Conheça os idiomas mais falados no mundo!

De acordo com o livro Ethnologue — Languages of the World, o número de línguas faladas no mundo chega a marca de 6.912 idiomas. Logo, estabelecer quais são os idiomas mais usados do mundo é uma missão mais complicada do que se pode imaginar.

Nós podemos garantir que o inglês, o espanhol e o mandarim vão aparecer nesta lista. Porém, é comum surgirem algumas línguas inesperadas. Por exemplo: você afirmaria que o panjabi (que língua é essa?) está no top 10?

Quer conhecer quais são os idiomas mais falados no mundo inteiro? Então continue lendo este post:

1. Chinês

O número de falantes do mandarim varia muito. Segundo o site Ethnologue, os falantes nativos somam aproximadamente 1,2 bilhão e, desse total, calcula-se que 1 bilhão fale mandarim.

Então, se você quiser aprender um idioma com bastante falantes, o mandarim é para você. No entanto, é preciso ficar atento.

Como o chinês é uma língua tonal — admite diferentes significados para a mesma palavra a depender da sua entonação — e de ideogramas (símbolos gráficos), aprendê-lo com certeza tomará muito do seu tempo.

2. Espanhol

Se nós considerarmos apenas os falantes nativos, o espanhol tem em torno de 400 milhões de falantes espalhados por países como:

  • Argentina;
  • Bolívia;
  • Chile;
  • Colômbia;
  • Costa Rica;
  • Cuba;
  • Equador;
  • Espanha;
  • Guatemala;
  • Guiné Equatorial;
  • Honduras;
  • México;
  • Nicarágua;
  • Panamá;
  • Paraguai;
  • Peru;
  • República Dominicana;
  • e Salvador.

Como você pôde perceber, o espanhol é o 1º idioma de muitos países da América do Sul.

Para quem deseja se aventurar viajando por esses países, ter o espanhol como 2ª língua é fundamental.

O espanhol é considerado a língua mais rápida do mundo, ou seja, é o idioma com a maior quantidade de sílabas pronunciadas por segundo. Dessa forma, caso você não seja um falante da língua, pode ter problemas para se comunicar.

3. Inglês

O inglês surgiu a partir da mistura entre o alemão antigo, o nórdico antigo e a língua anglo-normanda. No entanto, o idioma como conhecemos hoje só apareceu no século XIV.

Atualmente, o inglês tem cerca de 360 milhões de falantes nativos e em torno de 500 milhões de falantes que utilizam o idioma como 2ª língua. Isso mostra o sucesso do inglês como a língua oficial em viagens, em negócios e nas relações internacionais.

O crescimento do idioma se deve à facilidade com que o inglês pode ser apreendido e a influência da cultura dos Estados Unidos nos países de todo o mundo, já que está presente no cotidiano de vários países.

Dessa forma, fica fácil entender como a língua inglesa tende a dominar ainda mais o cenário mundial, principalmente porque ainda é sinônimo de mais oportunidades no mercado de trabalho em muitos países, como no Brasil.

4. Hindi

O hindi ocupa a liderança entre os 23 idiomas oficiais da Índia. Embora a maior fração de falantes nativos do hindi esteja no norte da Índia, a estimativa é de que o idioma soma ao todo 340 milhões de falantes.

O hindi permanece sendo motivo de um constante debate no país devido à proposta do primeiro-ministro Narendra Modi (um nacionalista hindu) que tinha como objetivo adotar o hindi como a língua oficial do país, derrubando o inglês. Porém esta proposta encontrou muita resistência por parte da população do sul da Índia.

Portanto, se algum dia você resolver viajar para a Índia, saiba que saber um pouco de hindu pode ajudar bastante.

Aliás, você sabia que algumas palavras usadas no nosso dia a dia vem do hindi? Shampoo e bangalô são algumas delas.

5. Árabe

Dados recentes colocam o idioma árabe em 5º lugar entre os idiomas mais falados do mundo, já que tem em torno de 250 milhões de falantes nativos. Porém, esse idioma, assim como o chinês, conta com diferentes dialetos que foram agrupados para que a língua se tornasse uma só.

Dessa forma, o modo de falar árabe é tão diferente em determinadas regiões que até mesmo alguns professores podem ter dificuldade ao fazer um simples pedido em algum lugar — enquanto, em sua carreira, discutem com propriedade textos antigos.

6. Português

Atualmente, o português é uma língua com aproximadamente 215 milhões de falantes em países como:

  • Angola;
  • Brasil;
  • Cabo Verde;
  • Goa;
  • Guiné-Bissau;
  • Macau;
  • Moçambique;
  • Portugal;
  • São Tomé e Príncipe;
  • e Timor-Leste.

E, assim como os demais idiomas que fazem parte dessa lista, a ampliação do português foi profundamente relacionada à colonização.

No entanto, apesar de esses países terem sido colonizados por Portugal, eles desenvolveram uma cultura própria tão rica que acabaram impactando a língua, tornando-a mais viva e melódica.

7. Bengali

Em 1947, Bengali foi dividida por britânicos em duas regiões: oeste Bengali e leste Bengali. A primeira tem a maior parte da população hindu, e a segunda é composta, em sua maioria, por islâmicos. São falantes nativos dessa língua, cerca de 170 milhões de pessoas.

O sistema de escrita do bengali é bem característico, porém, lembra em grande parte o devanagari (alfabeto) usado no idioma hindi, já que também é escrito da esquerda para a direita.

O idioma é composto por 12 vogais e 52 consoantes. Uma curiosidade é que, nessa língua, os substantivos podem variar em número e gênero, assim como ocorre no grego e no latim.

8. Russo

Com aproximadamente 170 milhões de falantes nativos, o russo é o 8º idioma mais falado do mundo. Conhecido pela sua gramática característica e alfabeto cirílico, ele continua sendo um dos 5 idiomas oficiais das Organizações das Nações Unidas (ONU).

Uma grande curiosidade que envolve o russo é a suposta semelhança que a língua tem com a nossa língua. Muitos estrangeiros afirmam que, no momento em que escutaram uma pessoa falando português, acabaram confundindo com o russo.

Isso ocorre porque os idiomas eslavos têm fonemas parecidos aos das línguas latinas, de forma que sua pronúncia acaba sendo bem parecida.

9. Japonês

O japonês é o idioma mais concentrado geograficamente dessa lista, com cerca de 130 milhões de falantes nativos vivendo no Japão.

O japonês dispõe de 2 sistemas de escrita diferentes: o hiragana (平仮名) e o katakana (片仮名), ambos se originaram a partir do kanji e são silabários, ou seja, são compostos por um conjunto de símbolos de escrita que representam sílabas que formam as palavras.

O hiragana é utilizado com o objetivo de escrever palavras em japonês, enquanto o katakana é usado para escrever palavras estrangeiras — como em inglês, que é a 2ª língua oficial no Japão.

10. Panjabi/punjabi

Admita: você não tem ideia de que idioma é esse, não é mesmo? O panjabi é uma língua tonal falada em diversos locais da Índia e do Paquistão. A estimativa é de que haja 100 milhões de falantes nativos.

Na escrita desse idioma, se utiliza especialmente o alfabeto gurmukhi. Porém, no Paquistão, onde este idioma não é reconhecido oficialmente, escreve-se no alfabeto shahrokhi, que é uma variante da modificação persa do alfabeto árabe.

E aí, curtiu este post? Então compartilhe-o nas suas redes sociais e mostre para os seus amigos quais são os idiomas mais falados no mundo!

Share the Post:

Related Posts