Qual a melhor idade para começar a trabalhar?

É comum que o jovem busque maneiras de ter independência financeira. No entanto, o que ele não sabe é com quantos anos pode trabalhar. Afinal, conquistar liberdade para fazer as próprias escolhas é muito importante ainda na adolescência. Descubra como isso é possível!

Durante a transição entre a infância e a adolescência, é comum que os jovens comecem a buscar jeitos de conquistar a independência financeira, perguntando, muitas vezes, com quantos anos pode trabalhar? Afinal, nada como ter autonomia e liberdade na hora de comprar produtos e fazer escolhas. Como mais realizar essa vontade, senão entrando no mercado de trabalho?

No entanto, nem sempre é fácil entender com quantos anos pode trabalhar, por exemplo. Então, se você tem dúvidas quanto ao ingresso no mercado de trabalho durante a adolescência, acompanhe a leitura, uma vez que este post foi escrito especialmente para você!

Qual é a melhor idade para começar a trabalhar?

De acordo com a Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00), jovens entre 14 a 24 anos incompletos já podem para entrar no mercado de trabalho. A lei, que tem como principal função facilitar a entrada desse grupo no mercado de trabalho, permite que os jovens ampliem suas perspectivas para o futuro e desenvolvam habilidades profissionais.

No entanto, é importante ressaltar que, para entrar no mercado de trabalho, menores de 18 anos devem participar do programa jovem aprendiz. Essa regra existe para impedir a exploração do trabalho infantil e proteger.

Como funciona o Jovem aprendiz?

O primeiro passo para se tornar um jovem aprendiz é pesquisar as empresas da sua cidade que oferecem esse programa. Em seguida, é preciso entrar em contato, a fim de saber como e quando são oferecidas vagas de emprego.

As inscrições feitas no Senai, Senac e Ciee apresentam parceria com muitas organizações de todo o país, sendo, na maioria das vezes, responsáveis pela seleção e ministração do curso profissionalizante que ensinará o jovem sobre a futura profissão.

Tanto o cadastro quanto as inscrições são gratuitos, ou seja, você não deve pagar nada por isso. Porém, fique atento, pois algumas empresas estão cobrando valores de quem busca o primeiro emprego para fazerem esses cursos!

Tal prática não deve acontecer — todos os programas de jovem aprendiz são gratuitos, não podendo cobrar nada pela taxa de inscrição.

Então, a fim de participar do jovem aprendiz é necessário ter idade entre 14 e 24 anos. No entanto, fica a critério da empresa definir a idade mínima, desde que não seja inferior a 14 anos e nem acima dos 24 anos. Há exceção para os candidatos portadores de deficiência no qual não existe limite de idade.

Também é preciso ser matriculado ou já ter concluído o ensino médio, lembrando que os alunos das escolas públicas podem gozar de preferência na seleção, uma vez que o programa também promove a inclusão social.

Ainda é válido destacar que a frequência e o desempenho escolar podem ser diferenciais na hora do processo de seleção.

Onde é possível encontrar um trabalho para aprendiz?

A oferta de vagas para aprendizes é muito grande, porque, as empresas de médio e grande porte são obrigadas por lei a ter entre 5% e 15% da mão de obra da empresa composta por aprendizes.

Neste contexto, grandes empresas como Petrobrás, Correios, Banco Itaú, Caixa, Banco do Brasil, Vivo e Oi abrem processos de seleção todos os anos para jovens aprendizes com o intuito de manter o seu quadro de pessoal.

Entretanto, é importante dizer que as vagas nessas empresas são extremamente concorridas. Isso ocorre porque além delas agregarem experiência ao currículo, proporcionam os melhores benefícios e salários para o aprendiz.

Contudo, caso você não consiga uma dessas vagas, seguir para a indústria ou para o varejo pode ser uma boa ideia, já que esses segmentos são os que mais contratam aprendizes. As empresas de vendas, por exemplo, são consideradas o berço das oportunidades para os jovens que buscam o primeiro emprego.

Quais são os pré-requisitos para ser aprendiz?

Os pré-requisitos para ser um aprendiz variam de acordo com a empresa que oferta a vaga, pois, cada uma delas impõe as próprias exigências. No entanto, existem alguns requisitos que são comuns a todas elas. Confira quais são:

  • embora o programa se estenda aos jovens de até 24 anos, as empresas costumam recrutar jovens de 14 a 21 anos;
  • os candidatos devem estar devidamente matriculados no ensino fundamental ou médio;
  • além de estar matriculados, os aprendizes precisam estudar e ter boa frequência na escola;
  • o candidato deve ter disponibilidade para cumprir a jornada de trabalho de 6 horas;
  • o candidato deve estar inscrito em algum programa de aprendizagem de uma entidade qualificada — ONG, escola técnica ou sistema S — em formação técnico-profissional para aprimorar habilidades na área que atuará na empresa;

Quais são os direitos trabalhistas do aprendiz?

Os direitos trabalhistas do aprendiz não são muito diferentes dos direitos de um trabalhador comum. O salário, por exemplo, deve ser, pelo menos, o mínimo previsto em lei. Além disso, a carteira de trabalho do aprendiz deve ser assinada e as férias, e o 13°, pagos integralmente pela empresa. Confira outros benefícios:

  • carga horária de trabalho de apenas 6 horas, podendo ser estendida para 8 horas caso o estudante esteja no ensino médio.
  • vale-transporte;
  • vale-refeição;
  • plano de saúde;
  • possibilidade de efetivação na empresa.

