Como se preparar para a faculdade com um curso profissionalizante?

Escolher uma boa faculdade, decidir em qual curso investir e, além de tudo, ter como pagar pela graduação não são tarefas das mais fáceis. Se você está cursando o ensino médio ou acabou de concluir essa etapa e tem se perguntado como se preparar para a faculdade, nós temos algumas sugestões.

Confira o nosso post de hoje e saiba como usar um curso profissionalizante para facilitar o seu acesso à faculdade!

Como um curso profissionalizante pode me ajudar?

Fazer um curso profissionalizante é uma excelente opção para quem tem dúvidas de qual caminho seguir ou para quem, por uma série de razões, não pode ou não quer passar do ensino médio direto para a faculdade. É a escolha certa, ainda, para quem quer chegar mais preparado ao curso superior e, assim, aproveitar muito mais o aprendizado da graduação.

Chegar à faculdade com uma profissão, um emprego formal, um bom salário e muito conhecimento técnico pode parecer um sonho, mas é realmente viável. Os cursos profissionalizantes têm curta duração, valores acessíveis e trazem muitas vantagens, especialmente para quem está vivendo o momento de preparar-se para a faculdade.

Quais são as vantagens de um curso profissionalizante?

Ingressar rapidamente no mercado e construir uma carreira de sucesso

Com um curso profissionalizante você certamente estará mais preparado para o mercado de trabalho. As empresas têm carência de mão de obra especializada e é difícil encontrar jovens, em início de carreira, que tenham algum diferencial como o que é oferecido pelo ensino técnico e profissionalizante.

Em meio a tantos jovens tentando um espaço no concorrido mercado de trabalho, você certamente terá vantagens em relação aos outros candidatos se tiver um curso profissionalizante no currículo.

Optar por seguir uma carreira específica, ainda no ensino médio ou logo após a escola, demonstra que você é dedicado, interessado e que tem visão de futuro.

Imagine-se fazendo a faculdade de enfermagem e trabalhando em um escritório ou em uma loja. Provavelmente não será possível estudar ou praticar durante o dia de trabalho, o que tornará os estudos ainda mais difíceis, concorda?

Agora, se você tiver no currículo um curso profissionalizante na área da saúde, será fácil conseguir trabalho em clínicas, laboratórios e hospitais. Assim, seu trabalho será uma extensão do que é aprendido na faculdade, garantindo um aproveitamento muito melhor do curso e um crescimento profissional muito mais rápido.

Ajudar a pagar a faculdade

Se você precisa trabalhar para pagar a faculdade, será muito mais produtivo se puder atuar na sua área de estudo, não é? Ter essa vivência técnica ajudará você a garantir um bom emprego e permitirá que você custeie uma faculdade.

Outro fator bastante positivo é que, com o conhecimento técnico oferecido pelo curso profissionalizante, você tem chances de ter um salário maior e concorrer a cargos melhores dentro da empresa.

O profissional com maior preparo é sempre mais valorizado e, com medo de perder esse funcionário mais preparado, as condições oferecidas pelas empresas normalmente são melhores.

Juntar conhecimento prático e teoria

Os cursos de graduação têm a grade curricular baseada muito mais em teoria do que na prática. Depende muito da carreira escolhida, mas, em geral, as aulas práticas são concentradas na segunda metade do curso. Isso significa que serão, pelo menos, uns 2 anos de aprofundamento apenas em teoria.

Já os cursos profissionalizantes, por sua vez, costumam ensinar atividades práticas desde o início para que o aluno possa ser inserido na operação de cada atividade. Chegar à graduação com essa experiência fará com que você tenha ainda mais sucesso nos estudos — isso certamente permitirá que você realize o trabalho cada vez melhor.

Ter certeza do caminho que quer seguir

Um curso profissionalizante custa bem menos que uma graduação e tem duração menor: normalmente, são 2 anos — frente aos 4 ou 5 anos de uma faculdade. Assim, as decisões que envolvem todo o processo de escolha da graduação devem ser tomadas com muita segurança.

Afinal, serão alguns anos de dedicação pela frente e um alto valor investido. Perceber no meio do curso que você tomou uma decisão errada pode ser, portanto, bem traumático — assim como seguir adiante com uma profissão que não te realiza.

Pensando nisso, se você tem dúvidas sobre a carreira certa a seguir, fazer um teste com um curso profissionalizante é muito mais assertivo do que investir de imediato na graduação. Na pior das hipóteses, você poderá trabalhar na área em que estudou até direcionar sua carreira novamente.

Como escolher o melhor curso?

É preciso ser objetivo e focado no momento de escolha do curso. Por mais que o profissionalizante seja um investimento mais baixo e mais rápido do que a graduação, o ideal é que você acerte na escolha desde o princípio, não é mesmo?

Para isso, pense em quais são suas habilidades, o que você mais gosta de fazer e como se vê daqui alguns anos. Também vale começar fazendo exclusões, eliminando da sua lista os cursos que não têm nada a ver com o que você gosta.

A área da engenharia é uma opção para apaixonados por ciências exatas e para quem gosta de desenho técnico, por exemplo. Há cursos na área da informática voltados para o design, por exemplo, que posteriormente contribuirão para profissionais de qualquer curso de engenharia, bem como para arquitetos e designers.

A verdade é que, você pode escolher o curso profissionalizante com base no que pretende fazer na faculdade posteriormente e também pode escolher a faculdade depois de finalizar o curso profissionalizante. É certo que essa será uma excelente estratégia para destacar-se no mercado de trabalho.

Atualmente as cadeiras das universidades estão cheias de jovens inseguros, inexperientes e com muitas dúvidas de qual caminho seguir. Aqueles que investem em uma educação profissionalizante antes da graduação, que sabem como se preparar para a faculdade, chegam mais maduros e confiantes, tanto para os estudos, como para o mercado.

Agora que você já sabe como se preparar para a faculdade com um curso profissionalizante, leia também as 7 vantagens dos cursos profissionalizantes e confirme que essa é uma ótima escolha!

Share the Post:

Related Posts