10 dicas para tirar uma selfie perfeita!

Se, no passado, tirar fotografias era uma exclusividade dos fotógrafos, hoje o cenário é bem diferente! Com o surgimento dos celulares com câmeras, a facilidade de tirar uma selfie e postá-la imediatamente nas redes sociais tem intensificado o hábito de registrar momentos — e claro, garantir muitas curtidas \o/

Um grande exemplo disso são os ícones de beleza e moda que surgiram no Instagram e no Pinterest, chamaram a atenção com as suas fotos e se firmaram como influenciadores, ganhando as capas de revistas e estampando propagandas de diversos segmentos. Que chique, não? #top

Pensando nisso, decidimos listar 14 dicas incríveis para que você consiga tirar uma selfie perfeita e ganhar seguidores no universo digital, assim como fizeram esses famosos influenciadores digitais. Bora acompanhar? Partiu!

1. Tenha atenção com a iluminação

A fotografia, como o próprio nome diz, significa escrever com a luz (luz = foto; escrever = grafia). Por isso, se a luz do ambiente não for boa, nem mesmo a melhor câmera salvará a sua foto #help

Portanto, vá para o local que tenha mais claridade dentro do espaço em que você vai fotografar — assim, você evitará que a sua selfie perca a qualidade e fique escura. E, caso você tenha a possibilidade, escolha sempre fotografar na luz do dia, já que os efeitos serão mais naturais.

Ainda nesse sentido, evite fotografar diretamente com o rosto no sol! Afinal, além da probabilidade dos contornos ficarem muito marcados, você ainda corre um grande risco de registrar uma careta. Ou seja, o resultado não será nada legal 🙁

2. Aproveite o ambiente

Diferentemente do que se possa imaginar, não é necessário estar em uma praia ou em um parque para tirar boas fotos, tampouco é preciso alugar um estúdio de fotografias para garantir belos registros.

Usar elementos que estão à sua disposição pode ajudar a compor a decoração e ainda proporcionar ótimas fotos. Objetos de cores claras, por exemplo, vão colaborar na iluminação e melhorar ainda mais a qualidade da fotografia #show

Nesse contexto, a água pode ser uma excelente aliada na hora de tirar uma selfie. Isso porque além de criar um brilho maior na sua pele e cabelos, o efeito molhado é sempre mais atrativo — e cá pra nós, quer um jeito melhor de chamar a atenção do crush? <3

3. Escolha bem o pano de fundo

Um fim de semana em lugares paradisíacos — como em uma cachoeira ou em um campo que tenha muito verde — é a oportunidade perfeita para tirar boas fotos. A paisagem e a iluminação natural que esses lugares proporcionam fazem quase todo o trabalho na hora de tirar selfies, rendendo imagens maravilhosas.

Contudo, é importante ressaltar que de nada adianta estar em um lugar desses e não tomar cuidado com o pano de fundo da sua fotografia. Por isso, aproveite o melhor da paisagem nas suas fotos, ok? 😉

4. Preste atenção à composição da selfie

Uma dica dos profissionais para que a composição da sua foto seja perfeita é preencher dois terços dela com a paisagem, ou seja, com o pano de fundo, e um terço com você ou seus amigos.

Além disso, o enquadramento das fotos é um detalhe importantíssimo, já que ele pode ser determinante pelo sucesso ou fracasso de uma imagem. OMG!

Nesse momento, vale utilizar a opção grade — que muitas vezes aparece com a denominação em inglês: grid — do celular, pois ela divide a tela em quadrantes, permitindo que você posicione o tema principal da foto no ângulo correto. Anotou a dica? 😀

5. Capriche na pose

Para chamar a atenção dos seguidores, o mais importante é demonstrar naturalidade e focar nas características que você quer destacar. Nesse sentido, se você deseja mostrar uma tatuagem nova, apostar em uma foto em que ela seja o destaque é a melhor opção.

Entretanto, caso você ache que está acima do peso e queira parecer mais magra, posicionar a câmera um pouco acima da linha dos olhos e inclinar o rosto levemente para baixo vai ajudar. Essa prática evita que a papada apareça e deixa o nariz e o rosto mais finos #sucesso

6. Inspire-se nos influenciadores digitais

Se você não sabe que postura tomar no momento de posar para uma foto, visitar o Instagram dos influenciadores digitais pode ajudar. Muitos deles ganharam fama justamente por conta das boas fotografias \o/

A Victória Rocha, por exemplo, começou caprichando nas fotos postadas na internet, e hoje acumula quase 450 mil seguidores! Uau! Diante desse resultado, não há dúvida de que pesquisar esses perfis pode dar ótimas ideias na hora de tirar uma selfie, não é mesmo?

7. Tome cuidado para não exagerar na maquiagem

O cuidado ao tirar fotos maquiada deve ser redobrado. A tonalidade da pele vista no espelho pode não ser a mesma da foto. É preciso atentar para não usar o tom errado de base ou corretivo, nem exagerar no uso da técnica do contorno #help

Além disso, é importante prestar atenção ao utilizar o rímel, o delineador e o batom para que você não fique toda borrada. Lembre-se de que várias pessoas terão acesso à sua foto na Internet — e ser reconhecida pela maquiagem mal feita ou coisa parecida não será nada legal.

8. Use o flash somente quando for necessário

É comum utilizar o espelho para registrar o look do dia. Se essa for a sua intenção, é fundamental desativar o flash do aparelho. Do contrário, a luz do flash vai estourar na imagem, estragando a sua foto.

Não se esqueça de que a luz natural é sempre o melhor tipo de luz, já que ela confere o brilho perfeito às fotografias. Portanto, deixe o flash de lado na hora de tirar uma selfie e dê preferência para a iluminação dada pelo nosso reluzente sol.

