Internet das coisas: o que é e como ela impacta as tecnologias que usamos?

São muitas as oportunidades geradas com a evolução da internet! Conseguimos usar aplicativos pelos smartphones, fazer ligações com relógios (wearables) e, até mesmo, colocarmos aquela música do momento para tocar na televisão. Tudo em questão de segundos! Sejam muito bem-vindos à era da tecnologia, amiguinhos! Isso é a internet das coisas. :O

Essa revolução na tecnologia tem facilitado o modo em que usamos itens do dia a dia — como cafeteiras e fogões. Por isso, se qualquer dia desses você ver um colega navegando pela internet por meio de uma geladeira, fique tranquilo! Você não está ficando louco! xD

Afinal, esses dispositivos super conectados à rede já se tornaram realidade nos dias de hoje! E acredite, ainda há muito o que ser visto em um futuro muuuuito próximo!

Agora, quer saber tudinho sobre a internet das coisas e como ela é usada no dia a dia das pessoas? Então, continue com a gente neste post! \o/

O que é a internet das coisas e como ela funciona?

O termo internet das coisas ou, para quem curte inglêsInternet of Things (IoT) representa todas as máquinas e dispositivos eletrônicos, como celulares, geladeiras, relógios, aparelho de som, carros etc., que são programados para conectar com a internet. Isso faz com que tudo esteja interligado — igual aquela série Black Mirror da Netflix, sabe? :O

Graças à IoT, você consegue colocar para tocar no som da sua casa aquela música irada do seu celular. Tudo o que você precisa fazer é ligar o Bluetooth e pronto! Som e celular estão conectados, trocando informações (músicas) pela rede, para que você relaxe e curta numa boa. xD

Mas antes de falarmos um pouquinho mais sobre a internet das coisas no dia a dia, vamos explicar como foi possível tudo isso. Lááá nos anos 70, nos Estados Unidos, a internet que você usa hoje para jogar aquele game daora era usada para outra finalidade.

Sim! Não é todo mundo que sabe, mas pouquíssimas pessoas tinham acesso à essa rede. A internet foi inventada pelos americanos para que eles se defendessem durante um período que ficou conhecido como guerra fria, que rolou logo após o fim da segunda guerra mundial — tá vendo como ter prestado atenção na aula de história foi importante? 😉

A gente está contando tudo isso, porque a internet de hoje só existe por causa da pesquisa e trabalho das universidades americanas dedicado naquele tempo. Depois disso, já no finalzinho dos anos 90, os computadores e serviços de rede, como banda larga e Wi-Fi, já tinham toda a estrutura (inclusive a internet) para, enfim, usar a IoT.

Como a internet das coisas é usada na vida das pessoas?

Por volta de 1998, a IoT era usada apenas pelas empresas para ajudar no reconhecimento dos produtos que eram fabricados. Como assim? Pensa só em uma fábrica que produz chocolate. Naquela época, a IoT conseguia identificar cada bombom e para qual caixa ele seria levado. Isso ajudou muito as indústrias a melhorar suas produções.

Mas o legal mesmo foi depois disso, com a conexão de coisas mais simples do nosso dia a dia, como geladeiras e fogões. Então, se liga só como a IoT tem revolucionado a vida das pessoas! xD

Carros

O que no início dos anos 2000 era dito como “coisas que só existem no cinema”, hoje é a realidade de muita gente. Os carros de hoje conseguem fazer até o que a galera toda duvidava! 😐

Por exemplo: os carros mais comuns, que são fabricados hoje, são programados para receber dados de celulares Android e iOS pelo Bluetooth. Com isso, você consegue enviar mensagem pelo WhatsApp, usando o sistema do seu carro! (desde que seu celular esteja conectado, claro).

Além disso, você também consegue localizar qualquer endereço pelo Google Maps apenas dizendo para o carro onde você quer ir! Sim! Isso até mesmo ajuda os motoristas mais distraídos a ficarem 100% atentos ao volante.

