Entrevista de emprego: 10 dicas para você ter sucesso

A falta de preparação para a entrevista de emprego pode custar uma grande oportunidade na carreira. Portanto, você precisa se preparar para saber o que falar e como se comportar, aumentando sua confiança e mostrando ao recrutador que é o candidato que ele procura.

Com a crise que se estabeleceu no país, várias empresas cortaram gastos e custos operacionais — resultando em pouca ou nenhuma contratação. Sendo assim, os jovens que estão em busca de uma oportunidade encontram dificuldades até para uma entrevista de emprego.

Acontece que ser chamado para uma entrevista tornou-se uma oportunidade rara, por isso, não deve ser desperdiçada. Por isso, você precisa entender como é a avaliação do recrutador e se preparar para aumentar suas chances, concorda?

Se esse é o seu caso, este post é para você! Nele, separamos 12 dicas para preparar aqueles que estão em busca de uma oportunidade no mercado, ajudando a garantir a vaga dos sonhos. Confira!

1. Pesquise sobre a empresa

Pesquisar a empresa é, sem dúvida, a primeira coisa que você deve fazer ao receber um convite para uma entrevista de emprego. Isso porque os candidatos que conhecem informações relevantes sobre os empregadores passam uma boa impressão para os recrutadores — além de saírem na frente quando precisarem escrever uma redação, por exemplo.

Na prática, você pode:

  • entender a origem da organização, conhecendo sua história, tamanho e missão no mercado;
  • conhecer a cultura e valores organizacionais;
  • saber quais são os desafios que ela enfrenta;
  • pedir feedback dos próprios funcionários;
  • acompanhar o comportamento dela nas redes sociais, como conteúdos, interação nos comentários e avaliações.

2. Seja pontual e considere sua apresentação pessoal

Diferente do que muitos imaginam, chegar com muita antecedência ao local não é bem-visto pelo empregador, demonstrando que precisa controlar sua ansiedade. No entanto, chegar atrasado é, naturalmente, muito pior. O ideal é chegar de 10 a 15 minutos antes do horário marcado.

Saiba que a apresentação pessoal também conta pontos na hora da seleção, já que a primeira impressão é a que fica. Para não cometer erros, pesquise como os funcionários da empresa se vestem e identifique um padrão. Algumas empresas são mais descoladas, já outras pedem uma vestimenta formal.

Viu tudo isso e ainda está com dúvidas? Então, prefira optar por roupas e sapatos de cores neutras, adereços discretos, barba feita e cabelos presos. Assim, não tem erro.

3. Saiba falar de seus resultados positivos

Mais importante do que listar seus conhecimentos e atividades profissionais, seja em empresas anteriores ou até mesmo em escolas, ou trabalhos voluntários, o recrutador quer conhecer seus resultados. Ou seja, quais foram suas conquistas? Como você criou soluções ou resolveu problemas no dia a dia?

Ao demonstrar esses resultados, o recrutador faz uma pequena prévia de como você poderá ajudar na empresa e crescer junto da equipe. Caso contrário, o que você diz pode soar controverso. Afinal, palavras são meras palavras, concorda? Então, pense em situações que você resolveu, destacando como elas estavam e como ficaram depois da sua solução.

Por isso, se prepare para falar de suas conquistas e realizações na carreira ou na vida pessoal. Esses fatores costumam despertar o interesse do entrevistador, como explicamos melhor agora.

4. Use exemplos reais para mostrar suas competências

Também é importante parar e avaliar o papel que desempenhou durante as diferentes fases da sua vida. Dessa forma, será possível verificar quais foram os desafios enfrentados e o que foi aprendido com cada um deles.

Utilizar situações do cotidiano escolar ou familiar também pode ser útil. O mais importante é que você explore as experiências passadas e demonstre como age sob pressão e como superou os obstáculos que apareceram.

Essa prática é importante, já que demonstra ao recrutador suas competências em vez de um mero discurso ensaiado. Assim, você terá mais credibilidade na hora da avaliação do seu perfil.

5. Conheça seus pontos fortes e em desenvolvimento

Sabe aquela frasezinha que amedronta todo mundo: “quais são seus pontos fortes e fracos”? Você também precisa se preparar para ela. Para isso, liste seus pontos fortes e mostre para o entrevistador como lida com os pontos em desenvolvimento sem que eles se tornem prejuízos para o seu trabalho na organização.

Por isso, ao falar dos seus pontos fortes, você deve expor suas características pessoais e profissionais positivas e comprovar todas elas com base em fatos que aconteceram no trabalho e na vida pessoal.

Sobre os pontos a desenvolver, não tenha medo. A pergunta só costuma ser feita para que o recrutador veja se o candidato está disposto a aprender, melhorar seu comportamento e se qualificar profissionalmente. Ele não espera perfeição, até por que isso seria impossível, né?

6. Seja claro e objetivo

Ao perguntar sobre os objetivos profissionais e os motivos que levaram você a sair da empresa anterior ou a se interessar pela vaga que eles oferecem, o entrevistador espera que você responda às questões com clareza e objetividade, sem evitar rodeios, entende?

Isso porque, nesse momento, você deve manter o foco em sua trajetória profissional ou estudantil e não se apoiar nas situações complicadas que enfrentou, se for o caso. Deixe claro para o recrutador o que você procura e por que a vaga em questão se encaixa com o que espera alcançar.

Além disso, vale lembrar que, em hipótese alguma, é permitido falar mal de outra empresa ou instituição. Aliás, cometer um deslize como esse pode custar a sua vaga. Se você tem insegurança sobre como conversar, um curso de oratória pode ajudar!

