Ensino médio e profissionalizante, como conciliar ?

A falta de qualificação profissional pode trazer mais obstáculos para quem deseja se destacar no mercado de trabalho. Nesse contexto, é cada vez mais comum que os jovens comecem a conciliar ensino médio e profissionalizante. Essa estratégia possibilita um aumento nas chances de se conseguir um bom emprego ou entrar em uma faculdade no futuro.

Porém, mesmo com essas vantagens, a rotina de quem opta por seguir esse caminho não é tão fácil assim. É preciso manter o foco e a dedicação, distribuindo seu tempo de maneira objetiva, mas sem deixar que todas as suas obrigações se acumulem e interfiram até mesmo no seu bem-estar.

Nesse artigo, você pode conferir uma série de dicas para te ajudar a tirar de letra essa nova rotina e entender como conciliar ensino médio e profissionalizante pode ser a chave para um futuro de sucesso. Ficou interessado? Continue a leitura!

Vale a pena conciliar ensino médio e profissionalizante?

Cada vez mais valorizados, os cursos profissionalizantes são uma ótima opção para aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho. Essa formação prepara profissionais devidamente qualificados e capacitados para suprirem as crescentes demandas de empresas e indústrias.

Além disso, a duração de um curso profissionalizante é de, em média, dois anos. Geralmente, essa duração corresponde a metade do tempo de uma graduação de ensino superior tradicional, por exemplo.

Assim, você consegue obter seu certificado profissionalizante de maneira rápida e paralela aos estudos do ensino médio. Lembre-se de que possuir uma formação como essa, além de melhorar o seu currículo e representar uma vantagem competitiva no mercado, pode ser fundamental para conquistar o tão sonhado primeiro emprego.

Outro ponto positivo dessa modalidade de ensino é que ela faz toda a diferença para aqueles que desejam ingressar no ensino superior. Com ela, o aluno adquire um conhecimento sobre a área de estudo escolhida, antes mesmo de entrar para a faculdade. O estudante tem ainda a oportunidade de se preparar para a rotina de estudos, provas e trabalhos que a universidade exige.

Por fim, os preços de cursos profissionalizantes são bastante acessíveis e correspondem a um ótimo custo-benefício para quem deseja conciliar ensino médio e profissionalizante. Se você deseja se aprimorar, mas não pode arcar com um investimento alto, esse tipo de curso pode ser ideal para o seu momento.

Como ser bem-sucedido nos dois estudos?

Você já sabe como o ensino profissional pode te ajudar a se destacar, porém tem medo de não conseguir conciliar a escola com o novo curso. Se esse for o seu caso, não se preocupe, com organização e planejamento, se dedicar às duas opções pode ser mais fácil do que se imagina.

Para que isso aconteça, no entanto, é preciso considerar uma série de fatores, de modo a aproveitar ao máximo o tempo disponível, sem precisar abandonar os compromissos com a família e os momentos de lazer. Abaixo, confira as dicas que podem te ajudar nesse momento:

Seja dedicado aos seus objetivos

Para obter bons resultados ao conciliar ensino médio e profissionalizante, é necessária uma boa dose de dedicação. Mas, como obter tamanha motivação? Pense, por exemplo, que quanto mais você se esforçar, melhores serão os seus resultados. Além disso, tenha em mente as vantagens e as portas que esse caminho abrirá para você.

O foco e a disciplina que serão implementados nesse momento, podem trazer muitas oportunidades para sua carreira futuramente. Dentre essas oportunidades estão: um bom emprego e as melhores chances de se destacar no mercado. Sendo assim, dê o seu máximo tanto na escola quanto no curso.

Priorize os estudos no início do semestre

Um erro comum entre grande parte dos estudantes é deixar para estudar apenas no final dos semestres, quando o tempo começa a apertar e os resultados positivos são necessários para passar de etapa ou de ano letivo.

Quem se dedica logo de cara aos estudos, geralmente tem menos estresse na hora das provas. Pode até parecer algo clichê, mas nada melhor do que terminar o semestre ou o ano aliviado e pronto para curtir as merecidas férias.

Tanto na escola quanto no curso, certifique-se de iniciar as aulas com o pé direito, prestando atenção nas aulas, revisando o conteúdo em casa e estudando com antecedência para os exames.

Concentre-se nas aulas

Encarar as aulas da escola e depois as do curso profissionalizante certamente é algo puxado. Por isso, uma boa dica é tentar aproveitar ao máximo o tempo em que estiver em sala. Acompanhe com atenção o conteúdo ministrado pelos professores e não deixe de solucionar todas as possíveis dúvidas, pois elas facilitarão os estudos e a revisão das matérias em casa.

Tire um tempo livre

Ainda que reforçar em casa o conteúdo visto em sala seja fundamental, engana-se quem pensa que o bom desempenho em ambos dependerá exclusivamente da quantidade de horas dedicadas aos livros.

A cada 50 minutos de revisão, por exemplo, é normal que o rendimento e a concentração comecem a cair. Sendo assim, as pausas para descanso são fundamentais para o relaxamento, foco e disciplina do estudante.

Além disso, manter uma boa noite de sono é algo que influenciará diretamente o seu rendimento no dia seguinte. Para que isso não atrapalhe seus resultados ou a frequência escolar, evite passar as noites em claro — seja na internet, na televisão ou até mesmo estudando.

Por fim, devido à rotina puxada, pode ser mais difícil ter tempo para estar com a família, com os amigos e fazer as atividades que gosta, como ler e assistir filmes e seriados, por exemplo. Planejar sua rotina para os estudos, mas reservar também uma parte do seu tempo para seu lazer e para aproveitar a companhia de pessoas queridas pode fazer toda a diferença para você.

Agora que você já tem em mãos as melhores dicas para conciliar ensino médio e profissionalizante, não deixe de colocá-las em prática. Assim, suas chances de conseguir um bom emprego, superar os desafios da entrada no mercado de trabalho e decolar em uma carreira de sucesso estarão mais próximas do que você imagina!

Se você gostou desse post e quer continuar por dentro de novidades e conteúdos como esse, curta agora mesmo a nossa página no Facebook!

Share the Post:

Related Posts