Informática no mercado de trabalho: o que saber para diferentes áreas?

Fala sério, você deve ser uma daquelas pessoas que passa horas e horas no computador, mexendo no Facebook, no Instagram ou no Twitter, não é mesmo? Então, você já tem uma noçãozinha sobre informática ⌨. Mas, para conseguir um emprego e cumprir algumas atividades, você vai precisar de mais do que isso.

Calma! Você não tem que ser o master blaster bonzão do computador, mas saber o básico pode, sim, fazer a diferença para ser contratado. É que, para realizar algumas tarefas, você deve conhecer um pouco sobre alguns programas importantes.

Vem com a gente, que nós vamos explicar direitinho a importância da informática no mercado de trabalho hoje e o que você precisa saber para se dar bem. *-*

Computador para (quase) tudo

Vamos combinar que o computador, assim como a internet, veio para facilitar a vida. Ele ajuda a economizar um tempão que a gente perderia se fosse fazer tudo à mão. Por isso, essa máquina também é fundamental em muitas profissões.

E não estamos falando só das pessoas que trabalham no setor de informática de uma empresa não! É legal que cada funcionário saiba o básico sobre PC. Afinal, com ele, você pode criar documentos, editar fotos e imagens, montar apresentações, elaborar planilhas etc. Ou seja, em quase tudo que você vai fazer em um emprego, o computador vai ser seu parceiro inseparável.

Então, é claro que você tem que ter uma noção sobre como ele funciona, quais são os programas mais importantes e para que cada um deles serve. O mercado de trabalho tem buscado profissionais com conhecimentos variados, porque o que eles querem é contratar menos gente que consiga fazer mais tarefas.

Para cada vaga, um (ou alguns) programa(s)

Deu pra sacar a importância de entender um pouco de informática para mandar bem em qualquer emprego, não é? Mas, não emociona não! Você não precisa sair por aí fazendo qualquer curso para aprender tudo. Tem que ter foco.

É que, dependendo da vaga que você quer, alguns programas vão ser mais úteis que outros. Por isso, fique ligado no que você quer e procure cursos específicos que ensinem a trabalhar com eles. Se liga aí em alguns exemplos que nós trouxemos para você.

Illustrator e Photoshop

Sabe o Designer Gráfico, aquele profissional da comunicação que cria imagens, produtos e textos bem criativos? Então, exatamente por causa do estilo de trabalho dele, os programas Illustrator e Photoshop são importantíssimos!

Basicamente, com eles, é possível editar fotos, inserindo objetos, pessoas ou escritos, tratar imagens, criar logos para empresas, elaborar banners para a web, fazer montagens etc. Usando esses programas, tudo isso ganha uma cara mais profissional — nada de usar o famoso paint para isso, hein?! Esses trabalhos pedem um acabamento mais bem elaborado.

Pacote Office e Excel

Para quem vai trabalhar na parte administrativa de qualquer empresa, é quase obrigatório entender de Pacote Office. Tá ligado em quais programas são esses? Não? Calma aí, que já vamos explicar.

O Pacote Office é um conjunto de programas que são muito usados por uma galera, para fazer várias coisas no dia a dia de uma empresa. É o famoso “pau para toda obra”, sabe como é? Nele, você tem:

  • Word, para criar, editar e formatar textos (muito provavelmente, é nele que o seu professor elabora as provas da sua turma, por exemplo);
  • Power Point, para aquelas apresentações dinâmicas que seu professor já deve ter passado em sala de aula, com imagens e textos animados;
  • Access, que é um banco de dados, onde você pode registrar clientes e produtos, por exemplo;
  • Outlook, que gerencia contas de e-mail, além de contar com calendário, controlar agenda e compromissos;
  • Excel, um programa para elaborar planilhas e que faz cálculos, facilitando atividades de contabilidade, fluxo de caixa, planejamento de despesas, controle de vendas, entre outras utilidades.

Com tantas funções, dá para perceber como o Pacote Office, incluindo o Excel, podem fazer a diferença e acelerar muito o seu trabalho. E, sabendo mais que o básico deles, você sai na frente na disputa por uma vaga de emprego.

Dreamweaver

Se, para você, navegar na web não é suficiente e você curte, também, desenvolver e editar páginas da internet, você tem que conhecer o Dreamweaver. Esse programa permite criar e modificar os websites.

A melhor parte de trabalhar com ele é que você não precisa criar aqueles códigos de programação super difíceis. Então, é mais fácil aprender como usá-lo e, depois, aplicá-lo nas suas atividades profissionais. Saber usar o Dreamweaver, com certeza, fará você se destacar.

Afinal, com tanta gente tendo acesso à internet, as empresas estão buscando ocupar o seu lugarzinho nela. Só que, para isso, elas precisam de alguém que entenda do assunto. E, tcharaaan, aí está você, que, ligado nisso, tá preparadíssimo para ocupar a vaga! ;D

AutoCAD

Para trabalhos com projetos estruturais e construções, o AutoCAD é O programa! Então, se a vaga que você procura é para as áreas de arquitetura e engenharia, você PRECISA fazer um curso e aprender sobre ele.

Com esse programa, você pode gerar e ver desenhos técnicos e projetos de construção civil e de acabamento em 2D ou 3D. Tudo isso usando ferramentas que aplicam escalas — aquelas que você já deve ter visto nas aulas de Geografia, em mapas, sabe? —, tornando o desenho ainda mais realista.

Demais, não é mesmo? Assim, ele permite que você e o cliente que contratou a obra vejam o resultado final antes mesmo de os pedreiros colocarem a mão na massa (literalmente, rs). Ou seja, sacando tudo de AutoCAD, suas tarefas podem ser feitas rapidão e com qualidade. <3

Se você se encaixa em algum desses casos, procure um curso profissionalizante que ensine a trabalhar com esses programas. Com uma formação de qualidade e um currículo #TOP, você vai ficar por dentro de todas as ferramentas que precisa para fazer suas tarefas.

Sendo assim, que tal sair do básico das redes sociais e aprender mais sobre computador, trabalhando com esses programas? Como você viu, informática no mercado de trabalho, hoje, é tipo arroz e feijão, inseparáveis! Então, não se esqueça: para se destacar e conseguir um bom emprego, você tem que ralar e estar por dentro do assunto.

Ficou interessado e quer se capacitar em informática? Nós podemos ajudar! Chama a gente aí!  \o/

Share the Post:

Related Posts