Como se destacar no mercado de trabalho? Veja 8 dicas!

Vida de estudante é cheia de desafios a vencer, emoções e aprendizado constante. A escolha da carreira certa, conciliar estudos com outras atividades e ainda ter uma vida social saudável. Ufa… quanta coisa! A parte mais difícil de tudo isso é encontrar um jeito de como se destacar no mercado de trabalho.

Em um país onde a falta de investimento na educação influencia diretamente a formação dos jovens, cabe a cada um encontrar a maneira de se destacar e passar à frente da concorrência. O mercado não é levado por emoções, ele aproveita os melhores e mais preparados.

Por isso, neste post, selecionamos 8 importantes dicas na preparação para a escolha da sua carreira, que tipo de postura é procurada pelo mercado e principalmente com o que você deve se preocupar nessa etapa determinante para o seu sucesso profissional. Confira!

1. Tenha iniciativa

Quando fazemos somente o que nos foi determinado, não fazemos mais que nossa obrigação, certo? Essa frase mostra a forma como o mercado olha para cada profissional, independentemente da carreira ou posição.

Uma das grandes vantagens em ter iniciativa e procurar fazer mais do que foi estipulado é aprender coisas novas e sempre ser lembrado como alguém que não tem medo do trabalho. Disposição é uma das melhores características e é marca registrada de jovens, principalmente aqueles que buscam destaque na empresa.

Pense em um assistente jurídico, por exemplo, que faz pesquisas com antecedência sobre os processos que acompanha. Seus líderes nunca vão esquecer da iniciativa e interesse demonstrados por aquele profissional, quando surgirem oportunidades futuras.

2. Seja organizado e pontual

Chegar no horário não é diferencial, mas compromisso de todo profissional. Porém, chegar mais cedo e entregar as tarefas antes do prazo  são atitudes que mostram que, com você, sempre poderão contar.

Para ser pontual é preciso ser organizado, antes de tudo. Quem não consegue se organizar acaba perdendo prazos, coisas, tempo e emprego. Conquistar a carreira dos sonhos e ser um profissional de sucesso exige organização e pontualidade, em primeiro lugar.

Imagine você, se dedicando, se esforçando, deixando de lado os fins de semana com amigos ou horas de lazer com a família, tudo em função dos estudos. Economiza para poder fazer um ótimo curso preparatório para o Enem, mas no dia da prova se atrasa. Isso não é nada legal, né?

Organize-se, seja pontual, nos compromissos, na hora de estudar, nas provas. Lembre-se: o mercado valoriza os melhores. E pontualidade é apenas obrigação!

3. Defina a carreira

Momento importante na vida de um jovem: qual carreira escolher? A resposta está dentro de você. Primeiro faça perguntas a você mesmo, isso se chama autoconhecimento. Quais são suas habilidades? Ouvir pessoas? Fazer cálculos? Gosta de biologia? Ou curte tecnologia?

Preste atenção em si mesmo, perceba seus pontos fortes, atividades que gosta de fazer, com quais tem mais afinidade. Nesse caso, a opinião dos amigos pode ajudar. Procure lembrar dos comentários em que já elogiaram suas qualidades e confirme se realmente gosta daquilo.

Definir a carreira é uma mistura de vocação, satisfação e remuneração. É preciso avaliar seus talentos, coisas que tenha prazer em fazer e se aquela profissão trará qualidade de vida e realização financeira.

Atualmente a tecnologia é uma área promissora e que não se abala tanto durante a crises econômicas. Se suas habilidades com tecnologia são superiores à média de seus amigos, por exemplo, sempre que precisam de alguém para resolver algum problema no celular ou mexer num programa novo no computador lembram de você, vá em frente, pois provavelmente esse seja um ponto forte seu. Se seus interesses inclui desenvolvimento de arte e fotografia, fazer um curso de Photoshop pode ser uma excelente opção.

