Estabilidade no emprego: conheça 8 atitudes para te manter estável no trabalho

Se você acompanha as notícias pela TV ou pela Internet, já deve ter ouvido falar das informações assustadoras sobre o aumento no número de desempregados no Brasil, não é mesmo? Por isso, saber o que fazer para conseguir mais estabilidade no emprego pode ajudá-lo bastante a se sentir mais confiante e tranquilo no trabalho.

Para isso, medidas simples podem ser praticadas no dia a dia nas empresas para melhorar a relação com os outros colegas, conseguir mais satisfação de seu chefe e até aumentar as chances de ser promovido!

E, aí? Quer descobrir quais são as atitudes que podem fazer toda a diferença no trabalho? Então, continue com a gente neste post e confira nossas 8 dicas! Vamos lá?

1. Mantenha uma boa postura profissional

Parece bobeira, mas, quando seu chefe pede mais cuidado com o uniforme, ele diz isso por um motivo muito sério. A roupa que você usa no trabalho é nada menos do que a imagem que a empresa quer passar aos clientes. Assim, mantê-la sempre limpa e passada é fundamental.

No entanto, esse é apenas um exemplo do que vem a ser considerada uma boa postura profissional. Mexer no celular, dizer palavrões e ser impaciente com os clientes também são comportamentos nada positivos para você, para seu chefe e para a empresa. Por isso, conheça bem as regras de postura de onde trabalha e siga todas com muita atenção! 😉

2. Mostre serviço

Muitas vezes, conseguir uma promoção ou um aumento no salário só depende de como você vende o seu peixe dentro das empresas. Isso porque supervisores estão sempre à procura de funcionários que estejam prontos para mostrar aquilo que sabem fazer de melhor.

Então, não seja tímido em se destacar. Pergunte a seu chefe como pode ajudá-lo, mostre interesse em aprender coisas novas, não tenha medo de começar algo diferente no emprego, seja resiliente e procure sempre ser rápido, mas com qualidade.

3. Seja pontual

Atrasos jamais são vistos com bons olhos pelos demais colegas e, muito menos, pelo patrão, afinal, podem afetar o desempenho de toda a equipe. Por isso, se você precisa pegar um ônibus para chegar até o trabalho, fique atento aos horários dos itinerários. Faça planos para que, caso algum imprevisto aconteça, você consiga estar na empresa a tempo.

Assim, por exemplo, sempre saia de casa uns 10 minutos antes da hora normal. Isso pode ser a conta exata para não perder o seu ônibus e não ter que esperar um tempão pelo próximo. #esperaaímotorista

4. Não falte no serviço sem necessidade

Você talvez esteja pensando: “uma vez, eu fiquei muito gripado e não consegui sair da cama. Daí, acabei ligando para a empresa e pedi para faltar. Será que fiz o certo?”. A resposta é SIM. As faltas são um direito de todo trabalhador e devem ser usadas em situações extremas, como essa.

Mas essas mesmas faltas somente podem cobrir os imprevistos. Isso porque, caso as ausências comecem a acontecer, por exemplo, toda semana, seu patrão pode vir a pensar que você não esteja mais interessado no trabalho. Dessa forma, conseguir aquela promoção maneira pode ser mais difícil.

5. Não faça fofocas

Todo mundo sabe que as fofocas são um perigo não só no ambiente de trabalho, mas também fora dele. Afinal, repassar informações duvidosas sobre outras pessoas, muitas vezes, atrai dor de cabeça, bate-bocas desnecessários e inimizades. Ninguém quer isso, certo?

Como as fofocas no trabalho interferem na boa relação entre os colegas, a produtividade, o desempenho e os resultados podem cair bastante, sem sombra de dúvidas. E sabe quem não vai gostar nada, nada disso? Pois é, seu chefe! Por isso, corra das fofocas como se não houvesse amanhã, combinado?

6. Respeite seus colegas de trabalho

Não fofocar é uma das grandes regras para manter uma relação saudável entre os colegas de trabalho. Mas há também outras medidas que podem melhorar, ainda mais, essa troca diária entre as equipes.

Assim, seja sempre simpático e amigável com todos. Se perceber que uma discussão sobre o trabalho está começando, respire fundo e tente mostrar da maneira mais educada e clara possível os seus argumentos. O respeito é o elemento-chave para conseguir novas oportunidades nas empresas. Lembre-se disso! 🙂

7. Não misture sua vida pessoal com a profissional

Embora pareça bastante simples, essa dica é uma das mais difíceis de se colocar em prática. Afinal, muitas vezes, não é nada fácil deixar de lado as emoções e preocupações, como quando se descobre que a nota do ENEM não foi das melhores. :/

Ainda assim, saber separar o pessoal do profissional é importantíssimo. Isso para que os seus problemas não interfiram no rendimento do trabalho. Contudo, caso a situação seja muito séria, tente conversar com o seu chefe e veja se é possível conseguir um tempo livre para resolver toda a questão.

8. Nunca pare de aprender

Não há dúvidas de que as grandes companhias têm procurado por profissionais que estejam preparados para atuar em diferentes áreas. Por isso, a aprendizagem contínua é a palavra de ordem em qualquer carreira nos dias de hoje.

Para isso, os cursos profissionalizantes são opções geniais para aqueles que querem sempre aprender algo novo, sem pesar no bolso, para se destacar nas empresas. A JUMPER!, por exemplo, oferece mais de 500 cursos presenciais e a distância nas áreas de idiomas, saúde, tecnologia, administração, negócios e indústria.

Além disso, cursos preparatórios também estão disponíveis, caso você esteja pensando em tentar o ENEM logo, logo. Dessa forma, conseguir a estabilidade no emprego e salários maiores no trabalho é questão de tempo e, claro, de dedicação.

Portanto, embora o mercado de trabalho esteja cada dia mais exigente, ainda assim, é possível conseguir a tão sonhada estabilidade no emprego. Para isso, é importante que pequenos gestos tornem-se hábitos no trabalho, como ser pontual, respeitar os demais colegas e manter uma boa postura profissional.

Estar em contínua aprendizagem também é outro segredo para o sucesso em qualquer carreira profissional. Por isso, os cursos profissionalizantes oferecidos pela JUMPER! podem ajudar muito você a conseguir grandes oportunidades em pouco tempo.

Percebe como o estudo é fundamental para garantir a estabilidade no emprego? Então, entre em contato com a gente e conheça mais sobre nossas opções de cursos!

Share the Post:

Related Posts