6 motivos para investir em um curso profissionalizante

Investir em um curso profissionalizante é muito importante para quem pensa em entrar preparado no mercado de trabalho. Infelizmente, mesmo sabendo das exigências profissionais das empresas hoje em dia, ainda é muito comum encontrarmos estudantes que começaram a trabalhar durante o ensino médio, inseguros sobre investir ou não na própria formação.

Pensando em evitar esse tipo de situação, nós decidimos listar cinco razões para incentivar você a não perder tempo! Comece a se organizar para entrar no mercado de trabalho concorrendo pelas melhores vagas, mesmo tendo concluído o ensino médio há pouco tempo. Confira!

1. Entre mais cedo no mercado

Você já deve ter ouvido o ditado que diz que “tempo é dinheiro”, não é mesmo? Essa expressão traduz muito bem os benefícios de se investir na própria qualificação profissionalizante, já que esse tipo de formação poupa tempo e dinheiro, por ser mais rápida e mais barata do que os cursos de ensino superior de faculdades particulares.

Em outras palavras, cursos profissionalizantes levam vantagem sobre cursos de ensino superior quando pensamos na relação entre tempo e dinheiro, pois os cursos procuram ensinar lições específicas, voltadas às práticas da área escolhida.

Além disso, são cobrados valores mais baratos e acessíveis para quem busca entrar mais cedo no mercado de trabalho, a fim de ter a própria renda e ajudar nas despesas de casa.

2. Tenha opções de escolha entre as qualificações

O mercado de trabalho destaca todos os dias várias áreas que buscam profissionais qualificados e atualizados. Dessa forma, ter a possibilidade de escolher entre tantas opções de cursos profissionalizantes é muito importante, porque garante que você tenha uma formação diferenciada e adequada para as necessidades de mão de obra.

Você pode escolher a área que mais combina com o seu perfil, podendo ir desde a de tecnologia até a área de saúde, por exemplo. Cada uma delas oferece muitas opções de capacitação em atividades específicas e o que é melhor: estas formações são abertas a todos os níveis de escolaridade.

Assim, você terá a oportunidade de montar um currículo que realmente chame a atenção do empregador!

3. Pague mais barato

Um dos pontos que mais chamam a atenção na hora de decidir investir em um curso profissionalizante é o preço, já que essa capacitação profissional sai mais em conta do que os cursos superiores tradicionais — que custam em média 40% a 60% a mais.

A possibilidade de se pagar menos para aprender a prática de determinadas funções, pode ser exatamente aquilo que faltava para que você sinta a motivação necessária e comece a construir uma qualificação excelente.

Não tenha medo de iniciar um curso profissionalizante agora mesmo! Lembre-se de que existem várias opções que podem se encaixar perfeitamente no seu bolso, ou no orçamento da sua família.

4. Capacite-se em pouco tempo

Como estamos dizendo, o tempo é valioso para quem precisa de um emprego. Muitas vezes, os estudantes são forçados pela necessidade e começam a trabalhar ainda no ensino médio.

E, se você se identifica com esse tipo de problema, aqui vai uma boa notícia: será por pouco tempo! A economia de tempo durante a formação profissional pode ser a chave que abre as portas de oportunidades valiosas.

Já deu para perceber que a rapidez que os cursos de capacitação oferecem para se formar é um ponto que chama a atenção na corrida pela preparação para o mercado de trabalho, não é mesmo? Quanto menos tempo dura um curso, mais tempo você tem para investir em outras formações!

5. Prepare-se para o que o mercado pede

O mercado de trabalho atravessa um momento em que faltam profissionais preparados para atuar em funções específicas. De acordo com um importante estudo mundial, o Brasil enfrenta dificuldades em contratar profissionais com a qualificação correta para cargos como: planejador de demanda.

Essa situação só fortalece a importância de se investir em cursos profissionalizantes que sejam capazes de atender aquilo que o mercado pede. Dessa forma, prestar atenção nas necessidades de mão de obra pode ser o começo de uma jornada de sucesso profissional.

Portanto, não fique parada! Pesquise as áreas que estão em carência e busque a qualificação certa para seu perfil profissional.

6. Destaque-se: faça um curso profissionalizante

A busca por cursos profissionalizantes cresce a cada dia, já que um dos principais benefícios que esse tipo de formação oferece ao estudante é a possibilidade de trabalhar e estudar ao mesmo tempo ou, para quem ainda não trabalha, a preparação necessária para facilitar a entrada no mercado de trabalho.

Tenha em mente que um curso de capacitação pode ser feito durante o ensino médio, de uma maneira que não atrapalhe nem os estudos, nem a relação com os amigos e nem mesmo a busca por emprego. Pelo contrário, esse tipo de formação só tem a somar ao seu currículo e aumentar o seu círculo de amizades.

Considere que formar um profissional em menos tempo, por preços mais acessíveis e com conhecimentos mais práticos, é justamente o que o jovem precisa para aproveitar do momento de crise de mão de obra qualificada e se destacar no mercado!

Por isso, investir em uma opção de curso profissionalizante pode ser a melhor saída para você que está buscando pela oportunidade de concluir o ensino médio e começar a trabalhar para ajudar em casa, garantir o próprio sustento e se preparar tanto para o mercado de trabalho, quanto para o nível superior de ensino.

Se você terminou de ler esse artigo e ainda está em dúvida sobre investir ou não na sua formação profissional, que tal ler e conhecer mais 7 boas vantagens de cursos profissionalizantes para achar a motivação que precisa e tomar essa decisão importante?

Mas se você já se convenceu da importância do investimento em um curso profissionalizante, o que acha de entrar em contato conosco para mais informações sobre as nossas ofertas? Aguardamos por você!

Share the Post:

Related Posts