Conheça os benefícios de buscar uma profissionalização

Embora a taxa de desemprego no Brasil tenha ficado em torno de 13% no segundo trimestre de 2017 — de acordo com a avaliação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) — quando avaliada sob o ponto de vista do desemprego de jovens entre 18 e 24 anos, ela foi bem superior, chegando a 27,3%.

Esses dados deixam claro que os jovens brasileiros estão em um período desafiador no que diz respeito à entrada no mercado de trabalho. Isso porque já não basta o ensino fundamental ou médio para entrar nele. Para conseguir um emprego, é preciso se destacar entre os concorrentes e, naturalmente, ser capacitado para preencher as vagas.

Desse modo, com o mercado cada dia mais competitivo, conhecimentos que antes eram considerados diferenciais se tornaram pré-requisitos — tornando a profissionalização uma questão de necessidade.

Nesse sentido, os profissionais precisam se qualificar constantemente para que possam se estabelecer financeiramente e conseguir as melhores oportunidades de emprego.

Não se convenceu da importância de realizar um curso profissionalizante? Então confira, a seguir, alguns benefícios de buscar uma profissionalização! Boa leitura!

Entre mais rápido no mercado de trabalho

Enquanto o aluno que faz uma graduação leva de 4 a 5 anos para concluir seu curso, o estudante que opta por um curso profissionalizante se forma na metade do tempo — geralmente em menos de 2 anos —, estando pronto para atuar no mercado de trabalho.

Por isso, o curso profissionalizante é considerado, hoje, o melhor aliado não só dos estudantes que precisam ingressar rapidamente no mercado de trabalho, mas também dos profissionais que querem mudar de carreira e não dispõem de tempo para cursar uma nova graduação.

Garanta boas oportunidades profissionais

De acordo com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), apesar de o Brasil oferecer centenas de oportunidades para quem deseja fazer um curso profissionalizante, o mercado apresenta ausência de profissionais que têm essa formação.

Por isso, mais de 70% dos estudantes que finalizam um curso profissionalizante conseguem um emprego na área em que estudaram logo no primeiro ano após a conclusão do curso.

Essa informação também foi confirmada pelos dados divulgados no estudo “Novas habilidades no trabalho — desenvolvimento de competências que levam ao crescimento econômico”, que afirma que, enquanto sobram bacharéis no mercado, faltam técnicos em diversas áreas.

A pesquisa assegura ainda que aproximadamente 40% das empresas brasileiras têm dificuldade para preencher as vagas de nível técnico e profissionalizante no estado de São Paulo. Isso porque elas não encontram candidatos qualificados para preencher os postos de trabalho.

Vale lembrar que os cursos profissionalizantes, muitas vezes, inserem o aluno em vagas de estágios — facilitando a jornada do estudante e, naturalmente, encurtando o seu caminho até a contratação.

Assim, em um cenário de alto desemprego, ter um curso profissionalizante no currículo se tornou a melhor garantia de emprego para os estudantes que precisam ter a certeza de que conseguirão entrar e atuar no mercado de trabalho em um curto período de tempo.

Conte com uma carga horária ajustável

O curso profissionalizante apresenta uma carga horária mais flexível que os cursos de graduação que, geralmente, são integrais — ocupando todo o dia do estudante.

Como isso não ocorre na profissionalização, o aluno tem mais liberdade para conduzir sua vida pessoal e tem a chance de realizar atividades profissionais enquanto dá continuidade aos estudos.

Tenha gastos menores com a sua formação

Enquanto na graduação tradicional o estudante deve realizar um vestibular e desembolsar uma grande quantia de dinheiro para o pagamento da matrícula e das mensalidades, na formação profissionalizante, basta que os futuros estudantes já tenham concluído — ou estejam cursando — o Ensino Médio.

Desse modo, fica evidente que a formação profissionalizante é mais democrática que a de nível superior, sendo, inclusive, uma ótima opção para os estudantes de classes sociais mais baixas — visto que são mais acessíveis e custam de 40% a 60% menos do que uma graduação.

Capacite-se para a prática no mercado de trabalho

Talvez a maior vantagem dos cursos profissionalizantes seja a abordagem voltada para o mercado de trabalho que o curso fornece, pois o enfoque prático e teórico que esse tipo de formação dá prepara os profissionais para a atuação no mercado de trabalho. Isso não acontece em cursos de graduação, por exemplo, pois eles apresentam uma visão mais ampla e teórica da profissão.

Por isso, é comum que a maior parte dos estudantes de graduação acabe precisando recorrer a uma pós-graduação ou especialização após a formatura — pois só assim é possível preencher as lacunas deixadas por esses cursos.

É importante lembrar que isso não ocorre com os estudantes que optam diretamente pelo curso profissionalizante, já que essa formação fornece as habilidades necessárias para que o profissional faça a diferença no mercado e construa uma carreira de sucesso.

Conte com mais possibilidades na carreira profissional

Uma das principais vantagens do curso profissionalizante é a possibilidade de reciclagem profissional, pois o mercado de trabalho está exigindo cada vez mais inovação e competências técnicas dos seus profissionais. Dessa maneira, os trabalhadores de diversos segmentos podem se atualizar e desenvolver novas habilidades por meio da profissionalização — o que possibilita o alcance de uma promoção, uma mudança de carreira ou a conquista do emprego dos sonhos.

Além disso, também há vantagens para os jovens que estão em busca do primeiro emprego e realizam um curso profissionalizante, já que essa formação permite que os alunos que estão cursando o ensino médio ou que se formaram recentemente tenham não só uma profissão, mas também uma base para que, mais tarde, consigam ingressar na universidade e dar continuidade aos estudos na profissão escolhida.

Agora que você já conhece os benefícios de fazer um curso profissionalizante, fique atento à instituição de ensino que vai escolher, hein? Nada de investir dinheiro e tempo em uma organização que não vai preparar você para competir no mercado de trabalho.

Você já teve alguma experiência com a profissionalização? Gostaria de mais informações sobre cursos profissionalizantes? Entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas!

Share the Post:

Related Posts