Mas, se além da tecnologia, a área administrativa motiva você, não desconsidere a possibilidade de fazer um curso de Auxiliar Administrativo, rotinas organizacionais, imagem pessoal e oratória são temas abordados nessa formação. Mas pense bem e com bastante calma, pois as decisões na escolha da carreira influenciam a vida inteira.

4. Seja comunicativo

Na era da internet, da comunicação interativa em tempo real ligando todas partes do mundo, não existem muitas oportunidades para pessoas que não se comunicam bem.

A comunicação é útil para o aprendizado constante, troca de experiências e crescimento pessoal. Em alguns momentos da sua vida, você vai precisar falar em público, nos trabalhos do colégio, em reuniões de trabalho ou até plateias maiores. Então, é melhor se preparar desde já!

Mas o que, realmente, é comunicar? Para o mercado de trabalho, comunicar compreende ouvir bem, entender as mensagens e saber falar. Falar na hora certa, da maneira certa, com as pessoas certas. Por isso, aprenda a se comunicar, mais que simplesmente falar.

5. Esteja sempre atualizado

Os temas valorizados pelo mercado são diferentes dos assuntos que gostamos, na maioria das vezes. Por isso que estar atualizado significa saber sobre o que está acontecendo no mundo, e saber escolher as fontes certas e confiáveis.

Estar atualizado tem a ver com inovação, tecnologia e interesses. Conforme vamos crescendo, nossos interesses mudam, normalmente dependendo da profissão escolhida e do círculo de amizade que criamos.

Aproveite a internet para se atualizar, sites de notícias, revistas eletrônicas, vídeos e blogs que abordam os assuntos do seu interesse são boas opções.

6. Seja bem relacionado

Dizem que não precisamos saber fazer de tudo, mas devemos ter o telefone de quem sabe. Essa frase tem um fundo de verdade. Manter contato com pessoas de várias áreas e idades ajuda muito! Isso se chama networking. Se você mostrar qualidades como atitude participativa, disposição, boa comunicação e que está antenado no que acontece no mundo, as pessoas sempre vão querer você por perto.

Muitos amigos e pessoas próximas estarão presentes por toda sua vida. E provavelmente alguns se tornarão colegas de trabalho, superiores e liderados. Mas todos os outros seguirão seu próprio caminho, diferente do seu. Isso quer dizer que você terá pessoas próximas em vários segmentos e empresas do mundo todo. E isso é ótimo, mantenha sempre o contato!

7. Faça um curso profissionalizante

Quer começar no mercado de trabalho com salário acima da média, trabalhando com o que gosta e com uma carreira já definida? O curso profissionalizante, independentemente da área, permitirá que você comece a carreira que escolher já com perspectivas de crescimento, seja na indústria, comércio ou serviços.

Se tem dificuldades com horários e tempo para estudar, mas sabe que precisa começar rápido, saiba que os cursos à distância têm a mesma aceitação dos presenciais, com a vantagem de poder estudar de onde estiver, sem necessidade de gastar tempo e dinheiro com transporte.

Vários cursos profissionalizantes são oferecidos online na modalidade de educação interativa. Basta decidir qual se encaixa melhor com os seus talentos!

8. Fale uma segunda língua

O mundo está interligado e, para se comunicar, você deve, no mínimo, falar um segundo idioma, preferencialmente o inglês.

Aprender essa língua não precisa ser complicado e difícil. Você fala inglês todos os dias sem perceber! Várias palavras e expressões invadiram a nossa vida, sem percebermos. Portanto, aprender inglês está, sim, ao seu alcance. E é super importante para sua carreira!

Sua vida pode ser cheia de conquistas e realizações. Ao decidir por uma carreira, não tenha medo de encarar obstáculos, pois vitórias não são alcançadas sem lutas.

E aí, gostou do nosso post sobre como se destacar no mercado de trabalho? Então siga as nossas dicas e compartilhe com seus amigos!

Share the Post:

Related Posts