Dessa forma, a maior diferença é no contrato com prazo determinado, que é até de até 2 anos. Por causa desse detalhe, caso o contrato do aprendiz seja concluído ou interrompido, a empresa contratante fica desobrigada de pagar indenizações como: multa sobre o FGTS e aviso prévio.

Como conciliar a rotina entre trabalho e estudo?

Manter uma rotina saudável, conciliando o trabalho e o estudo não é nada fácil. As pessoas que precisam lidar com os desafios da jornada dupla sabem que o foco e a dedicação são fundamentais para obter êxito nas tarefas diárias sem deixar o cansaço vencer.

Contudo, é possível vencer os obstáculos que aparecem no cotidiano adotando alguns métodos simples durante a rotina. Confira:

Otimize o seu tempo sendo seu próprio gestor

É muito importante que você aprenda a otimizar o seu tempo. Uma boa forma de fazer isso é imaginar que a sua vida é como uma empresa em que departamentos distintos com tarefas específicas precisam de coordenação. A sua coordenação!

Você sabe quais são as demandas de cada um desses departamentos? Sabe o que é preciso para alcançar seus objetivos no trabalho e nos estudos? Pensar assim permite que você entenda a importância de se organizar e se dedique tanto ao estudo quanto ao trabalho com equilíbrio.

Estabeleça suas prioridades

Agora que você tem uma visão mais geral da sua rotina, é preciso entender quais são as suas prioridades. Caso você esteja em uma semana de provas, o foco deve estar mais voltado para os estudos. No entanto, se seu chefe pedir para que você se dedique a uma certa atividade, é importante que sua atenção fique voltada para ela.

No momento em que você estabelecer as suas prioridades, saberá exatamente o que deve ser feito e a ordem em que deve ser feito para concluir as tarefas com sucesso.

Faça um cronograma de atividades

Uma boa maneira de colocar toda essa teoria em prática é montar um cronograma de atividades. Escolha um determinado dia de cada semana e planeje a semana seguinte indicando os horários e os dias para cada tarefa que você precisa realizar.

Durante a montagem desse cronograma, não se esqueça de incluir os momentos de descanso e lazer. Nada de abrir mão desses momentos, certo? Eles são fundamentais para manter sua saúde mental, física e emocional. Equilíbrio é a palavra-chave!

Não se sobrecarregue

É comum que as pessoas que trabalham e estudam se sobrecarreguem com funções extras. No entanto, é preciso tomar cuidado com isso: assumir mais responsabilidades do que é possível cumprir pode acabar prejudicando sua rotina de estudos e interferindo na qualidade do seu trabalho. Nada bom, não é?

Faça adaptações na rotina

Quando se ingressa no mercado de trabalho, é preciso fazer ajustes nos horários, uma vez que o tempo que era dedicado exclusivamente à escola é reduzido.

Por isso, para se dedicar verdadeiramente aos estudos, planeje a sua semana com o objetivo de não deixar as tarefas acumularem. Nesse sentido, uma boa dica é separar uma hora do seu dia para revisar os conteúdos e fazer exercícios.

Caso você estude a noite e tenha uma carga horária de oito horas, estudar parecerá mais desafiador e cansativo. Para driblar esse problema, que tal transformar os conteúdos estudados na sala de aula em áudios para ouvir no caminho até o trabalho? Pode ser uma boa saída!

Quais as principais habilidades exigidas no mercado de trabalho?

Se você pretende adentrar no mercado de trabalho, é importante desenvolver algumas habilidades essenciais. A seguir, saiba quais são elas!

Agilidade na tomada de decisão

Assim que oportunidades de negócios surgirem, o profissional deve analisar sua importância, tendo em vista que isso envolve a necessidade de assumir riscos. Caso contrário, corre-se o risco de perder tempo para resolver problemas ou mesmo fechar bons contratos.

Proatividade

Com o mercado de trabalho seguindo um caminho de investimentos reduzido, é imprescindível que a pessoa apresente resultados tanto de curto quanto de médio prazo, com a finalidade de ter mais proatividade obter vantagens sobre outros profissionais.

Noção de urgência

Diante de situações muito complicadas, qualquer detalhe parece ser urgente. Em vista disso, o profissional deve desenvolver uma noção de urgência com o objetivo de saber quais as prioridades. Desse modo, é possível tomar decisões com mais facilidade.

Visão sistêmica

Não importa a área em que o indivíduo atue. É muito importante que ele tenha uma visão sistêmica do objetivo da empresa para organizar e direcionar sua equipe de maneira mais adequada. Certamente, isso é um bom diferencial profissional.

Empreendedorismo

Seja a mudança boa ou não, ela sempre gera oportunidades. Portanto, o profissional que tenha uma característica mais empreendedora e que mais criativa, apresenta melhores ideias mesmo trabalhando em mercados considerados mais complicados.

Competitividade

Objetivos bem definidos, estar atento para realizar bens as tarefas, além de ter tendência para criar são fatores ligados à competitividade. Isso é a recomendação para se obter o sucesso!

Tais competências estão diretamente associadas aos aspectos emocionais e motivacionais. Assim sendo perguntar-se sobre seus objetivos ou sobre o que realmente gosta de fazer e evitar rotinas de trabalho é uma excelente maneira de aumentar essa qualidade.

Autoconhecimento

Ter autoconhecimento é fundamental para assumir riscos. Logo, ao conhecer-se bem é algo excelente para o meio empresarial, principalmente para quem quer se tornar líder.

E aí, nosso post ajudou você a entender com quantos anos pode trabalhar? Aproveite, então, para assinar a nossa newsletter e receber novidades diretamente em sua caixa de e-mail.

Share the Post:

Related Posts