Outro exemplo fantástico são os carros fabricados pela empresa americana Tesla. Eles já são programados para andar pelas ruas sem motorista. Absurdo? Nem é! Pode acreditar! Esses veículos conseguem até estacionar so-zi-nhos! Massa demais, não é?! 😀

Mas não paramos por aqui! Outras grandes marcas, como BMW e Ford, também estão investindo pesado na criação de carros mais poderosos, que fazem tudo isso e até mais, com um simples comando de voz.

Eletrodomésticos

Como se não bastasse, os eletrodomésticos também não estão de fora! Geladeiras, cafeteiras e fogões são exemplos de dispositivos que passaram a ser controlados pela internet.

As geladeiras equipadas com a tecnologia, por exemplo, são muito mais do que simples locais para guardar aquele bolo delicioso feito por sua mãe, já que, agora, elas têm sistemas operacionais que:

  • conseguem dizer quando a comida vai acabar (ok, nós também achamos essa última opção bizarra!).;
  • quando aquele sanduíche esquecido há dias vai perder a validade;
  • fazer pedido online ao supermercado;
  • e muito mais!!! xD

Drones

Outro avanço da IoT são os drones — que são aqueles objetos do tamanho de aviões de brinquedo com uma câmera de vídeo instalada. Eles têm se tornado cada dia mais úteis no transporte.

Se você está se perguntando: “Como assim?”, calma! Nós vamos explicar! Se liga só!

Esses pequenos objetos conseguem sobrevoar até 5 km de distância do seu ponto central (onde fica o controle remoto do drone). Com isso, por exemplo, a empresa Amazon já se beneficia desse dispositivo para entregar rapidinho os pedidos dos clientes.

Smart glasses

Os smart glasses são óculos que chegaram diretamente do futuro! Eles são dispositivos bem pequenos que são colocados no topo do óculos e refletem sobre as lentes as imagens, como se fosse uma tela de computador na sua frente. Empresas como Microsoft, Apple e Google já lançaram versões desse dispositivo.

Mas você deve estar se perguntando: “tá, mas o que é que eu posso fazer com isso?”. Muita coisa!! 😀

Com esses óculos, por exemplo, você consegue fazer uma chamada de vídeo para o seu amigo e avisar que vai ter que desmarcar aquele joguinho de quarta à tarde, sem ter que discar qualquer botão. Isso porque as ligações são feitas pelo simples comando da sua voz.

Ou então, caso você esteja achando que vai cair um chuvão mais tarde, não tem problema! Com ele, você pode conferir a previsão do tempo e ficar ligado no clima. Vish! Já começou a chover e esqueceu o seu guarda-chuva? Relaxa! Os óculos também conseguem traçar o caminho mais rápido de volta para a sua casa. Ufa!

Óculos de realidade virtual (VR)

Agora a grande novidade do momento é o óculos de realidade virtual! Para você entender melhor, eles têm o formato de pequenas caixas retangulares, que são colocados na frente dos olhos do usuário. Todo o campo de visão é, então, focado na realidade virtual que se passa dentro do smartphone — que é encaixado nesse óculos.

Empresas desenvolvedoras de jogos para celular já estão criando games que consigam interagir mais com essa realidade virtual. Agora, imagina só se, além do óculos, você corra sobre uma esteira que simule um cenário de guerra! Ou esteja dentro de um carrinho que se mova, dando a impressão de que você está em uma montanha russa? Divertido? Demais!

Mas não é só para jogos que os óculos podem ser usados, não! Muitas escolas e universidades já usam eles no ensino. Assim, os estudantes conseguem assistir aulas em qualquer lugar, a qualquer hora — depois disso, vai ficar bem mais fácil de rever toda a matéria no dia que você faltou, né?

A conexão entre os dispositivos eletrônicos só foi possível porque surgiu a internet das coisas. Pra deixar o dia a dia das pessoas mais fácil ou, até mesmo, mas divertido, a internet das coisas vai continuar trazendo novidades e nos deixando cho-ca-dos!

Gostou do artigo? Achou interessante o que é e como é a internet das coisas é usada no dia a dia? Então, não esqueça de curtir nossa página no Facebook e fique por dentro disso e muito mais! \o/

Share the Post:

Related Posts