Como passar de ano na escola? 5 dicas para focar nos estudos!

A menos de dois meses para o fim do ano letivo e a situação é sempre a mesma: enquanto alguns alunos já começam a programar as férias, outros vão entrando no modo desespero só de pensar na possibilidade de ficar em recuperação. Nessa hora, surge aquela dúvida: como passar de ano na escola?

Em primeiro lugar, calma!! Mesmo que tenha dado ruim para você, saiba que tem jeito para (quase) tudo nessa vida. Não adianta nada ficar pistola — o momento é de levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima, afinal, apesar do pouco tempo, ainda é possível focar nos estudos e passar de ano direto.

Está duvidando? Então, bora lá. Confira, a seguir, 5 dicas que valem ouro sobre como passar de ano na escola (é verdade esse “bilete”).

1. Anotar todas as tarefas

Tanto faz se você é fã de agendas, planilhas no computador, aplicativos ou a boa e velha folha de caderno. O importante é anotar todas as tarefas da escola para que nenhuma prova, trabalho ou atividade passe batido. #foco #força #fé

Sabemos que nesse período a quantidade de tarefas aumenta, por isso, é essencial registrar todas as obrigações para não deixar de entregar nada, ok? 🙂

2. Entregar as atividades no prazo

E como estamos falando em compromissos, não custa nada lembrar: entregar as atividades no prazo é tão importante quanto fazer um bom trabalho. Muitos estudantes adiam a realização das tarefas o máximo possível e, assim, correm o risco de perder os prazos estabelecidos para a entrega.

Então, fica a dica: faça a lição assim que ela for solicitada e ganhe pontos valiosos com o seu professor — e convenhamos que nessa altura do campeonato QUALQUER ponto faz TODA a diferença. *-*

3. Conversar com o professor

Se você é do tipo que quase não conversa com os professores, saiba que essa falta de diálogo pode ser um dos fatores responsáveis pelas suas notas baixas, afinal, seu professor pode entender que não existe nenhum esforço de sua parte.

Por isso, quando tiver dúvidas sobre alguma matéria, chame o mestre para uma conversa, faça perguntas, peças dicas de estudo, enfim, mostre que você tem interesse nas aulas dele. 🙂

4. Criar um ambiente de estudo em casa

Cada aluno tem um estilo de estudo que, muitas vezes, não pode ser colocado em prática durante as aulas. Por exemplo, enquanto alguns colegas de classe estudam melhor ouvindo música, outros certamente só conseguem se concentrar com o mais absoluto silêncio.

Para resolver essa situação e fixar melhor o conteúdo visto na escola, uma boa alternativa é criar um ambiente de estudos em sua própria casa. Ao estudar sozinho, você fica mais à vontade para desenvolver seus próprios métodos e estratégias de aprendizado, garantindo que eles realmente funcionem. Top, né? \o/

Cuide apenas de escolher um ambiente adequado, bem iluminado e livre de distrações, como televisão, celular e redes sociais. Aí é só #partir #estudar.

5. Evitar o que for desnecessário

O período das provas de fim de ano exige muito mais atenção e dedicação de qualquer estudante — imagine então daqueles que estão, digamos, mais atrasados. Além de ser decisivo para um bom encerramento de ciclo, esse momento é a garantia do início de uma nova etapa.

Portanto, não desperdice seu tempo e energia em situações e eventos que podem atrapalhar seus estudos ou seu cronograma de entregas de trabalho.

Procure escolher bem suas atividades nesse período — mesmo que isso signifique fazer alguns sacrifícios. Lembre-se que as férias estão logo aí para você curtir e descansar. 😀

Bônus

Quer fazer os estudos renderem ainda mais? Então, defina sua linha de chegada, isto é, qual objetivo você pretende alcançar. Faça um planejamento, mantenha o foco e se jogue nos livros. Você vai ver que no final tudo terá valido a pena!

Viu como é possível recuperar o tempo perdido e passar de ano sem recuperação? Com um pouquinho de esforço, dedicação e organização, você consegue tirar o atraso de letra!

Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe estas dicas em suas redes sociais e ajude seus amigos a descobrirem como passar de ano na escola sem sufoco. Partiu!

Share the Post:

Related Posts