Confira quais são as áreas favoráveis em 2018 e suas profissões

confira-quais-sao-as-areas-favoraveis-em-2018-e-suas-profissoes.jpeg

O momento de escolher a profissão é um dos mais marcantes de nossas vidas. Quando conseguimos unir nossos gostos com os campos que estão em alta, temos meio caminho andado para o sucesso. Por isso, é importante saber quais são as áreas favoráveis na hora de escolher a sua carreira, certo? 😉

Se você já tem algumas opções para escolher qual curso vai fazer na faculdade, show de bola. Mas se ainda tem dúvidas sobre qual carreira seguir, vale a pena fazer um teste vocacional, já pensou nisso?

Neste post, vamos mostrar como essas mudanças estão transformando o perfil profissional que as empresas buscam e quais são as profissões mais em alta em 2018. Preparado? Vamos em frente!

O perfil profissional ideal para arrasar no mercado de trabalho

A tecnologia está presente no nosso dia a dia desde a hora que acordamos até o momento de dormir, não é mesmo? Não conseguimos mais nos desgrudar de nossos celulares ou computadores e realizamos muitas atividades pela internet.

Essa situação também é uma realidade em vários setores e negócios. Na área de serviços, por exemplo, você sabia que alguns cargos estão sendo substituídos por sistemas e programas que facilitam o trabalho? Pois é!

Ainda nesse sentido, é até difícil pensar em setores que ainda não foram dominados pela tecnologia, afinal, quase tudo hoje em dia está conectado! Por isso, as atividades nessa área continuam em alta e pedem que os profissionais estejam cada vez mais atualizados. E você não pode ficar de fora, hein?

Além disso, como o país está crescendo de novo, o consumo tem aumentado. Então, os setores comerciais e financeiros devem apresentar boas chances de trabalho. Se são áreas do seu interesse, já é bom ficar de olho! 😉

As áreas favoráveis para 2018 e as profissões tops do mercado

As profissões ligadas à tecnologia são as áreas em que os estudantes devem ficar mais ligados, pois com certeza terão mais oportunidades de trabalho. Oba! Confira algumas das carreiras que estão em alta e suas principais atividades:

Recursos humanos

Com a economia equilibrada de novo, as empresas vão precisar contratar mais pessoas para atender à demanda do mercado. Por isso, os profissionais de RH vão ter um papel importante na busca por mão de obra qualificada para preencher as novas vagas.

Algumas características são esperadas das pessoas que vão ocupar esses cargos, como jogo de cintura para lidar com situações difíceis, rapidez na hora de tomar decisões e capacidade de inventar algo diferente e pensar sempre à frente. Ah! Mas não são apenas nessa área: essas habilidades têm sido cada vez mais desejadas em um mercado de trabalho exigente e que muda o tempo todo.

Além disso, você já ouviu falar na carreira de coaching? Esse profissional ajuda no processo de evolução pessoal e profissional de seus clientes, mostrando caminhos para conquistar melhores resultados e desenvolver as principais competências ligadas à sua formação e objetivos. Interessante, não é?!

Tecnologia

Como dissemos, a tecnologia em alta pede profissionais entendidos do assunto e que possam facilitar os processos e resolver os problemas, juntando conhecimento teórico e científico com a prática. Essa é uma área que envolve muitas outras, como as ciências exatas, biológicas e até humanas. Já pensou que legal ser de humanas e entender de tecnologia ao mesmo tempo? 😀

Como o mundo está cada vez mais informatizado, existem muitos dados disponíveis que precisam ser organizados. Para quem trabalha na área de tecnologia da informação, as chances são muito grandes. Então, se você gosta desse tipo de ramo, fique esperto!

Além disso, as áreas de projetos, desenvolvimento de sistemas, aplicativos e segurança da informação estão sempre crescendo, e os profissionais precisam apresentar alguns diferenciais para se destacar no mercado, como boa comunicação, saber se relacionar bem com seus colegas e ter um perfil criativo. Que tal?

Administração

A área administrativa é uma das mais importantes para os negócios. Isso porque uma boa administração interfere diretamente no sucesso ou fracasso de qualquer empresa, não importa o tamanho dela.

Para se destacar no mercado, muitos empresários têm investido em soluções por meio da criação de novos projetos. Um exemplo é o crescimento das startups, que nada mais são do que grupos de pessoas que buscam um novo jeito de fazer negócios. Sabe aquela história de inventar moda? Pois bem! É quase isso! Algumas ideias acabam dando muito certo nesse meio.

Administradores, gestores, analistas, enfim, todos os cargos que tenham a ver com os processos administrativos têm grandes chances, afinal, para o sucesso de uma empresa, uma boa administração é fundamental, concorda? 😉

Computação

É impossível pensarmos em nossas vidas sem a informática! Desde os trabalhos escolares que produzimos no computador até os avançados sistemas que são criados diariamente, a computação é uma ferramenta essencial no mundo de hoje. Imagina só ficar sem as facilidades que temos no dia a dia? Nem dá para imaginar, não é?

Por isso, todas as profissões que dependem da informática podem dar muito certo, já que seu uso é cada vez mais importante em todos os setores da sociedade e em todos os tipos de trabalho. Se você curte essa área, já pode ficar preparado!

Quem tem afinidade com a informática pode se inscrever em cursos profissionalizantes e se capacitar para trabalhar como consultor de TI, analista de sistemas, técnico de informática, programador, entre outras profissões.

Área comercial

Devido aos novos investimentos no mercado, a área comercial também pode ser uma boa escolha. Os recrutadores procuram profissionais que sabem lidar com os diferentes processos, novas ferramentas de negócios e mudanças nas rotinas comerciais.

Quem quer se destacar deve apresentar muito conhecimento na área, ter habilidades de negociação e bom relacionamento com os outros, pois quase sempre as tarefas são feitas em equipe, assim como seus trabalhos em grupo! 😀 (Achou que ia ficar livre deles depois que terminasse a escola né?)

As vagas mais destacadas são nas áreas de consultoria, supervisão, coordenação, promoção e representação comercial.

Área financeira

Assim como a administração, a área financeira também é muito importante para o sucesso das empresas, portanto, o setor de finanças precisa encontrar maneiras eficientes de lidar com o dindim disponível.

Planejamento financeiro, auditorias e análises fiscais e tributárias são tarefas realizadas pelos profissionais da área — e, aqui, é preciso ter um conhecimento avançado. Por isso, se esse é o seu foco, não perca tempo e busque cursos profissionalizantes na área!

As melhores maneiras de se destacar entre os concorrentes

Para conseguir uma boa vaga no mercado de trabalho, é importante investir em capacitação, por isso, escolher um curso profissionalizante que seja referência e reconhecido nacionalmente é fundamental para o sucesso de sua carreira.

Além disso, ter um currículo atualizado e saber falar outro idioma podem ser grandes diferenciais, afinal, a globalização é um fenômeno mundial que mexe com os nossos relacionamentos pessoais e profissionais, não é mesmo?

Quer saber mais sobre outras áreas favoráveis? Entre em contato com a JUMPER! Profissões e Idiomas e encontre o curso perfeito para você! Conte com a gente nessa etapa! 😀