Conheça 7 profissões do futuro e se prepare

Tem sempre um post novo com notícias quentes sobre tecnologia e inovação, e o que podemos esperar desses e de outros assuntos para os próximos anos. E a gente A-DO-RA uma novidade né nom?! Quando se fala em profissões do futuro não é diferente e, acredite!, elas já são uma realidade em nossas vidas.

Coaching, realidade virtual, e algumas profissões que trabalham com qualidade de vida, pessoal ou profissional, são algumas dessas carreiras. Mas como escolher uma em que fazemos o que realmente A-MA-MOS e aproveitemos nossos dons, talentos e, principalmente, em que a gente seja feliz? Se há tantas opções. Help! :O

Mas, calma!, que esse negócio tem jeito, e para te ajudar a escolher, nas próximas linhas você vai conhecer 7 profissões do futuro e, claro, o que fazer para se jogar com tudo nessa vibe. Vamo junto?

As 7 profissões do futuro que já são realidade

1. Coaching

O coach é aquela pessoa que te ajuda a desenvolver, melhorar ou mudar completamente alguma coisa que não tá nada boa na sua vida (hehe). Quer trabalhar com isso? Então você vai precisar ter paciência, entender o outro sem ficar julgando e se comprometer em ajudar, o foco é esse 😉 Tem coache de carreira, emagrecimento e até mesmo de relacionamento, olha só ;P

Não existe uma faculdade específica para ser coach, e sim cursos de formação que podem ser presenciais ou online (uhul) e eles podem durar de duas horas até meses.

2. Creator

Os creators são os famosinhos e algumas vezes invejados youtubers, blogueiros ou influenciadores digitais. Mas a profissão vai muito além do que a gente pensa e as opções não têm fim. O que é muito bom, afinal, queremos opções não é mesmo?!

Sim \o/

A ideia é criar conteúdo de qualidade para a internet e muitas empresas contratam criadores para produzir em seu nome. Para se tornar um creator é necessário ter criatividade, gostar de produzir textos ou vídeos e de se comunicar. É o seu caso?

Você pode ou não cursar uma faculdade para isso. Muitos começam como autodidatas, ou seja, aprendem sozinhos colocando a mão na massa mesmo, e só depois partem para um curso top das galáxias.

3. Desenvolvedor de softwares

Eles já estão na área há algum tempo, e mesmo assim ainda é uma carreira que continua crescendo bastante. Ela se divide em atividades que vão desde os programas de computador, já bastante conhecidos, até a criação de realidade virtual, por exemplo. Precisa gostar de programação! É de comer? rs

Para isso, você pode entrar em uma faculdade de tecnologia da informação, ciências ou engenharia da computação. É bom ter facilidade de lidar com assuntos mais complicadinhos, digamos, e de analisar informações.

4. Professor online

Está cada vez mais comum encontrar professores que trabalham apenas na internet, ganhando muito bem por sinal. Se você tem talento para ensinar, gosta de estar sempre conectado e pensa em trabalhar na área da educação, essa é uma ótima opção! Aí sim!

Quer ser um professor da era digital? Primeiro você precisa terminar um curso na área escolhida por você, se quiser trabalhar com assuntos mais formais como: matemática, biologia, física…

Ou pode escolher algum assunto que você domine, aquele que você manja sabe? E que não exige um diploma, como, por exemplo, um curso de auto maquiagem, como criar um Instagram de sucesso, ou até como arrasar naquele game que todo mundo tá jogando.

5. Alfaiate digital

Sim, isso existe! E adivinhe: envolve tecnologia. Eu sabia! 😛 Nesse trabalho, o foco é dar ao cliente roupas que sirvam perfeitamente em seu corpo #Perfeitinha. Para isso, os tamanhos são tirados em uma máquina que faz a medição exata do corpitcho, resultando em um caimento perfeito.

Para trabalhar na área, precisa gostar de moda e tecnologia, além de procurar sempre se desenvolver no ramo com cursos específicos de moda. Existem algumas faculdades para isso, e elas exigem que o aluno goste de criar, desenhar e inovar. Tá a fim?

6. Gerente de mídias sociais

Com o crescimento das redes sociais profissionais, tanto por pessoas que querem vender algum produto ou serviço quanto de grandes empresas, é natural que a contratação de profissionais que cuidem dessas páginas cresça também.

O profissional, responsável pelas mídias sociais, tem como principal função cuidar para que o conteúdo postado seja de qualidade, interessante e para que o público interaja bem com a empresa.

Para trabalhar na área, é necessário gostar de tecnologia, ter disciplina e bastante vontade de aprender. Tô dentro!

7. Analista de energias alternativas

Nome chique hein!

Com todo esse papo de sustentabilidade e economia dos recursos naturais, apareceu uma necessidade de criar formas alternativas para a produção de energia. O analista de energias alternativas vai avaliar quais as melhores formas de resolver essas questões nas empresas.

É necessário que esse carinha aí tenha formação em áreas relacionadas com: engenharia, geofísica, sistemas de energia e automação, entre outras. Que goste de tecnologia e natureza (aqui é natureba), além de ser criativo e focado em resolver problemas.

A melhor opção para mim

O mais importante, ao tentar escolher uma carreira, é pensar se ela combina com você, com seus gostos, se é fácil para você e, principalmente, se ela faz parte dessa listinha poderosa de profissões do futuro. Isso poderá te ajudar, e muito, a descobrir o que realmente gosta e como seguir nessa área.

Pensa assim! Com o passar dos anos, essa lista vai aumentar muuuito e vão aparecer ainda mais profissões, enquanto outras deixarão de existir, e isso não é ruim, pelo contrário.

Aumentando as opções, aumentam as oportunidades. Com isso algumas de nossas paixões e habilidades que não poderiam ser transformadas em um trabalho formal, há alguns anos, agora podem e, o melhor, vão te pagar beeemmm!

E aí? Gostou dessa nossa listinha esperta de profissões do futuro? A gente sabia que sim! Então, agora, compartilhe esse post com seus amigos, nas redes sociais e até mesmo, olha que bacana, que tal criar um grupo de discussões sobre o assunto utilizando a nossa lista? Sozinho a gente até tem algumas ideias, mas juntos podemos ainda mais! ;D

Share the Post:

Related Posts