Para fazer estágio é preciso estar na faculdade? Entenda!

No ensino médio, você e seus colegas começam a ter uma série de novas preocupações, não é mesmo? Entre os planos, aparece também a luta pelo primeiro emprego, que envolve saber combinar estudos e trabalho para que seu rendimento na escola não fique prejudicado.

Parece difícil, mas isso é possível se você pensar em fazer estágio! Estágio? No ensino médio? Isso mesmo! Ao contrário do que muita gente pensa, o estágio não é apenas para quem já está na faculdade.

Ele é regulamentado pela Lei 11.788 de 2008, que diz que o aluno pode trabalhar dessa forma se estiver no ensino superior, no ensino médio ou, até mesmo, nos anos finais do ensino fundamental. Ou seja, é uma oportunidade incrível de você entrar no mercado de trabalho antes mesmo de terminar a escola.

Quer saber mais sobre o assunto, entender exatamente como funciona o estágio e descobrir como você pode conseguir o seu? Então, continue a leitura e fique de olho!

Como funciona um programa de estágio?

O objetivo do estágio é que você comece a se preparar para uma profissão e tenha contato com outros profissionais da área. Com isso, você aprende novas habilidades e desenvolve qualidades como independência, responsabilidade, liderança e a ter iniciativa.

Mas algo muito importante no estágio é que ele jamais pode atrapalhar a sua vida escolar! Por isso, a sua carga de trabalho deve ficar entre 4 e 6 horas por dia e você pode estagiar apenas no turno que você não estiver na escola. Assim, é possível fazer os dois com tranquilidade, você só precisa ser responsável e organizado!

De acordo com a lei que falamos na introdução, o estágio é como uma oportunidade de crescer profissionalmente, com uma pessoa ensinando o serviço, tirando suas dúvidas e avaliando o que você faz. Ou seja, seu trabalho vai ser gerenciado por um funcionário da área, que vai fazer o máximo para que você aprenda tudo o que vai executar dentro da empresa.

Mas como funciona um programa de estágio? Descubra agora!

O processo seletivo

A seleção para escolher os estagiários muda muito de empresa para empresa. As maiores contam com programas de estágio bastante completos, já que possuem uma equipe com vários estudantes trabalhando ali dentro.

As empresas costumam fazer um processo seletivo longo e difícil. Então, preste atenção nas datas e capriche no seu currículo! Essas vagas podem exigir habilidades e conhecimentos específicos, mas oferecem boas chances de você conseguir um emprego fixo depois que você se formar no ensino médio.

Nas empresas menores, a seleção de estágio é feita de acordo com o que ela precisa, já que a equipe de estagiários é menor. Então, fique ligado e não perca nenhuma oportunidade! Você pode encontrar grupos nas redes sociais e sites para a divulgação de vagas, além de pedir dicas para seus colegas e professores.

O contrato

Como já falamos, o estagiário trabalha entre 4 e 6 horas por dia. Ele também tem direito ao vale-transporte e, em algumas empresas recebe o vale-alimentação. O salário do estagiário se chama bolsa-auxílio e varia de acordo com cada vaga.

O contrato de estágio vale por, no máximo, 2 anos. Mas o mais comum é a empresa fazer um contrato de 6 meses, que pode ser assinado novamente até alcançar esse tempo máximo de 2 anos. Depois, se você e a empresa quiserem, pode acontecer de você ser contratado com carteira assinada! Não é o máximo?

Por que fazer estágio?

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, por isso, tudo o que você fizer ou tiver para oferecer a mais é muito importante. Quando você se formar, o currículo de quem fez um estágio vai ter mais dessas habilidades extras do que o de quem ainda não começou a trabalhar.

Além disso, o estágio oferece oportunidades de você aprender coisas que vão ser muito úteis na sua vida profissional, seja qual for a área que você siga. Depois, como você ainda está no ensino médio, ser estagiário pode ser uma ótima chance de testar diferentes empresas e áreas e, assim, você consegue descobrir o que você realmente quer fazer.

O estágio ainda oferece a oportunidade de você ter seu próprio dinheirinho. Com isso, você conquista mais independência e responsabilidade, além de poder ajudar em casa com o que for necessário.

Como conquistar o seu estágio?

Agora que você já viu que estagiar durante o ensino médio é uma oportunidade incrível, está na hora de descobrir como conquistar a sua vaguinha. Prepare-se!

1. Monte seu currículo

O seu currículo é a primeira coisa que os recrutadores vão saber sobre você. Então, capriche!

Por ainda estar na escola, você deve ter pouca ou nenhuma experiência profissional, mas não se preocupe! Para tampar esse buraco, faça uma lista com todas as suas habilidades, como ser bom com computadores e internet, ter iniciativa, ser responsável e ser organizado.

Coloque, também, qualquer curso que você já fez, como informática, inglês ou teatro. Se tiver um curso profissionalizante, melhor ainda! Está envolvido com atividades extra na escola, faz trabalho voluntário, é ativo na comunidade? Vale colocar sobre tudo isso também!

2. Pense nos seus objetivos profissionais

Já que a maioria dos candidatos a um estágio tem pouca experiência profissional, o que mais conta para a empresa? Os seus objetivos profissionais! Eles vão querer saber o que você quer aprender como estagiário e como você acha que essa oportunidade vai ajudar no seu futuro.

Os objetivos profissionais, que devem aparecer no seu currículo, mostram para a empresa que você tem determinação e força de vontade. Assim, eles vão entender que você está realmente interessado na vaga e que pretende aprender muito ali dentro.

3. Saiba como a empresa trabalha

Oba! Seu currículo foi selecionado e você passou para a próxima etapa da seleção! Na entrevista, é muito importante que você mostre que seria uma pessoa valiosa para a equipe. Hoje, as empresas não procuram só por experiência e conhecimento, mas também por alguém que se encaixe ali dentro e que vai conseguir trabalhar bem ao lado das outras pessoas.

Por isso, mostrar que você entende como a empresa funciona é um grande diferencial. Ela é mais moderna ou mais tradicional? O ambiente é formal ou descontraído? Quais são os produtos ou serviços que a empresa vende?

Para descobrir tudo isso, pesquise na internet, entre no site da empresa e dê uma olhadinha nas redes sociais. Isso tudo vai mostrar que você se interessa e que se preparou para a entrevista, o que vai contar muitos pontos a seu favor.

Com essas dicas, deu para entender que não é necessário estar na faculdade para fazer estágio, não deu? Se você estiver no ensino médio e até no fundamental, você já pode fazer o seu currículo, começar a procurar por algumas vagas e se preparar para entrar no mercado de trabalho mais cedo!

E então? Está pronto para fazer estágio e entrar para o mercado de trabalho? Para mais dicas como essas, curta nossa página no Facebook!

Share the Post:

Related Posts