é bom acompanhar o período em que as inscrições estão acontecendo, já que a nota de corte muda dependendo das outras pessoas que estiverem tentando a mesma vaga que você.

Não quer se preocupar com isso? Estude bastante, se organize e faça uma boa prova no ENEM (hehe) ;P

Quais são os 7 cursos do Sisu em que a disputa é mais feroz?

A lista dos cursos mais concorridos pode mudar um pouquinho dependendo do ano ou até da época em que o Sisu acontece (início ou meio do ano). Aliás, ela pode variar até mesmo durante os dias em que as inscrições então acontecendo, por isso é importante ficar de olho!

Abaixo, você vai encontrar os 7 cursos em que a disputa por uma vaga foi feroz no início de 2018. Vai poder também ter uma noção da quantidade de candidatos que tentaram a mesma vaga. :O

Olha só!

Audiovisual

Com 67,54 candidatos por vaga, o curso de Audiovisual liderou o ranking dos mais disputados do Sisu 2018. Isso porque essa é uma das profissões que vêm crescendo muito no país. Além disso, é uma boa para quem curte tecnologia.

O mercado de trabalho é bem amplo e o formado poderá trabalhar com cinema, televisão e até mesmo criando cursos online.

Têxtil e Moda

Em segundo lugar, com 47,72 candidatos por vaga, temos o curso de Têxtil e Moda, em que o estudante aprende a criar novos modelos de roupas, coleções e também os processos que envolvem a produção das peças, ou seja, a parte industrial desse mercado.

Algumas possibilidades de trabalho após o estudo estão em lojas e grandes marcas. Quem se forma nesse curso pode também criar sua própria confecção! #TOP

Cinema

Foram 44,77 candidatos disputando por uma vaga no curso de Cinema. E fala a verdade, quem é que nunca pensou na possibilidade de dirigir um filme de sucesso?

Com essa formação, o cineasta poderá trabalhar como diretor de filmes, roteirista ou em alguma das mais diversas áreas que envolvem a criação cinematográfica.

Enfermagem

Com 42 candidatos por vaga, temos a Enfermagem, que garante ao profissional formado a possibilidade de atuar em clínicas, hospitais, postos de saúde e nos cuidados gerais com o paciente, auxiliando a equipe médica, cada um com a sua função.

Educação Física

Educação física entrou no ranking com 35,68 candidatos por vaga. As possibilidades de trabalho não se restringem às escolas: o profissional formado poderá atuar como educador físico ou treinador em academias, times de futebol etc. Ele também poderá trabalhar em clínicas, dependendo do seu objetivo profissional. ;D

Nutrição e Metabolismo

Ainda nas áreas de saúde e bem-estar, temos o curso de Nutrição e Metabolismo, com 35,33 candidatos por vaga. Esse profissional trabalha com foco no equilíbrio da alimentação do paciente, sempre em busca de mais saúde e qualidade de vida.

Medicina

Quem quer medicina precisa encarar esta realidade: foram 34,99 candidatos por vaga disputando para entrar nas faculdades mais concorridas do país. O médico formado poderá trabalhar, assim como os enfermeiros, em clínicas, hospitais, postos de saúde etc.

Moda

Bem parecido com o segundo curso desta lista, essa opção não vai falar muito da fabricação das roupas nas grandes indústrias. Aqui o foco é na criação.

Ou seja, se você quer trabalhar com moda, mas não faz muita questão da parte mais mecânica, esse curso pode ser a melhor opção! Além disso, ele é menos concorrido: em 2018, foram 32,81 candidatos por vaga. Uhul!

Agora, se a gente for levar em conta apenas o número de candidatos inscritos em cada curso, independentemente do número de vagas que cada um oferecia, a lista — segundo o Inep — ficaria assim:

  1. Medicina com 163.138 inscrições;
  2. Direito com 146.001 inscrições;
  3. Administração com 99.257 inscrições;
  4. Enfermagem com 71.597 inscrições;
  5. Pedagogia com 68.994 inscrições;
  6. Psicologia com 63.310 inscrições; e
  7. Educação Física com 56.001 inscrições.

Não passei, e agora?

Existem diversas formas de começar uma faculdade: ENEM, financiamentos, bolsas de estudo etc. Hoje em dia, só não estuda quem não quer! Além disso, o Sisu abre a opção de lista de espera, ou seja, dá para garantir uma vaga mesmo que você não tenha passado de primeira! <3

Ainda para quem fez o ENEM, o Prouni, que também é um programa do governo, oferece a chance de conseguir uma bolsa de até 100% em uma universidade particular.

Outra boa opção é fazer um curso profissionalizante, uma excelente escolha para quem está em busca de uma forma rápida e certeira de entrar no mercado de trabalho, mesmo que não tenha conseguido uma vaga em um dos cursos do Sisu. 😉

Quer saber mais sobre esse assunto? A gente pode ajudar! Conheça os cursos profissionalizantes oferecidos pela JUMPER. Até mais!

Share the Post:

Related Posts