9. Fique em um dos cantos da foto

Outra dica é ficar em um dos cantos da foto. Pode parecer estranho, mas dessa forma, o seu rosto não é o único foco da imagem e passa a ser um ótimo complemento para a paisagem — assim, você combina dois conteúdos interessantes no retrato 😉

E se você tiver dúvidas sobre o seu posicionamento, basta verificar se o seu olho está estabelecido no último terço da fotografia. Simples, não?

10. Tire a selfie com as duas mãos

Ao tirar uma foto, geralmente, temos duas opções: utilizar apenas uma ou as duas mãos no registro. Se você não tem muita habilidade no processo, então, as duas mãos pode ser a melhor escolha.

Isso porque ao contar com um novo elemento na selfie (seu outro braço), você consegue disfarçar a sua falta de experiência. Além disso, essa conduta proporciona um equilíbrio muito maior a sua câmera. Fica a dica 😉

11. Invista em uma sequência de imagens

Imagine a cena: você se produz toda, se posiciona diante de um cenário incrível e tem uma luz natural mara a seu favor. Aí, você tira uma selfie, não confere o resultado e só percebe que a foto ficou ruim na hora de postar nas redes sociais. Triste, não? 🙁

Para evitar que esse tipo de situação aconteça, tire várias fotos consecutivas. Assim, fica mais fácil encontrar a imagem perfeita.

E para facilitar ainda mais esse processo, que tal contar com a ajuda dos aplicativos? O FastCamera, por exemplo, permite que você tire inúmeras fotografias em questão de segundos! Demais, não?

12. Invista em um celular com câmera de alta resolução

Para tirar fotos ainda melhores, o ideal é ter uma câmera com boa resolução no celular. No mercado, existem ótimas opções de celulares com câmeras que variam de 8 a 41 megapixels e, o melhor de tudo, com valores bem acessíveis.

Por isso, se você tiver a oportunidade de investir no equipamento, priorize um celular que tenha a configuração adequada, já que poderá valer muito mais a pena. E, se você não tem ideia de qual smartphone comprar, confira algumas dicas.

Galaxy J7 Pro

Se você se apega as fotos e morre de dó de apagá-las do celular, o Galaxy J7 Pro é ideal para você. Com 3 GB de memória, ele tem uma excelente capacidade de armazenamento. Além disso, o aparelho é equipado com tela de 5,5” HD, câmera frontal de 13 MP (f/1.9) e câmera traseira de 13 MP (f/1.7). Uau! :O

Sony Xperia XA2 Ultra

Com um sistema dual câmera na parte da frente e uma lente com ângulo aberto, o Sony Xperia permite encaixar todos os seus amigos na hora da selfie. Com tela de 6″ Full HD, câmera frontal dupla de 16 MP (f/2.0) + 8 MP (f/2.4) e câmera traseira de 23 MP (f/2.0), esse aparelho é realmente top.

iPhone 8

Um dos smartphones mais desejados do mercado, o iPhone 8 conta com HDR inteligente que possibilita realizar registros mais rápidos e em maior quantidade. Assim, você consegue contemplar diversos quadros e identificar a melhor combinação de luzes, cores e sombras. Sem dúvidas o resultado será de tirar o fôlego!

13. Utilize aplicativos de fotografia

Após seguir estas dicas, você pode utilizar aplicativos de fotografia para melhorar ainda mais o resultado final das suas imagens. Veja a seguir a seleção de apps que fizemos especialmente para você:

Aviary

O Aviary é um aplicativo multifuncional. Com ele é possível cortar imagens, inserir filtros e molduras, ajustar o brilho, a saturação e o foco.

Insta Bokeh e Bokehful

Esses aplicativos funcionam como uma câmera profissional, pois são capazes de distorcer e desfocar diversos pontos de uma fotografia.

Phonto e Over

Os aplicativos Phonto e Over servem para inserir texto nas fotografias. Eles oferecem enorme quantidade de tipografias e opções de cores.

Touch Retouch

O Touchretouch é o aplicativo ideal para quando há algum elemento na foto que você não quer que apareça. Com ele é possível apagar tudo o que quiser de uma imagem, bastando selecionar os objetos e remover.

Facetune

O Facetune é um aplicativo com vários recursos para retocar fotos. Ele é perfeito para quando surge uma espinha ou quando a luz ambiente não favorece o rosto.

InstaBeauty

O InstaBeauty é um aplicativo de embelezamento de selfies que tem diversas funções interessantes. Entre elas é possível destacar as 12 opções de ajustes para a imagem e os efeitos de embelezamento em vídeos e fotos.

YouCam

O YouCam tem recursos de embelezamento que garantem ao usuário a remoção de rugas, espinhas, olheiras e, até mesmo, a remodelação do formato do rosto.

Lumia Selfie

O Lumia Selfie é um aplicativo exclusivo para Windows Phone. Ele conta com filtros próprios e efeitos de embelezamento.

14. Evite erros clássicos

Na busca da selfie perfeita, é possível cometermos alguns erros que podem comprometer o resultado da imagem.

Entre os mais comuns, podemos destacar: ficar em ambientes escuros, usar filtros de mais (ou de menos) e deixar de explorar os ângulos certos. Portanto, não marque bobeira e não caia em nenhuma dessas ciladas, ok? *o*

Agora, que você já conhece truques infalíveis para tirar uma selfie perfeita, não temos dúvida de que o seu perfil vai bombar nas redes sociais! Por isso, siga todas as nossas dicas e conquiste milhares de seguidores 😉

E aí, curtiu este conteúdo sobre como tirar uma selfie perfeita? Então, continue a visita em nosso blog e confira algumas dicas para tirar fotos incríveis pelo celular #partiu

Share the Post:

Related Posts