Curso profissionalizante: o que é e como ele pode impulsionar sua carreira?

Um dos maiores desafios de um jovem é começar a sua carreira, não é mesmo? Quem tem mais de 16 anos já sente a necessidade de entrar no mercado de trabalho, principalmente se precisa ajudar nas contas de casa. Infelizmente, nem todos sabem o que é um curso profissionalizante e como ele pode ajudar nesse momento.

Como as empresas estão cada vez mais exigentes, os profissionais procuram formas de se destacar e conseguir bons empregos — nesse sentido, o estudo é uma ótima maneira de fazer isso!

Pensando nisso, preparamos este post especial com todas as informações que você precisa para se preparar e conquistar seu sonho! Vamos lá?

O que é um curso profissionalizante?

Esse tipo de curso prepara as pessoas para ter uma profissão. Ele é organizado de forma bem direta, fazendo com que em pouco tempo o aluno tenha as habilidades para trabalhar. Assim, quem termina o curso já fica prontinho para se dar bem nas entrevistas de emprego.

Além disso, os conteúdos ensinados pelos professores são totalmente baseados no perfil e na atuação dos profissionais. Isso quer dizer que você vai aprender exatamente o que o mercado de trabalho está pedindo de um profissional da área, sem precisar passar por matérias desnecessárias (imagina só que alívio!).

Como ele tem uma duração relativamente curta (podendo durar algumas horas ou, até mesmo, alguns meses), você tem um retorno muito rápido. Imagine poder se especializar e começar a trabalhar daqui a poucos meses, hein? Com o curso profissionalizante é isso que acontece!

E o melhor: você não precisa cumprir muitas obrigações para se matricular! A maioria dos cursos exige apenas uma idade mínima (geralmente, 16 ou 18 anos) e a conclusão do ensino fundamental. Dessa forma, quem ainda está no ensino médio já pode começar a estudar para ter uma profissão quando sair da escola. Não é o máximo?

Qual a diferença entre ele e um curso técnico?

Os cursos técnicos também preparam para uma profissão, mas eles duram mais tempo (em média dois anos) e têm vários pré-requisitos. Para se formar em um curso técnico, o aluno já precisa ter terminado o ensino médio, por exemplo.

Para quem ainda está na escola e já quer correr na frente para conquistar um emprego bacana, o curso profissionalizante é a melhor opção. Afinal, você não precisa esperar o ensino médio acabar para começar outro estudo. Além disso, o tempo de curso é muito menor, fazendo com que você comece a trabalhar mais rápido.

Mas é importante falar que o curso profissionalizante e o curso técnico não competem entre si. As pessoas que cursam qualquer um deles têm boas chances de se empregar e ocupar vagas diferentes — então você não precisa se preocupar em fazer um curso menor e perder uma vaga de emprego para quem tem o técnico, certo?

Os alunos do curso profissionalizante aprendem funções básicas, enquanto quem se forma no técnico tem um conhecimento teórico maior sobre a área. Um bom caminho é fazer o curso técnico no futuro, depois de se formar em um de curta duração e já estar trabalhando. Assim, você se capacita ainda mais e pode encontrar empregos melhores, que tal?

Quais são as vantagens de fazer um curso profissionalizante?

Veja, a seguir, alguns benefícios de fazer um curso profissionalizante:

Tem custo e duração baixos

Esses são os grandes benefícios de fazer esse curso! Depois de descobrir o que é um curso profissionalizante, você já viu que é possível se formar com pouco tempo de estudo, se comparado a um curso técnico ou faculdade (que duram de dois a cinco anos), não é mesmo?

Junto com a curta duração, tem também a vantagem dele custar bem menos do que essas outras opções — e isso é muito bom para quem ainda está se preparando para começar em um emprego formal e anda com a grana curta.

O curso profissionalizante une o útil ao agradável: você investe pouco dinheiro e rapidamente consegue ter uma profissão e se candidatar para boas vagas de trabalho. Desse jeito, não vai demorar muito para que você ganhe dinheiro e consiga conquistar seus sonhos!

Melhora o seu currículo

Quem se forma apenas no ensino médio e já vai atrás de emprego não consegue as melhores vagas logo de cara. Como as profissões estão se especializando muito hoje em dia, o mercado de trabalho procura pessoas que tenham conhecimentos mais aprofundados.

Por isso, quem tem um curso profissionalizante sai na frente e se destaca. Sem falar que o curso foca exatamente nas necessidades do mercado, ou seja, você sai pronto para atender ao que as empresas precisam.

Ajuda você a trabalhar com o que gosta

O curso profissionalizante permite que você tenha mais conhecimento em uma área profissional, se capacitando para trabalhar naquela função. E, como existem muitas opções de cursos, você ainda pode escolher a atividade que mais gosta de fazer!

Quem curte mexer em computadores, por exemplo, pode fazer um curso de informática para trabalhar em empresas dessa área. Algumas opções permitem até que você trabalhe por conta própria, sabia? Você pode, por exemplo, fazer um curso de montagem e manutenção de computadores.

Permite a conquista de um bom emprego rapidamente

Tenha em mente que: não existem cursos profissionalizantes em áreas que não oferecem emprego, certo? Uma das maiores características desses cursos é focar no que o mercado precisa. Assim, independentemente da profissão que você escolher, pode ter a certeza de que ela é uma das mais procuradas pelas empresas.

Com isso, você tem mais segurança de que vai conseguir trabalhar no que se formou. No curso profissionalizante, tudo é organizado para que os alunos se formem com qualidade e rapidamente, para ser possível achar um emprego bem rapidinho!

Oferece experiência prática no mercado de trabalho

Muitas pessoas fazem faculdade e sentem falta de conhecer a profissão na prática, já que a graduação, às vezes, foca muito no lado teórico. No curso profissionalizante é o contrário! Todas as aulas são voltadas para a experiência prática e os alunos saem conhecendo o dia a dia do trabalho. Ah! E esse conhecimento prático é bastante valorizado pelas empresas, hein?

É útil até para quem pensa em fazer outros cursos

Você não precisa parar no primeiro curso profissionalizante. Depois de se encontrar em uma profissão, é legal continuar estudando para melhorar cada vez mais e ir conquistando novas vagas e melhores salários. Quem pensa em fazer um curso técnico ou uma faculdade no futuro não precisa ter medo de não usar o que estudou no curso profissionalizante.

Pelo contrário, um profissional com várias formações é ainda mais reconhecido! Afinal, ele vai juntar os conhecimentos práticos e teóricos. Além disso, fazer cursos mais profundos depois de já ser formado no profissionalizante deixa o estudo muito mais fácil para você.

Agora você já sabe o que é um curso profissionalizante e qual é a diferença que ele pode fazer na sua vida, certo? Portanto, já vai se planejando para sair da escola já com uma profissão — o que será ótimo para valorizar o seu currículo e trazer salários maiores.

E aí, ficou animado? Quer aproveitar essa oportunidade? Entre em contato com a Jumper e conheça opções de cursos profissionalizantes incríveis!

Share the Post:

Related Posts