7. Esteja preparado para responder qualquer tipo de pergunta

Algumas multinacionais e empresas de grande porte costumam ser mais rigorosas em suas entrevistas. Um exemplo é realizar perguntas aparentemente esquisitas, como as listadas abaixo.

  • Qual nome você daria para um livro que retratasse sua vida? (Prism Resources);
  • Quem sairia vencedor de uma luta entre o Homem-Aranha e o Batman? (Universidade de Stanford);
  • Qual é o seu segredo pessoal? (Apple);
  • Como você venderia uma geladeira para um esquimó? (Harrods);
  • Qual a sua música favorita dos anos 90? (Squarespace);
  • Quantas calorias há em uma mercearia? (Google).

Por mais que essas questões possam parecer apenas uma brincadeira, elas são feitas para testar o raciocínio lógico e conhecer o perfil comportamental do candidato. Dessa forma, relaxe e responda o que realmente acredita. A empresa não busca exatidão na sua resposta e sim entender como seu pensamento foi estruturado para chegar na solução.

8. Demonstre porque você deve ser contratado

Esse é o famoso momento de vender o peixe na entrevista de emprego. Aqui, você precisa reforçar todas as informações apresentadas no seu currículo e expor com mais detalhes que você é e por que é o melhor candidato para o recrutador.

Na prática, você pode exaltar experiências profissionais, formação, domínio em outra língua, habilidades e outros pontos que o tornam diferente dos outros candidatos. Assim, o recrutador entende seu diferencial profissional e o quanto a organização precisa de alguém como você.

Mas como convencer o recrutador de que você é o melhor candidato? Separamos algumas dicas que podem ajudar. Veja:

  • evite falar um resumo do seu currículo e prefira narrativas autênticas;
  • destaque suas experiências mais relevantes;
  • fale sobre suas habilidades e o que aprendeu em cada oportunidade;
  • explique seus objetivos futuros, como cursos técnicos que planeja realizar.

9. Escolha bem suas referências pessoais

A referência serve para o recrutador conhecer melhor seu perfil sob outro ponto de vista. Ela pode ser fornecida por qualquer pessoa que teve contato com você, como um professor, colega de trabalho e até mesmo um familiar.

Nesse sentido, algumas empresas pedem referências na entrevista de emprego para entender melhor sobre seus comportamentos. Então, escolha essas pessoas com muito cuidado e não use desafetos profissionais e familiares, por exemplo. Eles podem ressaltar seus pontos em desenvolvimento sem apontar qualidades e características positivas, o que pode ser um tiro no pé.

Além disso, peça autorização para essas pessoas antes de usá-las como referência, viu? Já imaginou um empregador entrar em contato e a pessoa indicada nem lembrar de você ou saber do que se trata? Isso pode sinalizar que o candidato é inseguro e antissocial. Ou seja, não pega bem.

10. Esteja aberto à negociação salarial

Outra dúvida comum sobre a entrevista de emprego é a pretensão salarial. Nesse contexto, tenha em mente que a pretensão salarial deve estar alinhada com o mercado de trabalho, relacionando a função e nível de escolaridade exigidos.

O ideal é não exigir um valor muito acima do mercado, mas também não abaixo, pois você precisa se valorizar. Pesquise antes a média de salário para a sua cidade e profissão almejada e tenha disposição para negociar com os desafios e benefícios do cargo.

Essa flexibilidade também é uma habilidade bastante apreciada, pois demonstra jogo de cintura com clientes e fornecedores, por exemplo.

11. Tenha coragem de fazer perguntas ao entrevistador

O processo de entrevista de emprego é uma negociação que deve beneficiar os dois lados, tanto a empresa quanto você. Por isso, não tenha medo ou vergonha de fazer perguntas para entender melhor o que a organização espera de você e como pode se beneficiar dessa contratação.

Por exemplo, caso a entrevista de emprego seja com um profissional de RH, você pode perguntar sobre a cultura da empresa, plano de carreira e etapas do processo seletivo. Mas se for um superior direto ou o próprio empregador, eles podem ajudar você a entender melhor as responsabilidades do cargo e o que esperar da empresa a médio e longo prazo, como visão de mercado.

Inclusive, quando você faz perguntas também demonstra interesse pela vaga, o que pode sinalizar ponto positivo. Sendo assim, se prepare para esse momento e liste o que deseja saber mais sobre o cargo ou a empresa — e não precisa esperar o entrevistador fazer essa pergunta apenas no final.

12. Fique de olho na sua linguagem corporal

A linguagem corporal é outro ponto que merece atenção na entrevista de emprego, porque seu corpo precisa enviar a mesma mensagem que sua voz. Os gestos dizem muito sobre sua personalidade, motivação e comportamentos no ambiente de trabalho, e seu futuro profissional pode depender dessa interpretação.

Mas para ajudar você nisso, preparamos dicas quentíssimas que aumentarão suas chances. Confira:

  • espere o recrutador entender a mão, e retribua com um aperto firme e sorriso;
  • mantenha a cabeça erguida e ombros discretamente inclinados;
  • evite cruzar ou balançar as pernas, colocando os dois pés no chão;
  • faça contato visual com o entrevistador;
  • deixe suas mãos visíveis e faça pequenos gestos para acompanhar as suas expressões.

A entrevista é o momento mais temido para aqueles que procuram uma oportunidade, como primeiro emprego ou não. Como vimos, a comunicação com o entrevistador é fundamental, seja linguagem verbal, seja não verbal. No entanto, agora que você já conhece essas dicas, não temos dúvidas de que vai mandar muito bem na entrevista de emprego e conquistar aquela vaga dos sonhos!

E aí, gostou do nosso post? Então não deixe de seguir a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Share the Post:

Related Posts